Estação Irajá

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Adenilson
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Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por Adenilson » 20 Abr 2012, 00:31

ESTAÇÃO IRAJÁ

A estação de Irajá teria sido inaugurada em 1883, mas o prédio de alvenaria foi erguido apenas nos anos 30. Eu chutaria um pouco antes, mas não muito.

Seguem abaixo uma série de fotos da estação de Irajá ao longo do tempo, juntando fotos minhas, inclusive a inédita do Arquivo Nacional com fotos do Melekh e outras que extraí da Internet como acervo pessoal.

Obs: As fotos tem tamanhos muito variados.

Procurei colocar em ordem cronológica.

1) Foto postada pelo Melekh como sendo de 1924. Não acredito que seja tão antiga. Quem sabe alguns anos depois, talvez anos 30. :-
O ângulo mostra a Automóvel Clube (sentido Irajá) antes da Monsenhor Félix. Mais ao fundo, a estação. Reparem a cobertua depois do prédio de alvenaria.
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2) Outra foto postada pelo Melekh, mais ou menos na mesma época, mostrando a Monsenhor Félix, no sentido Madureira e a estação ao fundo.
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3)Abaixo, a foto que resgatei do Arquivo Nacional, possivelmente entre os anos 30 e 40. Podemos ver pessoas comprando bilhetes para entrar na estação (que saudade de um tempo que não vivi!) 8))
Reparem como a Automóvel Clube era estreita. Podemos ver com mais detalhes, a cobertura pequena; pelo que parece; depois do prédio e a existência de grades ao longo da estação.
Outro destaque é que a projeção da marquise do lado direito é mais longa que do lado esquerdo para proteger da chuva eou sol, as pessoas na estreita calçada.
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4)Abaixo uma colaboração minha para o site estações ferroviárias, mostrando aproximadamente o mesmo ângulo da foto 2, porém com uma composição ferroviária saindo de Irajá e indo em direção a Vicente de Carvalho passando no cruzamento da Automóvel Clube com Monsenhor Félix.
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5)Essa foto é outra do Melekh do ano de 1962 mostrando um bonde atressando a linha férrea próxima a estação de Irajá.
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6) Foto extraída do livro do Hélio Suevo e postada por mim no site Estações Ferroviárias. A estação ainda estava ativa, mas talvez vivendo seus últimos momentos.
Anos 60 e o pessoal está consertando a sinaleira.
Obs: Alguns ônibus ao fundo não me parecem tão antigos. Se forem dos anos 70, a estação já estava desativada.
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7) A foto principal do site Estações Ferroviárias nos anos 70 com a estação abandonada e com direito a um panfleto de um show da banda Painel de Controle :HH:
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8) Abaixo 2 fotos que tirei de carro no ano passado no local exato da estação de trem.
O que está escrito no site estações ferroviárias que as estações do metrô estão no mesmo lugar das que estavam as de trem é um mito. As mais fiéis nesse aspecto e respeitando a diferença do comprimento das plataformas são: E.Rainha, V.Carvalho e Acari.

A estação de Irajá inclusive ficava do lado oposto da Monsenhor Félix. Vejam.

A linha férrea era onde é a calçada e a estação onde é a parte duplicada da outrora Automóvel Clube.
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Agora mais de perto!
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Editado pela última vez por Adenilson em 20 Abr 2012, 10:11, em um total de 1 vez.

Adenilson
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Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por Adenilson » 20 Abr 2012, 00:51

ESTAÇÃO COLLEGIO

A estação Colégio, originalmente escrita com 2 "L's" mesmo está na mesma situação da de Irajá. Inauguração em 1883, mas prédio de alvenaria inaugurado em 1930.

1) Abaixo a foto que todos conhecem extraída do site da CBTU. Reparem a escada. O fotógrafo está de costas para Irajá.
Bem ao fundo e lá dentro da estação parece haver um quiosque ou uma cobertura pequena.
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2) Mais abaixo, segue a foto da estação que resgatei no Arquivo Nacional, mas cadê as escadas?
Vocês não veem, pois tudo indica que essa é a parte já sobre a plataforma. Vejam que a Automóvel Clube parece estar do lado direito.
A estação de Colégio era um belo prédio com faces iguais pelo menos em 3 lados; pois vi outras fotos no AN; e com arcos, com uma arquitetura semelhante a da estação de Cava.
A foto poderia ter sido tirada entre a tal cobertura pequena e o prédio, ou talvez a tal cobertura já tivesse sido demolida. Parece que há um portão fechando o prédio, mas por quê, se o mesmo é aberto de todos os lados? :ttn:
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Editado pela última vez por Adenilson em 20 Abr 2012, 01:08, em um total de 1 vez.

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Estação Irajá

Mensagem por admin » 30 Dez 2012, 18:54

Tópico reservado para postagem de dados, matérias, notícias, informações, registros ou imagens sobre a estação Irajá

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Re: Estação Irajá

Mensagem por HUGO CARAMURU » 19 Ago 2013, 20:50

Pessoal, há uns tempos vi um comentário - ou li - que a estação de Irajá ficava antes da travessia da linha de bonde de quem vai pra direção Pavuna. Parece que realmente assim foi, pelo menos, parece ser nesta foto.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

HUGO CARAMURU
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Re: Estação Irajá

Mensagem por HUGO CARAMURU » 19 Ago 2013, 20:52

Enviando só a foto da estação:
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Adenilson
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Re: Estação Irajá

