Estação Francisco Sá

Fórum para postagem de informações, dados e registros sobre o trecho entre a estação Francisco Sá e Engenho do Matto (a segunda estação), na linha que funcionou entre o ano de 1922 e o início da década de 1970
Avatar do usuário
rodrjgw
Usuário Prata
Mensagens: 87
Registrado em: 30 Nov 2011, 00:38
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Estação Francisco Sá

Mensagem por rodrjgw » 03 Mai 2012, 20:18

Tópico reservado para postagem de dados, matérias, notícias, informações, registros ou imagens sobre a estação inicial Francisco Sá



URGENTE! ESTÃO DEMOLINDO A ESTAÇÃO FRANCISCO SÁ

Informações postadas por um forista do SSC garantem que hoje, às 14h, iniciou-se o processo de demolição da estação histórica. Não sei dizer (nem ele) se a demolição será, apenas, do galpão próximo e das plataformas ou se a fachada principal e todo o conjunto arquitetônico serão demolido, mas, de fato, estão com maquinário para demolição no local! Postarei o que foi informado no SSC:

EL PATRON666;91042008 escreveu:hoje começaram a derrubada dos galpões e da antiga estação francisco sá.
Nesse momento tem um trator do tipo "britadeira" colocando tudo no chão!!
supermasterly3;91042070 escreveu:Essa estação num é tombada (fachada) ?
Rodrjgw;91042485 escreveu:Isso não pode ser verdade! Passei às 13h por São Cristóvão e não vi nenhuma movimentação do tipo. A Francisco Sá é tombada e não faz da concessão da SuperVia (me refiro ao prédio, não as vias) .
EL PATRON666;91043573 escreveu:é verdade sim...é a estação onde está o trem que vai ser desmontado/reformado..não sei...amanhã vou ver se consigo tirar uma foto e postar aqui...agora está muito escuro e não dá pra ver bem...a demolição começou por volta das 14:00 horas, eu trabalho no prédio ao lado...
Rodrjgw;91043798 escreveu:Não da pra ver nada agora? Estou no Meier, mas to quase voltando pra São Cristóvão para ver isso com meus próprios olhos! Amanhã com certeza irei até a estação pela rua Ceará. Sério, é algo muito surreal demolir um prédio histórico, de 1922, construído para ser a estação central de uma das mais importante estradas de ferro do país, que deu origem a atual Linha 2 e o trecho final do ramal Belford Roxo responsável pelo povoamento da Baixada Fluminense. Ainda mais assim, do nada
EL PATRON666;91044144 escreveu:Será que estamos falando da mesma estação? Estou me referindo a estação onde está estacionado os dois trens que serão desmontados ou reformados...sei lá...e que servia de abrigo para um monte de crackudos...bem ao lado da rua ceará.
Rodrjgw;91044316 escreveu:Sim, essa é a Francisco Sá mesmo! Daqui a pouco posto fotos dela para confirmarmos se é a mesma. Mas não pode ser outra, as ruínas da Alfredo Maia foi demolida há poucos meses
EL PATRON666;91044390 escreveu:é ao lado do prédio da Ipiranga...eu trabalho no 7º andar..dá pra ver do alto tudo...
Tncareca;91044737 escreveu:Lamentável, infelizmente um dia o Rio foi capital do país do futuro, do país das modas, que já teve enormes ferrovias e um sistema de bondes de igual proporção, mas que não foram construidos para serem à prova de modas, mais um dia da era do luto que parece não ter fim sobre as ferrovias que ajudaram a montar nossa história.
lrangel;91044791 escreveu:^^ Se isso estiver acontecendo mesmo é de se lamentar.

Poucos ligam para a história ferroviária mesmo, poucos. E os governantes não estão nem aí pra isso.

Tncareca;91045196 escreveu:Foi o el patrón que tirou a foto do 9000 depenado recentemente estacionado em F. Sá, foi coisa de menos de um mês que postou a mensagem com esse TUE.
Tncareca;91045914 escreveu:Sem querer achei o motivador desse triste episódio:

saocristovaoumamordebairro.blogspot.com/2012/03/novo-terminal-de-sao-cristovao-rio-de.html?m=1

Por ironia do destino, a fonte dessa informação é o próprio SSC...
Aquele jornal de merda não bota uma notícia de demolição de lugar histórico na capa, mas criar inveja e indignação na população eles não perdem tempo...
Rodrjgw;91045932 escreveu:Conforme prometido...








Imagem
Fonte: http://www.estacoesferroviarias.com.br/efcb_rj_riodeouro/francisco.htm

Estação: http://g.co/maps/wqkmn
Rodrjgw;91045989 escreveu:Esse projeto é muito antigo, do Cesar Maia! Esse blog "requentou" a notícia.


