Dados, documentos e informações sobre o trecho

Fórum para postagem de informações, dados e registros sobre o trecho entre a estação do Caju e Engenho do Matto, na linha original da ferrovia, que funcionou entre a inauguração em 1876 e o início do século XX
Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Dados, documentos e informações sobre o trecho

Mensagem por DadoDJ » 26 Ago 2013, 23:41

Adenilson, colocarei minhas mensagens abaixo, baseadas no seu texto, em cor vermelha.
Vamos lá !

Adenilson escreveu:Pessoal,

As informações que darei aqui são genéricas e resolvi postar aqui, pois esse trecho da ferrovia foi o primeiro, mas as informações são genéricas.

Segue abaixo algumas informações obtidas nas pesquisa que andei fazendo no complemento das minhas férias.

O início da construção da Rio D’ouro aconteceu em 06/08/1876.

O que me surpreendeu ao ver a relação de paradas e estações iniciais da E.F.Rio D'ouro, foi a inclusão de Cesário Machado entre Praia Pequena e Venda Grande.
Primeiramente eu pensei que a EF Rio d'Ouro tivesse "herdado" esta estação da EF Melhoramentos, após 1922, que foi quando a EFRO parou (apesar de documentos informarem trens extraordinários ainda) de sair do Caju. Como a EFRO possuía as estações Praia Pequena e após apenas Liberdade (já que Venda Grande ficou "de fora" por pertencer a linha original "via Suburbana"), pensei que fôsse interessante uma parada intermediária (apesar de Cesário Machado e Praia Pequena ficarem próximas) por isso a herança. Mas como você encontrou documentos citando o contrário, fiquei estupefato. E ainda tem outro detalhe, citado por você abaixo. A Parada Cesário Machado da Melhoramentos deve ter tido o nome herdado da EFRO, pois para a EFRO ter tido em suas estações originais uma com este nome, ela não poderia se localizar no ponto até onde hoje sabíamos, na esquina com a R.Miguel Ângelo. Quando fiquei sabendo disso achei loucura, pois o trajeto da EFRO seguia pela Suburbana e Cesário Machado fica fora desse trajeto. Então, pelo o que entendi, existiu uma Parada Cesário Machado na EFRO como original da construção da linha ? Mapas antigos além daqueles obtidos por vc no AN poderiam conter esta informação, quem sabe ? E em relação a datas, já começo a imaginar mil coisas: talvez na inauguração da EFRO a Parada Venda Grande tenha sido inaugurada com o nome de Cesário Machado, visto que Engenho Novo da EFCB-Linha do Centro chamava-se Venda Grande. Com a renomeação de Vanda Grande para Engenho Novo, Cesário Machado passou a ser Venda Grande. Posteriormente, a Melhoramentos criou sua própria Cesário Machado. Tenho que levar em conta as datas: Venda Grande passou a ser Engenho Novo em que ano, vc encontrou algo a respeito ?
Obs:Essa parada sempre foi conhecida por fazer parte da E.F.Melhoramentos ficava logo depois da interseção desta linha férrea com a Rua Miguel Ângelo, mas nunca tinha ouvido falar em relação a linha original da Rio D'ouro, que passava ali pertinho.
Fica então a sensação que o nome dessa parada foi herdado da Rio D'ouro para a Melhoramentos, uma vez que essa última é mais recente.
Não me lembro de ter visto algum quadro de estações com essa parada na linha original da Rio D'ouro.
Nem eu ! Que doideira ! ! !
:WK:

O que eu já tinha lido é que a partir das saídas de Alfredo Maia por parte dos trens da Rio D'ouro e consequentemente, a utilização do leito da auxiliar até Del Castilho, é que a Parada Cesário Machado passou a ser parada dos trens da Rio D'ouro, mas na linha auxiliar.
O que parece é que em termos da E.F.Rio D'ouro, a parada deve ter tido vida efêmera e desprovida de qualquer tipo de construção.
Então a EFRO possuiu a sua Cesário Machado, mas após a supressão do trecho pela Suburbana, a ferrovia passou a se utilizar da Cesário Machado da Melhoramentos ... ela não devem ter coexistido, mas a história é muito doida, tá me dando um nó nos neurônios ...
:P

