Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Fórum para postagem de informações, dados e registros sobre o trecho entre a estação Francisco Sá e Engenho do Matto (a segunda estação), na linha que funcionou entre o ano de 1922 e o início da década de 1970
Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por Adenilson » 17 Abr 2012, 23:09

Tópico reservado para postagem de dados, matérias, notícias, informações, registros ou imagens sobre a Estação Engenho do Rainha




ESTAÇÃO ENGENHO DA RAINHA

Estação inaugurada em 1931 provavelmente substituindo a Estação Engenho do Mato, que ficava um pouco mais a frente.

Abaixo segue uma foto que todos já conhecem extraída do livro do Hélio Suevo. Inclusive mandei essa foto para o site estações ferroviárias, pois não havia foto dessa estação lá até então.

Imagem

Abaixo seguem mais 2 fotos tirada em reportagem para o Jornal Correio da Manhã no ano de 1972, mostrando a degradação das estações da Rio D'ouro após a desativação da ferrovia.

Imagem
Veja a foto abaixo e o prédio com janela ao fundo a direita da antiga Automóvel Clube. O sentido é o de Inhaúma na foto abaixo tirada no sentido oposto da de cima.

Reparem o detalhe do frágil alambrado que separava o leito da rua.

Imagem

Agora segue abaixo uma foto do google da mesma região com o tal prédio destacado com a seta azul.

O local da estação de trem praticamente era o mesmo da estação de metrô, fato que não acontecia em Inhaúma.

Talvez a diferença fundamental seja o maior comprimento da plataforma da estação de metrô e o afastamento da linha da Rio D'ouro da Automóvel Clube desse lado, que deveria ser de aproximadamente 10 metros, um pouco mais longe que a linha do metrô.

Imagem

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por DadoDJ » 18 Abr 2012, 00:15

Adenilson, mais uma vez sem palavras, amigo.
Muito interessantes as fotos de Engenho da Rainha. Parabéns pela perspicácia em destacar o prédio (apontado com a seta azul) que aparece na foto antiga (não tão antiga, ok ... mas mesmo assim, muito boa percepção).
Me tira uma dúvida: em relação à primeira foto de Inhaúma e a última feita por você, da pracinha ... você quis dizer que a estação antiga existia entre a árvore e o gramado da praça, quer dizer, onde fica o gramado da praça ?
No caso, em relação à primeira foto antiga, o fótografo estaria de costas para a construção existente ainda hoje, é isso ?
Caso seja isso que eu entendi, a árvore que aparece só os galhos na foto antiga é a mesma atualmente existente na praça !
Testemunha viva, mas infelizmente, muda ...

Obs.: estou sem poder usar o Google Earth para fazer as superposições em casa: no meu PC queimou um pente de memória de 2Gb, e estou usando um "reserva" antigo que tinha aqui, com apenas 256mb, suuuuuuuper lerdo ! E meu notebook está na casa da minha esposa, onde tem memória de sobra (8Gb) mas quase não tenho tido tempo de usar quando estou lá. Mas hoje o levei pra minha casa e devo adiantar algo, estou curiosíssimo e super ansioso em fazer estas imagens ! Aguardem ...

Adenilson, grande Adenilson ! Hehehe show de bola as fotos ! Valeu !
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por DadoDJ » 26 Jun 2014, 15:28

Curiosamente, hoje pesquisando o acervo online de imagens aéreas do AGCRJ, me deparei com a imagem abaixo, com a descrição de ser Engenho da Rainha ...
:lol:
EngenhoDaRainha_Acari.jpg
Já sabemos, através de árduas pesquisas e informações confrontadas pelo Adenilson, de que a imagem abaixo é de Acary, e não do Engenho da Rainha ...
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

tche
Usuário Diamante
Mensagens: 282
Registrado em: 27 Abr 2012, 09:28

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por tche » 26 Jun 2014, 15:52

Olá pessoal, não há a menor dúvida de que é Acari, pois pode-se visualizar ao fundo o viaduto. A foto onde aparecem pessoas e com janelas ao fundo pode ser em qualquer lugar,inclusive Acari e E. da Rainha...

