Estação Del Castilho

Fórum para postagem de informações, dados e registros sobre o trecho entre a estação Vicente de Carvalho e Belford Roxo
Responder
tche
Usuário Diamante
Mensagens: 282
Registrado em: 27 Abr 2012, 09:28

Estação Del Castilho

Mensagem por tche » 12 Jun 2013, 12:42

A antiga estação de Del Castilho, embora demolida, é a que possui mais elementos para que seja feita uma reconstituição daquele trecho, pois ela ficava mais ou menos onde se situa a estação do Metrô. Apesar de algumas fotos já publicadas neste fórum não custa lembrar que, a Automóvel Clube era em regime de mão dupla no trecho em frente ao Nova América. O local da segunda pista ali existente era área do pátio da estação, sendo que ali o solo foi "levantado" para a construção da estação do Metrô, onde se erguia o prédio da antiga estação, e na pista de veículos que vem de inhaúma era leito ferroviário, que era separado da linha auxiliar por um muro, limite este que persiste até hoje. Mais adiante, próximo a um valão, hoje entroncamento da linha amarela, a linha férrea cruzava a automóvel clube antes do cemitério de Inhaúma. Hoje este trecho da referida avenida´tem mão de descida em direção à Del Castilho. Acho que o Adenílsom possui o fotograma da região em 1975 e pode confirmar o que afirmo.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação Del Castilho

Mensagem por DadoDJ » 12 Jun 2013, 14:24

Informações importantíssimas, tche !
Show !
app
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação Del Castilho

Mensagem por Adenilson » 13 Jun 2013, 17:16

Tchê,
Segue abaixo o link a aerofotogrametria de 1975, mas vale lembrar que nesse ano, muita coisa já tinha sido modificada na Automóvel Clube.
Sobre a parte que vc se referiu no comentário, eu acabei cortando parte da foto, pois o objetivo era mostar que a estação, marcada com círculo amarelo, ainda existia em 1975.
Se você você precisar de uma parte adicional da região, posso verificar se a foto original contamplava tal parte.okk

http://www.trilhosdorio.com.br/forum/do ... php?id=925" onclick="window.open(this.href);return false;




tche escreveu:A antiga estação de Del Castilho, embora demolida, é a que possui mais elementos para que seja feita uma reconstituição daquele trecho, pois ela ficava mais ou menos onde se situa a estação do Metrô. Apesar de algumas fotos já publicadas neste fórum não custa lembrar que, a Automóvel Clube era em regime de mão dupla no trecho em frente ao Nova América. O local da segunda pista ali existente era área do pátio da estação, sendo que ali o solo foi "levantado" para a construção da estação do Metrô, onde se erguia o prédio da antiga estação, e na pista de veículos que vem de inhaúma era leito ferroviário, que era separado da linha auxiliar por um muro, limite este que persiste até hoje. Mais adiante, próximo a um valão, hoje entroncamento da linha amarela, a linha férrea cruzava a automóvel clube antes do cemitério de Inhaúma. Hoje este trecho da referida avenida´tem mão de descida em direção à Del Castilho. Acho que o Adenílsom possui o fotograma da região em 1975 e pode confirmar o que afirmo.

tche
Usuário Diamante
Mensagens: 282
Registrado em: 27 Abr 2012, 09:28

Re: Estação Del Castilho

Mensagem por tche » 14 Jun 2013, 10:33

Olá pessoal. Adenílson, a foto aérea confirma em parte o que eu havia postado, tendo em vista que posterior à primeira reurbanização da Automóvel club. Nota-se bem que a pista de veículos que vem de inhaúma foi construída sobre o pátio da ferrovia, visto que ela fica colada ao prédio da estação. Até 1974 somente a pista que fica colada ao Nova América existia, e funcionava em regime de mão dupla. No trecho que não aparece na foto, a pista de veículos que vem de Inhaúma logo após passar pelo cemitério cruza o antigo leito na altura do valão que ali existia, ficando a antiga ferrovia do lado direito de que se dirige a Del Castilho pela nova pista. A diferença entre o traçado antigo e o que aparece no fotograma, é que até 1974, toda a automóvel clube funcionava em mão dupla no que hoje em dia é a mão de descida para Del castilho.