Imagem
Fonte: http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/projetos/01.007/2123]

Reparem, no link que postei como fonte, que o projeto é de 2001
Tncareca;91046456 escreveu:Bem que é verdade, tanto que o número das linhas que usariam ou circulariam por esse terminal estão desatualizados, então qual será a motivação pra essa demolição?
geaquinto;91046651 escreveu:O PDTU é o de 2012 mesmo, ou essa notícia é só requentada? Se for, cadê ele?
Rodrigo Sampaio
rodrigo.sampaio@poli.ufrj.br
@Rodrjgw
Telegram.me/Rodrjgw
QM | QueroMetrô
querometro@gmail.com
www.QueroMetro.com
@QueroMetro
fb.me/querometro
Trilhos do Rio
"Passado, presente e futuro: Tudo na mesma linha"

Avatar do usuário
Luiz Eduardo
Usuário Diamante
Mensagens: 458
Registrado em: 14 Set 2011, 22:28
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: URGENTE! ESTÃO DEMOLINDO A ESTAÇÃO FRANCISCO SÁ

Mensagem por Luiz Eduardo » 04 Mai 2012, 01:22

Repito aqui o que postei por lá: Se isso estiver acontecendo mesmo é de se lamentar.

Poucos ligam para a história ferroviária mesmo, poucos. E os governantes não estão nem aí pra isso.
Abraços

Luiz Eduardo
Moderador

Acompanhem nossas expedições pelo meu Blog:
Trilhos e Trilhas Rio de Janeiro

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: URGENTE! ESTÃO DEMOLINDO A ESTAÇÃO FRANCISCO SÁ

Mensagem por DadoDJ » 04 Mai 2012, 08:47

nnoo nnoo nnoo
Isso está mesmo acontecendo ?!?!?!?!
Que lástima !
A única coisa que encontrei sobre a região foi esta notícia:
http://oglobo.globo.com/eu-reporter/ter ... te-4532543
wll
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: URGENTE! ESTÃO DEMOLINDO A ESTAÇÃO FRANCISCO SÁ

Mensagem por DadoDJ » 04 Mai 2012, 15:19

Talvez uma maneira de nos informarmos sobre o que está acontecendo com a estação é ligando para o serviço da prefeitura no número 1746.
Ainda não pude fazê-lo, mas fica a dica !
okk
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
rodrjgw
Usuário Prata
Mensagens: 87
Registrado em: 30 Nov 2011, 00:38
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: URGENTE! ESTÃO DEMOLINDO A ESTAÇÃO FRANCISCO SÁ

Mensagem por rodrjgw » 04 Mai 2012, 21:00

Bem, fui até a Francisco Sá. Conversei com um segurança do local (agente da SuperVia) e fui informado que a parte do prédio histórico que serve de moradia será preservada. Estão demolindo as plataformas, galpões, anexos e demais construções do terreno para servir de canteiro e apoio logístico das obras da Linha 4. Também fui informado que as vias de acesso à Barão de Mauá foram erradicadas para a passagem de caminhões. Além disso, o trecho entre São Cristóvão e a R. Ceará será afastado para servir de pequeno pátio de trens e depósito de material para renovação da via permanente (devem preservar as duas vias de bitola larga e erradicar a métrica, creio eu).


Perdoem-me pela qualidade, foi feita com o celular... Tentarei voltar ao local amanhã com uma câmera de verdade! rs


Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Nesta foto eu "distorci" uma parte para não exibir os funcionários (fiz essa foto antes de conversar com o segurança)


Estou curioso pelas fotos do amigo EL PATRON666 (do SSC), acredito que do dê para ter uma noção melhor do que está sendo demolido! Fiz questão de ir pessoalmente para verificar a integridade do prédio histórico (a entrada da estação) e tentar conversar com algum funcionário sobre as demolições. ^^
Rodrigo Sampaio
rodrigo.sampaio@poli.ufrj.br
@Rodrjgw
Telegram.me/Rodrjgw
QM | QueroMetrô
querometro@gmail.com
www.QueroMetro.com
@QueroMetro
fb.me/querometro
Trilhos do Rio
"Passado, presente e futuro: Tudo na mesma linha"

Avatar do usuário
rodrjgw
Usuário Prata
Mensagens: 87
Registrado em: 30 Nov 2011, 00:38
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: URGENTE! ESTÃO DEMOLINDO A ESTAÇÃO FRANCISCO SÁ

Mensagem por rodrjgw » 04 Mai 2012, 21:06

Aos que não conheceram a estação, esses trechos que fotografei com entulho, eram assim:

