Estação Inhaúma

Fórum para postagem de informações, dados e registros sobre o trecho entre a estação Francisco Sá e Engenho do Matto (a segunda estação), na linha que funcionou entre o ano de 1922 e o início da década de 1970
Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação Inhaúma

Mensagem por Adenilson » 08 Mai 2013, 10:31

Puxa Dado.
O cara marcar e não ir é f ##o## .
Só mesmo algo mais sério para justificar.
Ainda bem que calhou de vc encontrar com o Melekh para não perder a viagem e tenho quase certeza, que ele mora por ali.

Sobre as mensagens, te mandei umas mensagens no dia 11/04 e outra em 25/04 sobre o Cajú.
Se vc não recebeu, eu vou te mandar de novo. okk

A propósito, deu algum problema no fórum ante-ontem? Tentei entrar a noite e não consegui.




DadoDJ escreveu:
Adenilson escreveu:Dado e Melekh.
(...)

Dado: Se eu soubesse que vc iria se encontrar com o Melekh, iria mandar por você uma saudação para ele. okk

Eu não ía me encontrar com o Melekh, fui para um bate-papo com o sr.Ronaldo do IHGBI (Instituto Histórico e Geográfico da Baixada de Irajá), mas ele não apareceu e nem consegui contato. Aí o Meleh me telefonou e o aguardei lá ...
Dado: Eu te mandei alguns e-mails sobre mensagens da AENFER. Depois me manda uma MP para combinarmos quando poderemos nos falar nessa semana.
Não recebi ... enviou quando ?
Abraço aos intrépidos aventureiros ferroviários.
okk

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação Inhaúma

Mensagem por Adenilson » 08 Mai 2013, 10:50

Por falar em Inhaúma, acho que faltou postar uma foto que eu tinha resgatado no Arquivo Geral.

A região é de Inhaúma, mas não aparece a estação, que estaria mais a direita, fora do enquadramento da foto.
Nessa época, apenas a estação antiga existia e parece que ali, a Rio D'ouro era totalmente singela, apesar do ângulo rasaante não permitir uma melhor visualização.

Vejam a Rio D'ouro ao fundo e mais ao fundo ainda, o cemitério de Inhaúma.
Cópia de Inhaúma1933.JPG
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação Inhaúma

Mensagem por DadoDJ » 08 Mai 2013, 11:42

Show, Adenilson !
Achei curiosos estes fios elétricos intercalados, parecem até rede aérea de bonde (logicamente não são).
A foto parece ter sido feita em uma esquina, qual seria ?
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação Inhaúma

Mensagem por Adenilson » 08 Mai 2013, 15:41

Dado.
Naquela época, aquela região era um grande vazio, pois no trecho entre Del Castilho e Inhaúma, a Avenida Automóvel Clube era urbanizada apenas no lado que margeia o cemitério.
No local onde foi tirada a foto era um grande vazio. A esquina que você se refere deve ser onde futuramente seria a Travessa Possolo ou a Rua Teixeira de Macedo, com maior na probabilidade na minha opinião, se ser a segunda.

Estou me baseando pelo imóvel com 3 janelinhas que vemos na foto antiga. O mesmo ainda existe e fica praticamente na entrada principal do cemitério.

Pena que devido a urbanização da área e ao muro do metrô, não pude visualizar o imóvel do ponto de vista da foto de 1933, então o fiz próximo do mesmo.

Segue abaixo a imagem atual do imóvel da foto de 1933 com as 3 janelas. A parte referente ao telhado foi modificada um pouco, mas tudo leva a crer que se trate mesmo do imóvel da foto antiga, até pela comparação do outro prédio que fica do lado oposto do portão. okk

O lado extremo direito da foto de 1933 deve estar muito próximo a Rua José dos Reis.
Inhaúma.imóvelatual.jpg




DadoDJ escreveu:Show, Adenilson !
Achei curiosos estes fios elétricos intercalados, parecem até rede aérea de bonde (logicamente não são).
A foto parece ter sido feita em uma esquina, qual seria ?
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Melekh
Usuário Diamante
Mensagens: 423
Registrado em: 14 Set 2011, 09:00

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por Melekh » 05 Jun 2013, 08:58

Companheiro Ferroviaristas.

Saudações.


Aproveitando um momento de folga, aproveito para postar um antes e depois do trecho da Variante Nova, próximo a antiga estação de Inhaúma.

Consegui esta foto com um morador antigo, já que fui checar as informações que devido a uma obra da CEG, trilhos e dormentes deste antigo ramal, haviam sido descobertos.

Seguem as fotos:

Imagem

Imagem


Imagem

Imagem


Imagem



Tentarei arrumar mais tempo para prosseguir com as postagens.

Abraço a todos.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por DadoDJ » 05 Jun 2013, 09:13

Show de bola, Melekh !
Vou realocar esta postagem para o fórum novo, onde há uma tópico específico sobre Inhaúma.
A imagem é muito legal ! Show !
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Melekh
Usuário Diamante
Mensagens: 423
Registrado em: 14 Set 2011, 09:00

Re: Estação Inhaúma

Mensagem por Melekh » 12 Ago 2013, 18:03

Companheiro Dado e Adenilson.
Eu só agora pude ler com mais calma este tópico.

Realmente eu estive com o Dado, ali em Inhaúma e por um acaso fomos em alguns lugares pela cercania.
Eu já havia observado este galpão escondido e tudo indica que ele tenha feito parte da ferrovia ou dos bondes.


Imagem


Imagem


Acima coloquei as imagens para melhor ser comparadas.

Adenilson, fico feliz que o amigo tenha se recordado da minha pessoa, obrigado e um abração.

Dado, estou aos poucos selecionando algumas fotos ineditas e brevemente irei postando.

Abraços aos demais companheiros.

Melekh
Usuário Diamante
Mensagens: 423
Registrado em: 14 Set 2011, 09:00

Re: Estação Inhaúma

Mensagem por Melekh » 19 Ago 2013, 18:02

Companheiros,

Saudações.


Coloco aqui uma foto e reportagem da Estação Inhaúma.

A resolução não está muito boa, mas podemos ter uma ideia de como era a estação.


Imagem

Tenho mais material que irei postando aos poucos.

Abraço a todos.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação Inhaúma

Mensagem por DadoDJ » 20 Ago 2013, 10:21

Curiosa essa matéria.
Apesar da foto estar em baixa resolução, a construção parece um pouco diferente da postada pelo Adenilson anteriormente.
E me parece que possui um dístico.
A possibilidade também é que as imagens tenham sido feitas de ângulos diferentes.
Outra curiosidade: a reportagem diz que a estação teve uma parte demolida ...
o0
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Melekh
Usuário Diamante
Mensagens: 423
Registrado em: 14 Set 2011, 09:00

Re: Estação Inhaúma

Mensagem por Melekh » 20 Ago 2013, 11:03

Dado,


Segundo o seu Rubinho, morador antigo e que viveu na época do trem, a estação tinha o formato de Arco, parecida com a de Collégio.

Acredito que a parte demolida tenha sido a plataforma, mas veja a matéria do Arquivo do jornal O Globo, abaixo:


Imagem

Quem tem a foto da Estação é o Dr. Clei, mas não cede de jeito nenhum.

Abraços.

Responder

Voltar para “Linha tronco: Trecho Francisco Sá - Engenho do Matto”