Li também sobre o projeto de interligação da estação Liberdade da E.F.Rio D'ouro para a Ilha do Governador através de um ramal. Como todos perceberam, o projeto não foi a frente.
Eu já cheguei a desconfiar se a Av.Novo Rio (atual Av.Além Paraíba, é isso ? Não consegui encontrar mais a Av.Novo Rio nos mapas) não era parte de um traçado original desta ligação, mas nada foi encontrado por mim
Eu já tinha comentado com o Dado sobre um traçado entre o Cajú e as proximidades do Cais do Porto que tinha visto em um mapa. Nas pesquisas, verifiquei que houve sim uma interligação da Ponta do Cajú a estação de Marítima.
Eu vi um mapa no AN mostrando isso, mas pensei se tratar de um projeto apenas ! ! !
:O :O :O

A Leopoldina ficou encarregada da manutenção da linha em troca da utilização do trecho inicial da Rio D'ouro entre o Cajú e Liberdade quando o mesmo deixou de ser utilizado pelas composições da Rio D'ouro em detrimento da utilização do leito em conjunto com a linha auxiliar.

Na fonte bibliográfica, li aquele texto que todos já conhecem sobre a ligação da Rio D'ouro com a E.F.Norte em que muita gente tentou descobrir onde foi.
Lendo essa história envolvendo a utilização do leito original da Rio D'ouro pela Leooldina, será que essa ligação não era uma permuta de linhas ou um comodato, pois procurei ler sobre uma ligação física de linhas e não descobri?

Existiu uma fábrica de Tecidos chamada São João, que ficava na Rua da Alegria e a mesma poderá ser fonte de pesquisa para a tentativa de obter fotos do ramal da Rio D'ouro por ali. okk
Boa, vamos às pesquisas ! ! ! Show de bola !
app app app

BIBLIOGRAFIA

Vias Brasileiras de Comunicação- Linha Auxiliar.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Dados, documentos e informações sobre o trecho

Mensagem por DadoDJ » 26 Ago 2013, 23:45

Ainda tem mais um detalhe ... caso se confirme a informação, vou precisar criar mais um tópico no fórum da EF Rio d'Ouro: dedicado à Parada Cesário Machado !

Isso está parecendo até filme: parece que a cada sarcófago que abrimos, a poeira que vem lá de dentro é tanta que precisamos de um tempo para ela se dissipar e encontrarmos o caminho certo da história novamente.

Nossa, gostei disso ...
:lol:
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Dados, documentos e informações sobre o trecho

Mensagem por Adenilson » 27 Ago 2013, 08:28

Dado.
Não sei em relação a abrir um tópico Cesário Machado, pois a informação encontrada por mim foi pontual em termos de fonte, assim como aquele nome estranho para a primitiva estação de Sampaio.

Sobre um nome primitivo para Venda Grande, a relação das estações incluia: Praia Pequena, Cesário Machado e Venda Grande, então foram paradas independentes. Talvez essa parada fosse na Suburbana, mas próxima a Miguel Ângelo, enquanto anos mais tarde (nem tanto assim), a Melhoramentos teve uma parada também próxima a Miguel Ângelo, mas no segmento do seu leito e mais para dentro um pouco.

Sobre a Rio D'ouro utilizar Cesário Machado da Melhoramentos, é outro evento. Isso teria ocorrido mais de 20 anos depois do início do serviço de passageiros na Rio D'ouro, quando seus trens passaram a sair experimentalmente de Alfredo Maia ou ainda Praia Formosa (Melhoramentos), não me lembro exatamente.

Outra coisa que me deixou surpreso, foi que a Melhoramentos teve o início da sua construção antes que eu imaginava, então vamos colocar entre aspas essa herança de nomes.

Aguarde informações sobre a Melhoramentos.