Mensagem por Adenilson » 19 Ago 2013, 22:23

Hugo.
Fui eu quem fiz o comentário sobre a parada do Irajá ser antes da Monsenhor Félix (sentido subúrbio), diferentemente da estação de alvenaria.
Esse comentário foi baseado na planta de 1917 que mostra uma chave e 2 linhas, exatamente como está na foto.
Aliás, o que vejo é um montinho de terra compactada sem cobertura entre os 2 trilhos. É o que era a parada do Irajá antes dos anos 30.
Veja no conjunto de fotos no início desse tópico, uma foto como sendo de 1924, mas deve ser 1930, pois a estação de alvenaria já estava pronta e marcada com um círculo vermelho, depois da Monsenhor Félix.
Em primeiro plano vemos na rua, o resquício da pseudo plataforma sendo uma mancha mais escura na Automóvel Clube antes da Monsenhor Félix e ao lado resquícios da segunda linha, erradicada.
Com a construção da estação de alvenaria, Irajá se tornou servida com linha exclusivamente singela, ou seja, sem chave.
Parabéns pelo registro.

Você se lembra quando vc postou uma foto do trem parado na parada do Irajá e achou que a estação era um conjunto de casas atrás?
Pois é. Na época, eu especulei que seriam casas diferentes e comuns atrás da composição.
A foto mostra isso, mas na foto que vc postou na época também poderia ser as casas do outro lado.

Outra coisa a acrescentar é que a parada do Colégio também era antes da estação de alvenaria de trem, sendo onde é a estação de metrô, o mesmo acontecendo com Irajá.

Moral da história: As paradas de Irajá e Colégio eram próximas de onde hoje ficam as estações homônimas de metrô, respeitado o alargamento da rua, mas as estações de alvenaria da Rio D'ouro, no caso dessas duas, ficavam de 50 a 100 metros depois.
HUGO CARAMURU escreveu:Pessoal, há uns tempos vi um comentário - ou li - que a estação de Irajá ficava antes da travessia da linha de bonde de quem vai pra direção Pavuna. Parece que realmente assim foi, pelo menos, parece ser nesta foto.

HUGO CARAMURU
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Re: Estação Irajá

Mensagem por HUGO CARAMURU » 20 Ago 2013, 09:25

Realmente, e dá pra ver na foto maior escrito "Irajá".... só não sei se é real ou se o fotografo escreveu no negativo. Aliás, esqueci de pôr a fonte: "O Globo" 12 de abril de 1928
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Adenilson
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Re: Estação Irajá

Mensagem por Adenilson » 20 Ago 2013, 23:15

Muito interessante Hugo. Eu não tinha visto o dístico.
Parece que Irajá tinha uma discreta plataforma entre as 2 linhas, mas tão baixa e sem alvenaria como material, que não era considerada como tal na planta.
Vejam o detalhe, pois não parecia nem ter 30 cm.
Dava até para fazer aula de step :lol:

De qualquer forma, o prédio que seria da estação era uma casa comum na lateral da via pública e deveria servir de despacho de bagagem e etc:

Não duvido que outras paradas da Rio D'ouro tivessem o mesmo estilo como Colégio (antes de 1930), Rua Bella e etc.

Adenilson
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Re: Estação Irajá

Mensagem por Adenilson » 26 Out 2015, 14:16

Prezados Foristas.

Segue o aspecto da Parada do Irajá em 1928, exatamente o ano das postagens acima.

Nessa época, não havia uma estação e sim um prédio que servia de agência e que era uma casa comum da via pública, sendo a frente desta casa, perpendicular a via férrea. Havia uma chave de desvio e a linha singela se tornava dupla para a espera e cruzamento de trens.

Assim ficava ao cruzar com a futura Monsenhor Fáliz e após esta no sentido Collégio, voltava a ser singela.
Tudo indica que a pseudo plataforma era um tapume de madeira sobre terra compactada.

A parada do Irajá ironicamente era onde é hoje a estação do metrô. A estação de alvenaria seria construída em 1930, mas já do outro lado da Monsenhor Félix.

A linha dupla na estação foi erradicada , se tornando singela.

A seta lilás representa o prédio da estação. Repare discretamente, o alargamento da via naquele ponto.
A seta amarela representa o futuro local da estação de alvenaria de Irajá e a seta cinza, o ramal da pedreira.
Irajá 1928.jpg
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Adenilson
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Re: Estação Irajá

Mensagem por Adenilson » 30 Jun 2019, 11:40

Como eu havia prometido, consegui fotos da estação de Irajá, já desativada, tiradas de cima da plataforma, no sentido inverso ao qual estamos acostumados a vê-la. Sinta-se um passageiro na estação de Irajá. Reparem como a plataforma é estreita. A parada do Irajá era do outro lado da Monsenhor Félix, no sentido Vicente de Carvalho, onde é a estação do metrô e havia 2 linhas, uma de cada lado do montinho de terra elevada, que não dá para chamar de plataforma. Em resumo, guardadas as mudanças de alargamento da outrora Avenida Automóvel Clube, a parada era onde é hoje a estação de metrõ, mas a estação de alvenaria que segue abaixo era depois da Monsenhor Félix, no sentido Colégio e apenas com uma linha ao lado

As fotos estão em baixa resolução e ao aumenta-las a nitidez se foi, mas parece que alguém manteve a bilheteria da estação funcionando como bar, tipo uma birosquinha e vemos pessoas andando pela plataforma. Pela altura das pessoas no ponto, vemos a altura da plataforma, mas parece que esse desnível era menor do lado onde passava a linha, pois os trens da Rio D'ouro, ainda de madeira, eram baixos.
Irajá-30.09.71.jpg
Irajá2.30.09.71.jpg
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