Dados, documentos e informações sobre o trecho

Fórum para postagem de informações, dados e registros sobre o trecho entre a estação do Caju e Engenho do Matto, na linha original da ferrovia, que funcionou entre a inauguração em 1876 e o início do século XX
Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Dados, documentos e informações sobre o trecho

Mensagem por Adenilson » 24 Jul 2017, 14:13

Complementando, a Melhoramentos foi inaugurada em 1895. Dependendo da velocidade da obra, pode ser até que os trilhos já tivessem chegado ali, mas não havia estação Del Castilho. A obra, caso iniciada, estaria em curso.

ribeirofelippe
Usuário Prata
Mensagens: 59
Registrado em: 09 Out 2016, 00:44

Re: Dados, documentos e informações sobre o trecho

Mensagem por ribeirofelippe » 24 Jul 2017, 18:05

Pelo teor da reportagem parecia ser uma parada, com cobrança. Outra dúvida é que em diversas reportagens quando a variante antiga e nova estavam ativas simultaneamente, é citado como exemplo, via José dos Reis ou via Inhaúma. Existiu a possibilidade da região do Norte Shopping ter se chamado José dos Reis, independente da estação ou ramal ?

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Dados, documentos e informações sobre o trecho

Mensagem por DadoDJ » 24 Jul 2017, 21:46

Acredito ter referência à Parada José dos Reis mesmo, a primeira linha, a original. Para passar por José dos Reis teria que passar pelo trecho onde hoje fica o Norte Shopping mesmo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

ribeirofelippe
Usuário Prata
Mensagens: 59
Registrado em: 09 Out 2016, 00:44

Re: Dados, documentos e informações sobre o trecho

Mensagem por ribeirofelippe » 24 Jul 2017, 23:57

[quote="Adenilson"]Felippe, boa tarde.
Ontem vi sua postagem, mas não tive acesso ao anexo, pois teria que me "logar".
Pelo que vi no final da matéria, o ano da mesma é 1894. Nessa época, havia 2 entroncamentos. O primeiro seria apenas um desvio na altura de Del Castilho. Lembre que em 1894, a Melhoramentos não existia e não havia uma estação Del Castlho. A Rio D'ouro possuia ali um desvio, que depois viraria a linha tronco, mas pelas pesquisas, este iria até a continuação do ramal José dos Reis, antes do que seria a estação de Inhaúma, ainda inexistente. Mais a frente havia a parada Botafogo.
Pelo teor da reportagem, o local apontado deve ser aí, como disse o Dado, ou seja, altura de Del Castilho, mas ainda existindo o ramal José dos Reis, junto à estação homônima, não descarto a possibilidade de ser ali, apesar de não fazer sentido citar esse entroncamento, que era ao lado da estação José dos Reis, como algo diferente.
A parada do Capão do Bispo não tinha sido inaugurada em 1894. okk


Boa noite a todos,

Interessante Trecho do jornal "O Paiz" de 24.06.1891 sobre inauguração de Capão do Bispo, o que me gerou dúvida sobre "Entroncamento". Muito boa suas colocações, tanto Adenilson e quanto do Dado, fazem sentido.
inaugurac_capao_bispo_21_06_91_paiz.png
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Editado pela última vez por ribeirofelippe em 25 Jul 2017, 00:15, em um total de 1 vez.

ribeirofelippe
Usuário Prata
Mensagens: 59
Registrado em: 09 Out 2016, 00:44

Re: Dados, documentos e informações sobre o trecho

Mensagem por ribeirofelippe » 25 Jul 2017, 00:20

[quote="Adenilson"]Dado e demais foristas. Por falar em reviver o fórum. Li uma notícia sobre a inauguração das paradas do Capão e Brás de Pinna, mas esta última da Rio D'ouro?

Depois fiquei conjecturando o seguinte: Sempre levantamos a hipótese de ter havido uma parada intermediária no ramal de Maria Angu. Seria esta?


Segue a reportagem.

27.06.1891.I0003674-17PX=000958PY=000577 - Cópia.jpg
[/quote]

Ratificando a informação acima.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

ribeirofelippe
Usuário Prata
Mensagens: 59
Registrado em: 09 Out 2016, 00:44

Re: Dados, documentos e informações sobre o trecho

Mensagem por ribeirofelippe » 25 Jul 2017, 00:22

Pontes ? :ttn:
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Dados, documentos e informações sobre o trecho

Mensagem por DadoDJ » 25 Jul 2017, 09:46

Já existiam naquela época corretores automáticos enquanto se digitava ?
:lol:
Como nos celulares de hoje em dia :DD
O que parece é que alguém ao digitar trocou os termos "os pontos" por "as pontes" ...
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Dados, documentos e informações sobre o trecho

Mensagem por Adenilson » 25 Jul 2017, 10:08

É verdade Dado. Me parece que quiseram escrever ponto.

Felippe. Apenas retificando, em 1894 JÁ EXISTIA Capão do Bispo. O problema é que temos uma planta detalhada da ferrovia de 1884 e confundi os anos. wll
Mas o restante que eu disse, está valendo.
Sobre a simultaneidade de tráfego, há indícios que pode ter ocorrido até a metada da primeira década do século XX.

ribeirofelippe
Usuário Prata
Mensagens: 59
Registrado em: 09 Out 2016, 00:44

Re: Dados, documentos e informações sobre o trecho

Mensagem por ribeirofelippe » 07 Ago 2017, 22:55

Boa noite,

Li algumas discussões sobre a variante antiga, via suburbana, e acho que este trecho do JB tira algumas dúvidas, principalmente sobre algumas tabelas de horários. Pelo que entendi o trecho Liberdade - E Matto via Suburbana se chamava Ramal José dos Reis.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Dados, documentos e informações sobre o trecho

Mensagem por DadoDJ » 08 Ago 2017, 15:31

Muito interessante essa matéria. Show de bola. As denominações, tanto da variante antiga como da nova, me chamaram a atenção.
app app app
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Responder

Voltar para “Linha tronco: Trecho Caju - Engenho do Matto”