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por Adenilson » 30 Jun 2014, 09:19

Pessoal.

As estações eram muito parecidas em perspectiva sobre a plataforma, mas ao ver detalhes da cobertura há uma substancial diferença entre ambas.
Quando fui ao AGCRJ, disse ao Dado que era certeza a foto ser de Acari pelo fato da presença do viaduto de Coelho Neto ao fundo.

Em relação ao nome da estação, eu já tinha solicitado para o pessoal lá a alteração do mesmo. Eles disseram que tinham providenciado, mas acho que existe ou existiu uma falta de comunicação entre o departamento responsável pela pesquisa e responsável pelo acervo on line, caso haja diferença entre os departamentos.

ribeirofelippe
Usuário Prata
Mensagens: 59
Registrado em: 09 Out 2016, 00:44

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por ribeirofelippe » 16 Out 2016, 23:37

Olá pessoal, morava em frente a estação de Engenho da Rainha e tenho 33 anos e me chamo Felippe, lembro da época em que nada existia após os trilhos quando a estação Engenho da Rainha era a última do sistema entre 1991 1 1996. Li praticamente tudo aqui ref a EF Rio Douro, que acho sem sombras de dúvidas uma das fantásticas do país, pelas variâncias, importância e história. Mas fiquei com algumas dúvidas, que pontuarei abaixo:

* Qual era a diferença entre o ramal das oficinas e o ramal de inhaúma até as oficinas ?
* Existiu de fato 2 Engenho do Matto, uma em cada variante ?
* Após a desativação do variante antiga, via suburbana, fizeram uma ligação L Auxiliar p/ Variante Nova ?
* Existiu concomitantemente as estações Henrique Scheid e José do Reis , ou era uma parada só apenas com nomenclaturas diferentes dependendo da época ?
* Como era exatamente o ramal José dos Reis ?
* Terra Nova, após Pilares ficou provado ser Henrique Scheid, como ficou implícito em algumas tabelas ?
* O leito da variante nova era exatamente onde é a Av Aut Clube sentido Centro, ou seja, ao lado da atual linha 2 do metrô ?

OBS: O antigo cruzamento de linhas que existia perto da casa amarela, tipo um x que existia no leito, quando não existia o viaduto de Tomás Coelho e muito menos a linha por ali, por onde passava o 908 sentido Silva Vale era mais alinhado à esquerda sobre a atual linha 2 do metrô, lembro perfeitamente como uma PN, ônibus tinha que passar devagar pelo local.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por DadoDJ » 17 Out 2016, 15:39

Bem vindo, Felippe !
Vou comentar suas perguntas em vermelho, abaixo:
ribeirofelippe escreveu:Olá pessoal, morava em frente a estação de Engenho da Rainha e tenho 33 anos e me chamo Felippe, lembro da época em que nada existia após os trilhos quando a estação Engenho da Rainha era a última do sistema entre 1991 1 1996. Li praticamente tudo aqui ref a EF Rio Douro, que acho sem sombras de dúvidas uma das fantásticas do país, pelas variâncias, importância e história. Mas fiquei com algumas dúvidas, que pontuarei abaixo:

* Qual era a diferença entre o ramal das oficinas e o ramal de inhaúma até as oficinas ?
O ramal das Oficinas era uma ligação entre a Linha Auxiliar da EFCB (antiga EF Melhoramentos do Brazil) e as Oficinas da EFCB no Engenho de Dentro. O ramal de Inhaúma para as oficinas era uma ligação entre a EF Rio d'Ouro e a as Oficinas da EFCB, passando pelo ramal da Oficinas mesmo.

* Existiu de fato 2 Engenho do Matto, uma em cada variante ?
Sim, segundo mapas antigos e outras indicações

* Após a desativação do variante antiga, via suburbana, fizeram uma ligação L Auxiliar p/ Variante Nova ?
Boa pergunta. Pode ser que tenha existido uma ligação entre a Linha Auxiliar e a EF Rio d'Ouro, próximo a Tomás Coelho. De qualquer forma, permaneceu um "rabicho" de linha entre Del Castilho/Liberdade e José dos Reis, há mapas que mostram a linha acabando ali, por algum motivo.

