E.F. Rio Douro -- E.F.C.B. Ramal de Xerém

Fórum para postagem de informações, dados e registros sobre o trecho entre as estações de Belford Roxo e Xerém, linha conhecida como Ramal de Xerém.
Informações sobre os sub-ramais após a estação de Xerém podem ser postados neste fórum
Melekh
Usuário Diamante
Mensagens: 423
Registrado em: 14 Set 2011, 09:00

E.F. Rio Douro -- E.F.C.B. Ramal de Xerém

Mensagem por Melekh » 27 Set 2011, 11:41

Saudações Ferroviaristas



E. F. Rio de Ouro -- E. F. C.B. [Ramal de Xerém]

RAMAL DE XERÉM: O ramal de Xerém foi aberto provavelmente já em 1883, com a linha principal da E. F. Rio D'Ouro. Saía da estação de Belford Roxo e seguia até a localidade de Xerém. Passou a transportar passageiros e fechou sua linha em maio de 1969, quando correu o último trem de passageiros.


Croqui:

Imagem



Brejo : Km 27.699 – 13 m – 15/01/1883

O engenheiro Paulo de Frontin tinha um grande amigo e colaborador, um outro engenheiro maranhense que muito trabalhou a serviço dessas obras de abastecimento de água para o Rio de Janeiro, que se chamava Teixeira Belfort Roxo (com "t" mesmo!), e um ano depois veio a falecer. O Brejo, uma pequena vila depois de se chamar de Ipueras, Calhamaço Brejo, passa a chamar-se Belford Roxo, em homenagem a esse ilustre engenheiro, Raimundo Teixeira Belfort Roxo.

Imagem


Aurora: Km 28.632 – 19m – 22/9/1911

Imagem

Imagem

Leito da Ferrovia.

Imagem

Ponte entre a Estação Aurora e Estação Babi

Imagem

Babi: Km 34.440 – 3m - 22-9-1911


Imagem


Cruzamento Rio D'Ouro x Japeri - São Bento

Imagem

Quilômetro 37: Km 36.560 – 3m – 23/6/1947


Encontro entre o trecho Japeri -- São Bento e Xerem -- Caju E F Rio D'Ouro


Imagem


Imagem


Ponte do Iguaçu: Km 38.127 – 3m – 22/9/1911
[Provavel Local?]


Imagem

Resquicios.

Imagem


Imagem

Ponte ao lado do Antigo Leito - a ponte original não existe mais.

Imagem


Imagem


Imagem


Quilômetro 43: Km 42.800 – 7m – 22/9/1911


Trecho da antiga ferrovia perto da Antiga Estação Km 43 – altitude 07 metros.

Imagem


Lamarão: Km 47.900 – 12m – 22/9/1911

Antiga Ponte entre a Estação de João Pinto e Lamarão.


Imagem


Imagem


Mantiquira: Km 52.668 – 19m – 22/9/1911



Coloco aqui a foto da estação de Mantiquira, dela saia o entroncamento para Galrão e Xerem.
Lembrando que Xerem, também era entroncamento para Registro e João Pinto, vide foto e mapa:

Mapa da EFRD - Variante Nova


Imagem


Estação Mantiquira




Imagem



Imagem


Imagem


Imagem


Estação Piedade



Xerém: Km 54.997 – 25m – 22/9/1911


Imagem


Leito da Ferrovia.

Imagem


Estação João Pinto


Imagem


Esta estação é ponta de linha, ligando a Represa em Xerem.



Abraços a todos.

Melekh
Usuário Diamante
Mensagens: 423
Registrado em: 14 Set 2011, 09:00

Re: E.F. Rio Douro -- E.F.C.B. Ramal de Xerém

Mensagem por Melekh » 01 Mar 2012, 14:00

Pessoal.


Fotos retiradas de "O Malho"


Mantiquira - João Pinto


Imagem


Leito da Linha


Imagem


Imagem


Separação da Linhas após João Pinto (Mantiquira), seguindo uma para Xerem e a outra para Galrão


Imagem


Documentos do Ramal.

Imagem

Imagem


Breve mais fotos.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F. Rio Douro -- E.F.C.B. Ramal de Xerém

Mensagem por DadoDJ » 01 Mar 2012, 19:42

Caramba, Melekh !
Show !
Como diziam nos meus tempos de juventude: "Demorou mas abalou !"
:D
Você tava meio sumido, mas agora veio com tudo !
Parabéns por mais essa bela postagem !
app
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F. Rio Douro -- E.F.C.B. Ramal de Xerém

Mensagem por Adenilson » 02 Mar 2012, 09:32

Vendo as fotos, me deu vontade de pontualmente ter nascido uns 15 anos antes e fazer o trecho, mesmo não conhecendo muito bem a região.
Foi uma pena a Rio D'ouro ter sucumbido. Sem dúvida era a melhor ferrovia em termos dos visuais aprazíveis que acompanhavam as viagens.
Pena o trecho de Xerém ter ficado isolado depois que os trens da outrora Guanabara tinham encerrado as atividades.
Não poderiam ir mesmo muito longe!

Parabéns pelas fotos, Melekh.

J U L I O
Usuário ativo
Mensagens: 15
Registrado em: 07 Mar 2012, 12:11

Re: E.F. Rio Douro -- E.F.C.B. Ramal de Xerém

Mensagem por J U L I O » 12 Mar 2012, 00:20

Peraí!