tche
Usuário Diamante
Mensagens: 282
Registrado em: 27 Abr 2012, 09:28

Re: Estação Del Castilho

Mensagem por tche » 21 Jun 2013, 16:16

Olá Adenilson, você postou o aerofotograma de Del Castilho do ano de 1975, bem como já havia postado o de Inhaúma da mesma data, onde aparece a estação, mas em nenhum desses aparece o antigo valão, entre Inhaúma e Del Castilho, onde a Rio D´Ouro passava a ficar à esquerda da Automóvel Club. Te pergunto se você poderia postar esse trecho citado neste fórum. Se puder, te agradeço.

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação Del Castilho

Mensagem por Adenilson » 24 Jun 2013, 08:33

Tchê.
Vou procurar no DVD que tenho das fotos e verificar se existe a cobertura de tal trecho. De qualquer forma, eu me lembro que a posição da estação de Del Castilho não estava bem localizada, ou seja, tinha partes cortadas, tanto na foto aérea de 1975, quanto em 1928.
Me dá só um tempinho para verificar isso.

De qualquer forma, eu me lembro bem do traçado da Automóvel Clube ali que vi em algum mapa. Ela avançava do lado direito da linha, sentido Inhaúma, como você disse e aproximadamente onde é hoje a alça de acesso para os fundos do Nova América, a pista fazia uma sinuosidade cruzando com a via férrea passando a estar somente do lado esquerdo.

Voltando ao que vc disse sobre a urbanização da Automóvel Clube, algo me chamou a atenção.
Você disse que em 1974, houve essa mudança urbanística na avenida e a aerofotogrametria de 1975 mostra o prédio original da estação de Inhaúma, ativo até os anos 30, ainda de pé e a estação mais nova totalmente demolida com a avenida duplicada em seu lugar.

Te indago então se a estação mais moderna de Inhaúma não teria sido demolida em 1974 para a duplicação da pista da Automóvel Clube.

tche
Usuário Diamante
Mensagens: 282
Registrado em: 27 Abr 2012, 09:28

Re: Estação Del Castilho

Mensagem por tche » 24 Jun 2013, 11:47

Adenílson, a duplicação da Automóvel Club ocorrida em 1974 não atingiu a parte original em Inhaúma, embora a plataforma tenha sido arrasada. O pátio de Del Castilho foi arrasado para a abertura da segunda pista da referida avenida na altura do Nova América, restando o prédio da antiga estação como aparece no fotograma, sendo essa pista vinda de inhaúma. A pista de subida aberta também nessa época e que é utilizada hoje em dia, aproveita a pista antiga que era em mão dupla atá a altura do antiga valão, passando pela Padre Januário, Engenho da Rainha, V. de Carvalho, etc..., e deixava a descoberto o antigo leito da ferrovia que acabou ficando entre a pista nova e a antiga. A passagem de nível da Padre Januário, embora sem trilhos, ainda existia, mas não mais a estação e a plataforma. Ao contrário do que se acredita, a estação e a plataforma de Inhaúma foram demolidas por ocasião da duplicação da Automóvel Club em 1973/74, e não devido às obras da linha 2 do Metrô em 1979/81.

tche
Usuário Diamante
Mensagens: 282
Registrado em: 27 Abr 2012, 09:28

Re: Estação Del Castilho

Mensagem por tche » 24 Jun 2013, 11:54

Se colocar a foto em uma lente de aumento, verá que o espaço junto à árvore que você assinalou com uma seta vermelha, verá que é um espaço vazio, escurecido, mas não o prédio da estação. Observe também a proporcionalidade dos carros na foto e verá que tenho razão.

tche
Usuário Diamante
Mensagens: 282
Registrado em: 27 Abr 2012, 09:28

Re: Estação Del Castilho

Mensagem por tche » 27 Ago 2019, 14:40

Aqui está a estação Del Castilho em 1963.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Responder

Voltar para “Linha tronco: Trecho Vicente de Carvalho - Belford Roxo”