* Existiu concomitantemente as estações Henrique Scheid e José do Reis , ou era uma parada só apenas com nomenclaturas diferentes dependendo da época ?
Outra boa pergunta. Ainda não foi provada a existência de Henrique Scheid. Mas há a possibilidade de ter sido a mesma estação, com nomes diferentes

* Como era exatamente o ramal José dos Reis ?
Na verdade, este ramal era um sub-ramal ligando o ramal das Oficinas (da EF Rio d'Ouro) à Olaria José dos Reis, que existiu próximo à Inhaúma

* Terra Nova, após Pilares ficou provado ser Henrique Scheid, como ficou implícito em algumas tabelas ?
Hum ... acho que não :P

* O leito da variante nova era exatamente onde é a Av Aut Clube sentido Centro, ou seja, ao lado da atual linha 2 do metrô ?
Basicamente sim, variando um pouco pra lá e pra cá

OBS: O antigo cruzamento de linhas que existia perto da casa amarela, tipo um x que existia no leito, quando não existia o viaduto de Tomás Coelho e muito menos a linha por ali, por onde passava o 908 sentido Silva Vale era mais alinhado à esquerda sobre a atual linha 2 do metrô, lembro perfeitamente como uma PN, ônibus tinha que passar devagar pelo local.
Interessante !
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por Adenilson » 17 Mar 2017, 15:09

Felippe, vou apenas fazer alguns complementos às respostas do Dado, as quais já foram dadas com muita precisão, mas achei importante complementar com alguns dados. Segue o meu comentário em azul.
DadoDJ escreveu:Bem vindo, Felippe !
Vou comentar suas perguntas em vermelho, abaixo:
ribeirofelippe escreveu:Olá pessoal, morava em frente a estação de Engenho da Rainha e tenho 33 anos e me chamo Felippe, lembro da época em que nada existia após os trilhos quando a estação Engenho da Rainha era a última do sistema entre 1991 1 1996. Li praticamente tudo aqui ref a EF Rio Douro, que acho sem sombras de dúvidas uma das fantásticas do país, pelas variâncias, importância e história. Mas fiquei com algumas dúvidas, que pontuarei abaixo:

* Qual era a diferença entre o ramal das oficinas e o ramal de inhaúma até as oficinas ?
O ramal das Oficinas era uma ligação entre a Linha Auxiliar da EFCB (antiga EF Melhoramentos do Brazil) e as Oficinas da EFCB no Engenho de Dentro. O ramal de Inhaúma para as oficinas era uma ligação entre a EF Rio d'Ouro e a as Oficinas da EFCB, passando pelo ramal da Oficinas mesmo.Sim. O trecho da Rua José dos Reis que hoje margeia o cemitério era onde passava o ramal de Inhaúma.

* Existiu de fato 2 Engenho do Matto, uma em cada variante ?
Sim, segundo mapas antigos e outras indicaçõesIsso é certeza. Há a suspeita inclusive que Engenho do Matto da variante antiga ainda esteja de pé. Pelo que consta nos relatórios, a Engenho do Matto da variante antiga era uma construção de alvenaria q que ficava no entroncamento formado pelas atuais Pastor Marther Luther King Jr, final da João Ribeiro e início da Silva Valle. Ali hoje há uma pequena praça com um casebre de alvenaria pintado de amarelo e que parece uma estação. Tire suas conclusões. Engenho do Matto da variante nova era de madeira e margeava o lado direito da ferrovia no sentido Pavuna. Ali hoje é exatamente o lugar onde passa o viaduto em cima da M.L.K.Junior

* Após a desativação do variante antiga, via suburbana, fizeram uma ligação L Auxiliar p/ Variante Nova ?
Boa pergunta. Pode ser que tenha existido uma ligação entre a Linha Auxiliar e a EF Rio d'Ouro, próximo a Tomás Coelho. De qualquer forma, permaneceu um "rabicho" de linha entre Del Castilho/Liberdade e José dos Reis, há mapas que mostram a linha acabando ali, por algum motivo.Também suspeito que sim, pois a variante antiga teve registro em mapas até 1910 e o seu tráfego teria se encerrado poucos anos antes, mas em contra partida, as ferrovias eram concorrentes. Imagino que se houve uma ligação foi na altura de Terra Nova ou um pouco depois, como disse o Dado

