Estação Francisco Sá

Fórum para postagem de informações, dados e registros sobre o trecho entre a estação Francisco Sá e Engenho do Matto (a segunda estação), na linha que funcionou entre o ano de 1922 e o início da década de 1970
Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por Adenilson » 27 Mai 2012, 01:38

Segue agora uma seqüência de fotos de quem nos deixou há pouco tempo.

O ano da foto abaixo consta no Arquivo Nacional como 1938 e por isso coloquei exclusivemente como Rio D'ouro.
Imagem

Abaixo a foto já em 1951 mostrando a construção dos muros de contenção de concreto da plataforma e enchimento de terra compactada.
Concluí que essa ampliação deveu-se ao acréscimo como ponto terminal dos trens da Melhoramentos, já incorporada à E.F.C.B. nessa época e chamada de linha auxiliar. Chamei de Melhoramentos para manter a coerência com o nome do tópico.
Imagem

Mais abaixo uma seqüência de 2 fotos já com a rede aérea instalada. Como não há bitola mista, parece que esse aumento da estação para o lado direito visou apenas o atendimento aos trens da linha auxiliar, mantendo o original mais a esquerda para os trens da Rio D'ouro.
Portanto respeitando todo o complexo, nomeei a estação para ambas ferrovias.
Imagem

Imagem

Claro que as 3 últimas fotos podem ser também postadas no tópico Melhoramentos.
Editado pela última vez por Adenilson em 27 Mai 2012, 11:01, em um total de 2 vezes.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por DadoDJ » 27 Mai 2012, 08:54

;'( ;'( ;'(
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por DadoDJ » 27 Mai 2012, 08:58

Interessante que estas fotos mostram os detalhes de construção da estação, das plataformas ...
A edificação da primeira foto, faz parte hoje da sede, que felizmente foi preservada ? Ou está incluída no que foi demolida ?
Quero muito que nossa união e organização possa fazer algo para que isso não ocorra com outras estações e edificações ferroviárias, que encontram-se abandonadas ou sem uso pelo estado. Mas é tanta burocracia para isso ... a luta é grande, mas vamos vencê-la !
Adenilson, parabéns pelas fotos ! Emocionantes ! ! !
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

HUGO CARAMURU
Usuário Diamante
Mensagens: 414
Registrado em: 20 Set 2011, 16:35

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por HUGO CARAMURU » 27 Mai 2012, 09:04

caracassssssssssss!!!!!



Rapaz! Como vcs conseguem istoooo???
Fco Sá... Nas duas ultimas fotos dá pra falar: a Rio Douro ficava à esquerda, depois da grade... com o fim da bitola estreita, aterrou-se a linha da bitola larga -(eletricos) da esquerda e aproveitou-se paa fzer outra plataforma aproveitando a linha metrica... e lá no canto, esquerdo , ficou uma linha para estacionar tues...

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por Adenilson » 28 Mai 2012, 09:59

Dado.
O mais interessante é que achei que tivesse sido um erro de datas, fundamentalmente em relação a primeira foto.
Observando melhor percebi que o portão onde há o dístico FRANCISCO SÁ está em harmonia arquitetônica com o resto do prédio, e do lado direito não parece haver construções.

Nas fotos subseqüentes dá para ver os trens da Rio D'ouro parados a esquerda.

Tive que raciocinar um pouquinho para montar a ordem, pois a numeração das fotos que vi não foi seqüênciada e sua numeração não estava compatível com a ordenação.

No caso das fotos 3 e 4 a ordem não importaria.

Ainda teve outro detalhe, a primeira foto veio espelhada, o que foi óbvio para analisar devido ao dístico, mas nas outras fotos tive que analisar a direção da curva ao fundo e verificar que estavam corretas.

Hugo.

Ainda tenho mais aerofotografias e fotos para postar, principalmente da linha do centro.
Aguarde ;)

Avatar do usuário
elianebonotto
Usuário ativo
Mensagens: 3
Registrado em: 23 Mar 2012, 12:02
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por elianebonotto » 02 Jun 2012, 23:49

Olá, pessoal. Boa noite. Sou Eliane Bonotto e estou neste fórum super legal indicada pelo Dado. Peço desculpas a todos por não ter me apresentado no tópico correto para esta finalidade, assim como, elegantemente, fez minha amiga Marilda; mas o fato é que eu não encontrei como "abrir uma nova mensagem". É vergonhoso, mas é a mais pura verdade. :WK:

Ao Adenilson: Acho que vc tem saudades de um tempo que vc viveu!

Gostaria de fazer um comentário meio "bobo", mas que me chamou a atenção logo que olhei para a foto nº2. Vejam como os trajes masculinos são atemporais. O senhor de camisa listrada na foto, está vestido como se tivesse saído de casa esta manhã. Sua roupa está super atual. Sei que ninguém reparou isso. Desculpem-me, mas não pude evitar. Meu olhar feminino foi mais forte do que eu. :DD

Num próximo comentário, fiquem tranquilos, não escreverei frivolidades. Participarei normalmente. ;)

Abraços

admin
Administrador
Mensagens: 144
Registrado em: 17 Ago 2011, 13:58
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por admin » 03 Jun 2012, 00:05

Mais que bem vinda, Eliane !
A casa, aliás, a estação é sua, é nossa, é de todos ! Fique a vontade.
Em relação a abrir uma nova mensagem, normalmente se deve clicar em "Abrir novo tópico" quando vai se criar uma mensagem do zero. Mas como no tópico de apresentação seria uma resposta ou continuação a comentários anteriores, clique no botão "Responder" e se apresente.
okk

admin
Administrador
Mensagens: 144
Registrado em: 17 Ago 2011, 13:58
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Estação Francisco Sá

Mensagem por admin » 30 Dez 2012, 13:16

Tópico reservado para postagem de dados, matérias, notícias, informações, registros ou imagens sobre a Estação Francisco Sá

GTREK
Usuário Bronze
Mensagens: 40
Registrado em: 13 Ago 2012, 20:52

Re: URGENTE! ESTÃO DEMOLINDO A ESTAÇÃO FRANCISCO SÁ

Mensagem por GTREK » 26 Mar 2013, 15:43

Adenilson escreveu:Pessoal,
Eu "cantei essa bola" no site TGVBR. Alguns aqui devem estar lembrados.
Eu gostaria de estar errado. Infelizmente não estava.
Resgatei muitas fotos de Francisco Sá no Arquivo Nacional quando o novo pátio estava novinho em folha.
Em breve postarei.

Em relação à demolição: ;'(

Posta as fotos!!

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: URGENTE! ESTÃO DEMOLINDO A ESTAÇÃO FRANCISCO SÁ

Mensagem por DadoDJ » 26 Mar 2013, 16:46

Gtrek, já foram postadas
Estão no fórum da Rio d'Ouro
Em breve estará tudo dividido por estações.
Aí ficará mais fácil encontrar as informações.
;)
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Responder

Voltar para “Linha tronco: Trecho Francisco Sá - Engenho do Matto”