Estação Inhaúma

Fórum para postagem de informações, dados e registros sobre o trecho entre a estação Francisco Sá e Engenho do Matto (a segunda estação), na linha que funcionou entre o ano de 1922 e o início da década de 1970
Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação Inhaúma

Mensagem por DadoDJ » 20 Ago 2013, 13:53

Show !
Dado importante: a data de fechamento da estação !
Interessante !

Obs.: uma dica a quem está pesquisando o acervo do Jornal O Globo: tem como salvar as páginas em formato .jpg. Simples assim: quando localizar uma página importante, clique nela. A visualização será aberta embaixo. Clique no botão AMPLIAR. A página será aberta em tela cheia. Do lado superior esquerdo há um botão para imprimir. Clique nele, e se abrirá uma nova janela já com a janela de impressão pronta para imprimir. Ao invés de imprimir, clique em cancelar. A janela com a página aberta ficará na sua tela, mas não é possível clicar com o botão direito para salvar a imagem. Aí vem "o pulo do gato". Repare no endereço da página, como o exemplo abaixo:

http://acervo.oglobo.globo.com/?service ... 1234_g.jpg

Apague todo o início do link até o "=" antes do "http://" como exemplificado abaixo (apague tudo que estiver em vermelho e deixe só o que está em azul):

http://acervo.oglobo.globo.com/?service ... agemPrint=http://duyt0k3aayxim.cloudfront.net/PDF ... 1234_g.jpg

Tecle ENTER e a página estará disponível para salvamento em seu computador.

:Y:

Qualquer dúvida é só falar !
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação Inhaúma

Mensagem por Adenilson » 20 Ago 2013, 22:31

Dado, Melekh e demais foristas.

Vou tentar condensar os comentários mais recentes em uma resposta só.

O casarão em referência na reportagem postada pelo Melekh é de fato o casario postado por mim nas fotos de 1968. A diferença é que nas fotos postadas por mim, o casario está totalmente de frente, não permitindo que visualizassemos sua lateral, ao contrário da foto do jornal O Globo.
A citação da localização no Largo de Inhaúma não deixa dúvidas. É o velho casario, que pela aerofotogrametria de 1975 ainda existia e segundo relatos durou de pé até 1978.

Sabemos que esse casario foi a estação original de Inhaúma e que uma nova; já comprovadamente vista através de mapas e artigos de jornal postados respectivamente por mim e Hugo; foi construída em 1938, se não me engano.
Provavelmente foi essa estação nova, que o conhecido do Melekh se referiu como sendo em forma de arco, pois o casarão antigo com certeza não é.

Na foto postada pelo Hugo, vemos a estação de costas apenas, mostrando apenas a sua cobertura em caimento do centro para as laterais, ao contrário de Del Castilho, V.Carvalho e Irajá por exemplo, que tinha o caimento para o centro.

Pela foto postada pelo Hugo, parece que as linhas foram desviadas e não sei se tangenciariam a velha estação a ponto dessa permanecer em uso, mas a segunda reportagem nos dá uma boa dica.
Parece que mesmo com o funcionamento da nova estação, a antiga era usada como armazém e as duas edificações (nova e velha) faziam uma espécia de complexo de Inhaúma. Isso já é palpite meu.

A demolição em referência pode ser sim, a plataforma do velho casario, mas pode ser uma referência da demolição da estação mais nova também. Pensem nisso!

Melekh. Através de uma especulação minha, comprovada pelo Dado através da superposição da Aerofotogrametria, foi verificado que um dos galpões que recebiam um ramal da Rio D'ouro era onde está atualmente a delegacia 44ª DP, mas se tratando de um pátio que mudou muito, o galpão que vc se refere pode ter recebido outro ramal da linha tronco em outra época, diferente do mostrado na aerofotogrametria de 1928. okk

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação Inhaúma

Mensagem por Adenilson » 20 Ago 2013, 22:46

Achei a foto postada pelo Hugo já em 1946 da nova estação de Inhaúma mostrada de fundos.
Essa imagem talvez sintetize que quis dizer.

Na época da aerofotogrametria de 1928, a linha era singela e passou a ser dupla uns 10 anos depois, não apenas no pátio de Inhaúma, mas como já vimos até depois de Engenho da Rainha.
Essa alteração causou uma boa mudança nas linhas em relação ao pátio antigo e não sei se seria possível um trem parar na velha estação de forma eficiente a servi-la, mas se tratando de linha singela, os trilhos sempre ficam mais longe da plataforma mesmo.

Reparem que eu indiquei com uma seta vermelha, o que penso ser a velha estação um pouco mais próxima do fotógrafo em relação à nova edificação.
Reforço aqui que o fotógrafo está de costas para Engenho da Rainha e que essa construção em arco deve estar do outro lado da estação nova, que a rigor seria a frente da estação, para os trens que vém de Del Castilho.

Segue a foto abaixo e vejam se as novas linhas conseguiriam servir o casario para utiliza-lo como armazém.
O que vocês acham?
Inhaúma.estação nova.1946.JPG
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Melekh
Usuário Diamante
Mensagens: 423
Registrado em: 14 Set 2011, 09:00

Re: Estação Inhaúma

Mensagem por Melekh » 21 Ago 2013, 08:14

Grande Adenilson,
Saudações!


Está difícil conseguir uma foto mais nítida da Estação Inhaúma num ângulo mais amplo, mais acredito que chegaremos lá... difícil é da Estação Acary que não aparece de jeito nenhum.