* Existiu concomitantemente as estações Henrique Scheid e José do Reis , ou era uma parada só apenas com nomenclaturas diferentes dependendo da época ?
Outra boa pergunta. Ainda não foi provada a existência de Henrique Scheid. Mas há a possibilidade de ter sido a mesma estação, com nomes diferentesNessa pergunta, eu tenho uma opinião mais firme. Tenho quase certeza que não eram a mesma estação. A estação José dos Reis era em frente a atual Henrique Scheid, o que parece um paradóxo de nomes, mas na época da estação, a Rua H.Scheid não havia sido aberta e a rua mais importante ali era a J.Reis. Onde seria a Henrique Scheid era apenas uma trilha. Já Henrique Scheid fora citada apenas uma vez junto com J.Reis na grade de estações e paradas como sendo depois de Pilares. Pode ter sido um nome provisório de uma parada com vida efêmera na J.Ribeiro ou ainda uma estação fora da Linha tronco nas linhas de manobra, como a estação Olaria de José dos Reis

* Como era exatamente o ramal José dos Reis ?
Na verdade, este ramal era um sub-ramal ligando o ramal das Oficinas (da EF Rio d'Ouro) à Olaria José dos Reis, que existiu próximo à InhaúmaExatamente como disse o Dado. Procure a planta da Rio D'ouro de 1884 disponível no fórum e você vai entender

* Terra Nova, após Pilares ficou provado ser Henrique Scheid, como ficou implícito em algumas tabelas ?
Hum ... acho que não :P Eu desconfio que pode ter sido. O nome Terra Nova na época era muito forte, mas havia o consenso que os nomes eram quase uma patente e não podiam ser dado para ferrovias diferentes, mesmo estando no mesmo bairro. É só ver o exemplo de Magno X Madureira, Fructeiras X Mangueira, Del Castilho X Liberdade, Pilares X Cintra Vidal entre outros. Acho que não devemos descartar essa hipótese ou ainda como disse, Henrique Scheid ser uma parada em um dos subramais existentes na época.

* O leito da variante nova era exatamente onde é a Av Aut Clube sentido Centro, ou seja, ao lado da atual linha 2 do metrô ?
Basicamente sim, variando um pouco pra lá e pra cáComplemento informando que o raio da curva do metrô é bem maior. Na época da Rio D'ouro, as curvas eram mais fechadas. Existe sim em alguns casos até uma diferença na lateralidade em uns 10 metros como em Acari. Ao contrário do que se pensa, as estações tinham posições discretamente diferentes. Colégio e Irajá do metrô por exemplo, tem posições iguais as das paradas de trem, antes das construções dos prédios de alvenaria, que ficaram em posições diferentes.

OBS: O antigo cruzamento de linhas que existia perto da casa amarela, tipo um x que existia no leito, quando não existia o viaduto de Tomás Coelho e muito menos a linha por ali, por onde passava o 908 sentido Silva Vale era mais alinhado à esquerda sobre a atual linha 2 do metrô, lembro perfeitamente como uma PN, ônibus tinha que passar devagar pelo local.
Interessante !

ribeirofelippe
Usuário Prata
Mensagens: 59
Registrado em: 09 Out 2016, 00:44

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por ribeirofelippe » 17 Mar 2017, 22:28

Obrigado Dado e Adenilson pelas respostas e postagens de uma forma geral, o trabalho de vcs é simplesmente FANTÁSTICO. Gostaria de conhecê-los pessoalmente um dia.

Grande abc

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por DadoDJ » 18 Mar 2017, 20:29

ribeirofelippe escreveu:Obrigado Dado e Adenilson pelas respostas e postagens de uma forma geral, o trabalho de vcs é simplesmente FANTÁSTICO. Gostaria de conhecê-los pessoalmente um dia.

Grande abc
Valeu, Felippe
Tamujunto <o>
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Responder

Voltar para “Linha tronco: Trecho Francisco Sá - Engenho do Matto”