Estação Mantiquira

Fórum para postagem de informações, dados e registros sobre o trecho entre as estações de Belford Roxo e Xerém, linha conhecida como Ramal de Xerém.
Informações sobre os sub-ramais após a estação de Xerém podem ser postados neste fórum
Responder
Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Estação Mantiquira

Mensagem por DadoDJ » 31 Mar 2013, 20:33

[Em construção]
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Melekh
Usuário Diamante
Mensagens: 423
Registrado em: 14 Set 2011, 09:00

Re: Estação Mantiquira

Mensagem por Melekh » 10 Set 2013, 17:19

Companheiros


Coloco aqui a foto da estação de Mantiquira, dela saia o entroncamento para Galrão e Xerem.
Lembrando que Xerem, também era entroncamento para Registro e João Pinto, vide foto e mapa:

Mapa da EFRD - Variante Nova


Imagem


Estação Mantiquira




Imagem


Abraços

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação Mantiquira

Mensagem por DadoDJ » 10 Set 2013, 23:14

Melekh, satisfação em vê-lo por aqui novamente !
Me diga uma coisa: essa imagem eu já tinha visto antes ... realmente uma excelente imagem, parece que tem uma estaçãozinha ao fundo, à esquerda da linha. Mas será que é mesmo Mantiquira ?
o0
Apesar de na legenda estar indicado que as autoridades estariam voltando das represas de Mantiquira, a foto pode ter sido feita em qualquer trecho da ferrovia.
Além disso, aquele morro lá atrás é muito familiar ... de novo seria o Morro do Juramento ?
Apesar de não ter as elevações da Serra da Misericórdia em volta ...
Outra formação montanhosa que me lembrei agora, e que se assemelha à da foto, é a Serra da Madureira, entre Nova Iguaçu e Campo Grande. Mas para ser lá, o ângulo em que se encontra a linha teria que ser muito bem investigado.
Não saberia dizer que estação seria essa, se não for mesmo Mantiquira. Mas acho que é um caso a se estudar.
okk
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação Mantiquira

Mensagem por DadoDJ » 10 Set 2013, 23:19

Peraí ... essa imagem não mostra o mesmo local da foto abaixo, em que tínhamos dúvidas se era Engenho do Matto ou uma estação na Baixada Fluminense ?

Imagem

Vejam o estilo da estação !
Vejam a valeta do lado direito da imagem, já recebendo canos !
Vejam a elevação ao fundo !

A diferença são as casas em volta. Isso que seria estranho, pois na foto mais recente (1928) há menos casas do que na foto mais antiga ...
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
brunno
Usuário Ouro
Mensagens: 199
Registrado em: 14 Set 2011, 14:09
Localização: São Gonçalo
Contato:

Re: Estação Mantiquira

Mensagem por brunno » 11 Set 2015, 15:41

Vi essas imagens em um Leilão. Pela descrição parece ser entre Matiquira e Xerém.

Imagem

Imagem
O Brasil tem que voltar aos trilhos e só assim marcharemos rumo a um futuro digno.

tche
Usuário Diamante
Mensagens: 282
Registrado em: 27 Abr 2012, 09:28

Re: Estação Mantiquira

Mensagem por tche » 11 Set 2015, 18:18

Olá pessoal, tenho minhas dúvidas, mas a primeira foto de 1911 não é em Mantiquira por um simples fato: a região era selvagem, uma "selva", e obviamente não existiam habitações bem construídas de alvenaria e principalmente não havia luz elétrica, que por sinal só chegou naquela região nos anos 50/60, e na foto é possível observar postes junto à casas. Quanto à segunda foto, pode ser mesmo no trecho de reta entre Engenho da Rainha e Vicente de Carvalho...

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação Mantiquira

Mensagem por Adenilson » 25 Set 2015, 10:16

Impressionante essas imagens um pouco embaçadas, dando realmente um ar meio saudosista e de total desolamento pelo qual passava a ferrovia.

Sobre a comparação das fotos, realmente parece o cenário da foto que eu tinha publicado, mas com a incoerência de em uma época mais antiga, ter mais casas.
Se não me engano a foto que publiquei foi de 1919 ou 1929.

O Dado chegou a cogitar a possibilidade da foto ter sido publicada espelhada, mas com a foto de 1911, seria muita coincidência, ambas estarem erradas.

O que pode ser é uma semelhança de estações em um trecho da ferrovia, sendo uma em região muito mais ocupada e outra não.

Pensando pelo lado de ser o juramento, a estação provável seria Engenho do Mato. Pelos descritivos era uma estação de madeira.
Pela aerofotogrametria, a estação era do lado direito da ferrovia no sentido Vicente de Carvalho, ao contrário da foto acima. okk

Responder

Voltar para “Ramal de Xerém e Sub-ramais”