Imagem

Imagem

Imagem

Fonte: http://www.estacoesferroviarias.com.br/ ... ncisco.htm


Imagem

Imagem

Fotos de renanfsouza em http://www.skyscrapercity.com/showthrea ... st22150849

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Fotos de Vinicius em http://www.skyscrapercity.com/showthrea ... 2&page=244
Rodrigo Sampaio
rodrigo.sampaio@poli.ufrj.br
@Rodrjgw
Telegram.me/Rodrjgw
QM | QueroMetrô
querometro@gmail.com
www.QueroMetro.com
@QueroMetro
fb.me/querometro
Trilhos do Rio
"Passado, presente e futuro: Tudo na mesma linha"

Avatar do usuário
Luiz Eduardo
Usuário Diamante
Mensagens: 458
Registrado em: 14 Set 2011, 22:28
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: URGENTE! ESTÃO DEMOLINDO A ESTAÇÃO FRANCISCO SÁ

Mensagem por Luiz Eduardo » 04 Mai 2012, 21:40

Rodrigo, Boa noite.

Não entendi muito bem. O que será demolido servirá de apoio para a Linha 4? Mas demoliram Alfredo Maia com esse intuito, então deve estar acontecendo algum desencontro (?) de informação por parte do agente da Supervia.

Enfim, mais uma parte da nossa história ferroviária que vai para o espaço.
Abraços

Luiz Eduardo
Moderador

Acompanhem nossas expedições pelo meu Blog:
Trilhos e Trilhas Rio de Janeiro

Avatar do usuário
rodrjgw
Usuário Prata
Mensagens: 87
Registrado em: 30 Nov 2011, 00:38
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: URGENTE! ESTÃO DEMOLINDO A ESTAÇÃO FRANCISCO SÁ

Mensagem por rodrjgw » 04 Mai 2012, 22:09

Luiz Eduardo escreveu:Rodrigo, Boa noite.

Não entendi muito bem. O que será demolido servirá de apoio para a Linha 4? Mas demoliram Alfredo Maia com esse intuito, então deve estar acontecendo algum desencontro (?) de informação por parte do agente da Supervia.

Enfim, mais uma parte da nossa história ferroviária que vai para o espaço.
Vão usar os dois! E a via que liga São Cristovão à Barão de Mauá foi erradicada após da R. Ceará para o tráfego de caminhões. Ao menos foi isso que o agente me informou. ^^
Rodrigo Sampaio
rodrigo.sampaio@poli.ufrj.br
@Rodrjgw
Telegram.me/Rodrjgw
QM | QueroMetrô
querometro@gmail.com
www.QueroMetro.com
@QueroMetro
fb.me/querometro
Trilhos do Rio
"Passado, presente e futuro: Tudo na mesma linha"

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: URGENTE! ESTÃO DEMOLINDO A ESTAÇÃO FRANCISCO SÁ

Mensagem por Adenilson » 05 Mai 2012, 00:56

Pessoal,
Eu "cantei essa bola" no site TGVBR. Alguns aqui devem estar lembrados.
Eu gostaria de estar errado. Infelizmente não estava.
Resgatei muitas fotos de Francisco Sá no Arquivo Nacional quando o novo pátio estava novinho em folha.
Em breve postarei.

Em relação à demolição: ;'(

J U L I O
Usuário ativo
Mensagens: 15
Registrado em: 07 Mar 2012, 12:11

Re: URGENTE! ESTÃO DEMOLINDO A ESTAÇÃO FRANCISCO SÁ

Mensagem por J U L I O » 12 Mai 2012, 12:58

Passei ontem à tarde pela estação.Sinceramente não estou triste por sua demolição e a estação não tem mais utilidade,por estar pertíssimo de São Cristóvão.Se as plataformas fossem as mesmas da época da inauguração(1922)eu reclamaria,mas o prédio,que é da época,será preservado(e reformado?). :(

Ficaria indignado é se quisessem demolir Barão de Mauá. brb

Muito mais útil que Francisco Sá,outra estação que também está sendo inutilizada/demolida é Praia Formosa,que poderia,ou melhor,DEVERIA ser uma estação de trem e/ou metrô,para trazer passageiros à rodoviária Novo Rio.Uma estação de metrô ali seria muito mais útil que Cidade Nova. wll

Voltando a Barão de Mauá(Leopoldina)tentei entrar lá,mas estava fechada,com pessoal construindo uma estrutura do que parece ser de festa,tinha caminhão no estacionamento com coisas sendo levadas para dentro...
Aliás,na PN de Francisco Sá :X: ,o leito para a Leopoldina estava dividido,sendo uma parte,à direita,mais limpo,indo em direção a Alfredo Maia.
Perguntei a um jovem operário de amarelo no que consistia todas aquelas obras e ele se limitou a dizer que era uma obra da Odebrecht. <_<

Responder

Voltar para “Linha tronco: Trecho Francisco Sá - Engenho do Matto”