Como assim AURORA ficava na área rural do ramal?Eu discutia isso com o Dado,observando a quilometragem dela,que fica a menos de 1km de Belford Roxo,ainda numa região bem urbanizada! <|-|>

Outro ponto conflitante é Aurora ser chamada de NOVA Aurora!Este bairro fica bem distante da quilometragem de Aurora,uma a cerca de 4km da outra! :ttn:

Eu já andei a pé o trecho BR-Aurora-Nova Aurora-Recantus(Babi),depois andei entre Babi e Ponte do Iguaçu. Um tempo antes fomos eu e o Dado de carro entre PI E Xerém. Recentemente eu refiz este último caminho,só que até a praça de Mantiquira(estação João Pinto).Mas um pequenino trecho antes do bairro Nova Aurora u não conheço bem e antes de Babi há uma bifurcação na estrada,que me deixou em dúvida.

Gostei muito das inéditas fotos de uma antiga ponte ferroviária,mas COM TRILHOS!Raríssimo!Onde é?Seria no bairro Capivari,um vilarejo no meio do nada,entre PI e João Pinto? app

Vi neste local uma placa indicando um "museu do trem",e quase fui lá na hora,mas achei melhor marcar com o pessoal para ir e esclarecermos muita coisa desse ramal. O perfil do dono do museu,no Facebook,Jorge de Xerém,diz que ele tem quase 60 anos!Ele conviveu com o ramal! :Y:

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F. Rio Douro -- E.F.C.B. Ramal de Xerém

Mensagem por DadoDJ » 12 Mar 2012, 21:42

Os trilhos parcialmente encobertos ficam em Capivari mesmo, Julio.
Me lembro que este trecho pra mim foi uma grande incógnita por um bom tempo: eu fazia o traçado da ferrovia no Google Earth seguindo direto por onde hoje é a estrada que liga Amapá a Xerém. Mas a quilometragem nunca batia ! Aí eu percebi que um corte no morro parecia recente e moderno para a época da ferrovia por ali, e a altitude também variava rapidamente quando a estrada passava por este corte. Então eu decidi traçar a linha por fora, antes de chegar a este corte, e percebi que a estação Km43 ficava bem próximo desse "caminho alternativo", e de repente ainda há vestígios no local. Ao traçar a linha por dentro do bairro Capivari percebi que uma das ruas foi percorrida pelo carro do Google. Então quando botei o "bonequinho do Google Earth" na rua, vi a ponte com os trilhos !
Aí tive a certeza do caminho que a linha percorria ... e a quilometragem passou a concordar fielmente com o traçado feito ...
okk

Obs.: temos que formar um grupo para entrevistar essass pessoas, o Jorge de Xerém, o sr.Ranulfo, o Hugo Salomão (lembra-se Melekh ? Eu ía combinar uma ida a sua residência e não toquei mais no assunto ...), tem uma sra. moradora de Xerém também, esqueci o nome dela ... enfim, muitas testemuhas que nos darão muitas informações, histórias e experiências de vida, com certeza ! ! !
;)
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

J U L I O
Usuário ativo
Mensagens: 15
Registrado em: 07 Mar 2012, 12:11

Re: E.F. Rio Douro -- E.F.C.B. Ramal de Xerém

Mensagem por J U L I O » 13 Mar 2012, 11:08

Então a Km43 é em Capivari?
Provavelmente tem esse nome por que na época de sua inauguração não existia o bairro,não tinha nada!Aquela região ainda é meio deserta.

Passei pelo bairro de ônibus,um micro da Santo Antônio.Quando entrou,passou ao lado de uma ponte estreita sobre um rio.Mas não vi trilhos. Depois,para sair,passou ao lado dela,ou de outra e vi ao lado de um campinho uma via,sem trilhos,que dá a entender que era a linha.

Temos ainda que ver os sub-ramais do Galrão e outro em Xerém.Acho que só de carro mesmo,mas existem umas linhas municipais locais da União.

J U L I O
Usuário ativo
Mensagens: 15
Registrado em: 07 Mar 2012, 12:11

Re: E.F. Rio Douro -- E.F.C.B. Ramal de Xerém

Mensagem por J U L I O » 06 Abr 2012, 17:53

E aí?Vamos marcar um dia no museu do trem de Xerém e conversar com o Jorge de Xerém?

J U L I O
Usuário ativo
Mensagens: 15
Registrado em: 07 Mar 2012, 12:11

Re: E.F. Rio Douro -- E.F.C.B. Ramal de Xerém

Mensagem por J U L I O » 08 Abr 2012, 20:52

De todos os ramais da Rio D'Ouro que nós pesquisamos(já que a imprensa não nos informa)vejo que o mais difícil é o de Xerém. Nós,ferroviaristas,no meio de trechos desérticos,conseguimos enxergar um mínimo de vestígio de um trecho que acabou há pouco mais de 40 anos.

Minha proposta é dar uma contribuição e colocarmos marcos em diversps trechos do ramal,para dar um mínimo de dignidade à história de nossas ferrovias e dar um mínimo de conscientização ao nosso povo alienado. ==:(

Começando com a estação de Belford Roxo,indicando quilometragem e características básicas de cada estação/parada e da ferrovia,traçando a rota,indicando também pontes,como aquela no Piam,sobre o rio Saião.

Bruno R Araujo
Usuário Bronze
Mensagens: 41
Registrado em: 20 Set 2011, 20:49

Re: E.F. Rio Douro -- E.F.C.B. Ramal de Xerém

Mensagem por Bruno R Araujo » 09 Abr 2012, 07:59

Um dado a acrescentar, não sei se já foi comentado, mas a ponte que existia em Xérem foi desmontada alguns anos e era o vestígio mais forte da Rio D'Ouro

Responder

Voltar para “Ramal de Xerém e Sub-ramais”