Voltando a sua colocação, me parece que a linha conseguia sim, servir as estações (nova e velha), pois passa bem ao lado de ambas.

Tentei fazer uma comparação através do Google Maps, mas a localidade foi muito alterada.

Acredito que nesses materiais que estão surgindo, conseguiremos uma boa foto para matar essa xarada de vez.

Como eu já havia falado, tem um dentista, dono de uma vila completa de imóveis, que possui a foto, mas enrola e não empresta; já pensei em pedir a mãe dele que ainda é viva, mas fui desaconselhado pelo seu Rubinho, o tal morador antigo, pois o cara é indigesto e a mãe não goza de boa saúde.

As pesquisas continuam...

tche
Usuário Diamante
Mensagens: 282
Registrado em: 27 Abr 2012, 09:28

Re: Estação Inhaúma

Mensagem por tche » 21 Ago 2013, 16:00

Olá pessoal, como eu já havia dito ao Adenilson à propósito das estações de inhaúma, o fotograma de 1975 não mostra nenhum dos referidos prédios, apenas uma sombra escura no local, de dimensões bem menores do que a antigo prédio. Eu costumava passar frequentemente naquela região em 75 e tanto o prédio da estação como a plataforma não estavam mais de pé, pois foram abaixo na duplicação da Automóvel Club em 1974 e não em 1979, em razão das obras do Pré Metrô, como muitos acreditam. Em tempo: estou no Trilhos do Rio há um bom tempo, e tche é apenas um nick, pois meu verdadeiro nome é Joel.

tche
Usuário Diamante
Mensagens: 282
Registrado em: 27 Abr 2012, 09:28

Re: Estação Inhaúma

Mensagem por tche » 21 Ago 2013, 18:32

Acrescentando ainda que, na matéria encontrada no acervo de O Globo, não foi só Inhaúma desativada e sim todo o trecho até Acari na mesma data, e que em Dezembro de 1967 toda a circulação de trens foi encerrada, e os trilhos entre B. Roxo e Pavuna retirados em 1968. Foi uma incoerência, pois os trilhos até Pavuna embora abandonados e com mato, permaneceram até 1973, quando teve início a duplicação da A. Clube...

Melekh
Usuário Diamante
Mensagens: 423
Registrado em: 14 Set 2011, 09:00

Re: Estação Inhaúma

Mensagem por Melekh » 21 Ago 2013, 18:36

Tche,

Saudações!


Bom, eu passava por aquele local muito antes do fechamento da passagem de nível, inclusive os ônibus que por ali circulavam e que vinham pela Rua Padre Januário, rua que funcionava em mão dupla, atravessavam o leito da ferrovia e acessavam a Rua Álvaro de Miranda.

Eu me utilizava da linha 908 - Guadalupe / Bonssucesso (antiga Auto Diesel - hoje Vila Real) e me lembro do prédio em formato de casa, meio rosado, da estação e isso foi entre 1972 até 1977.

Após essa data, me lembro estourou uma tubulação da CEDAE e surgiu um grande buraco; a meninada ia lá para nadar, como se fosse uma grande piscina.

Eu tinha uma colega chamada Carla Fabiola e o irmão deste, morreu afogado neste "lago", essa noticia circulou por um bom tempo lá em Inhaúma.

Resumindo, a Estação ficou em pé até um coronel (hoje falecido), que é pai do Dr. Clei, intervir pela demolição da estação junto aos órgãos públicos, alegando que o local estava infestado de mendigos.

Esse coronel tinha forte influencia e acumulou muito dinheiro, o filho dele, que tem um consultorio em frente ao local da antiga estação, tem várias fotos da mesma, só que diz que não possui e assim não empresta.

O Sr. Rubinho afirma que viu as fotos e até pediu emprestado, já que são amigos, porém foi enrolado com a conversa que o Dr. Clei estaria separando as fotos.

Infelizmente tem pessoas que agem desta forma.

Abraços.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação Inhaúma

Mensagem por DadoDJ » 21 Ago 2013, 19:06

Será que esse senhor quer dinheiro em troca das fotos ?
:brrb:
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação Inhaúma

Mensagem por DadoDJ » 21 Ago 2013, 22:31

Tenho uma dúvida sobre a(s) estação(ões) de Inhaúma.

Assim que eu estiver em um computador postarei minha pergunta.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação Inhaúma

Mensagem por DadoDJ » 22 Ago 2013, 22:32

Minha dúvida é a seguinte: em relação à última imagem postada, de 1946, o prédio que aparece à direita apontada pela seta vermelha pelo Adenilson é o mesmo prédio da estação fotografada pelo Correio da Manhã na década de 1970, abandonado e ocupado por moradores de baixa renda ?
Ou é o prédio mais recente, que penso em chamar de estação nova, que posteriormente tornou-se armazém ?
Ou foi a estação antiga, original, que tornou-se armazém ?
Fiquei meio confuso com isso, apesar de hoje conversar com o Adenilson por telefone e ele me esclarecer diversas coisas.
Além disso, estou com a cabeça meio ruim, mente cansada ... estou com uma dificuldade impressionante (e preocupante) de assimilar as coisas com a facilidade de antes ...
Mas voltando ... são essas minhas dúvidas.
:P
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Responder

Voltar para “Linha tronco: Trecho Francisco Sá - Engenho do Matto”