Para finalizar, não sei quanto tempo o nome Venda Grande existiu antes de Engenho Novo, mas dá a entender que foi por pouco tempo.
Aquelas fotos de 1891 de Engenho Novo, eu consegui. Vou ver se consigo uma resolução melhor para tentar ler o que está no dístico. okk

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Dados, documentos e informações sobre o trecho

Mensagem por DadoDJ » 24 Mar 2014, 18:10

Vejam abaixo esta tabela de horários, no mínimo curiosa:
Tabela de Horários para festa de São Benedicto - Gazeta de Notícias 18-11-1881.jpg
Havia tráfego de passageiros em 1881 (data da publicação) ? Mas não foi inaugurado o tráfego de passageiros apenas em janeiro de 1883 ? Tudo bem, deveria ser algo não oficial e feito sem normas antes de 1883, talvez ...
Outra coisa que achei curiosa é que, os horários são citados como se saísse um trem de cada local em determinado horário, quando na verdade os horários são os de passagem do trem.
E, claro: a inclusão de "Bemfica, Rua do Jockey Clube" na tabela ...
:P
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Dados, documentos e informações sobre o trecho

Mensagem por DadoDJ » 24 Mar 2014, 18:14

Dois dias depois, no próprio dia da festividade, a tabela já era diferente ... eliminaram Venda Grande e incluiram Praia Pequena na lista de horários !
:ttn:
Tabela de Horários para festa de São Benedicto - Gazeta de Notícias 20-11-1881.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Dados, documentos e informações sobre o trecho

Mensagem por DadoDJ » 24 Mar 2014, 18:21

Onde seria este local ?
Área à venda próxima a uma estação da EFRO - Gazeta de Noticias 02-08-1882.jpg
Obs.: não adianta me sugerirem obter informações no endereço descrito no anúncio !
:P
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Dados, documentos e informações sobre o trecho

Mensagem por Adenilson » 25 Mar 2014, 11:49

Dado. Muito interessante essa postagem.

Em relação a grade de horários, acaba de ser esclarecido o que eu tinha dúvida. Como eu disse, o site da Paróquia de São Benedito reconhece sua própria história a partir de 1934, onde provavelmente a igreja foi modernizada.
Não tinha certeza do nome anterior e o Dado comprovou que se tratava mesmo de São Benedito, ainda como capela.

O serviço de passageiros deve ter sido realmente provisório e foi apenas entre Cajú e Pilares.

Algumas observações tenho a fazer.

A planta de 1884 não mostra uma edificação para a estação de Benfica, o que pode indicar que a citada acima era apenas uma parada em local diferente, aliás fato praticamente comprovado com a citação da Rua do Jockey, ou seja, a parada era em frente ao Largo de Benfica, bem depois do prédio cuja foto foi revelada há poucos dias no tópico dessa estação.

Parece, não tenho certeza, que a parada provisória de Venda Grande era um pouco depois da Estrada da Penha, ao passo que a definitiva quase em frente a mesma, mas um pouquinho antes.

Depois vou comentar sobre outra mensagem postada pelo Dado, mas parece que o nome Parada Alegria nunca existiu oficialmente, ao contrário do que vinha se pensando.
O nome Bemfica, ou Benfica depois da reforma ortográfica de 1910, foi usado desde o início.

Para encerrar, reforço que na planta de 1884 aponta Pilares como uma parada. okk

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Dados, documentos e informações sobre o trecho

Mensagem por Adenilson » 25 Mar 2014, 11:59

Dado e demais foristas, sobre a postagem se onde seria o local, uma boa dica foi a seguinte:

a Meia hora da estação das oficinas, mas seria como, a pé, de bonde, de jegue?

De qualquer forma, resumiria nesse caso para algumas alternativas.

Poderia ser: Praia Pequena (menos provável) e as mais prováveis: Venda Grande e Engenho do Mato.

Capão do Bispo seria inaugurada apenas em 1891 e não creio de uma ciência do fato tão antes assim.
Pelo mesmo fato, incluo José dos Reis.

Quem sabe Pilares, mas salvo a pé, não estaria a meia hora da estação das Oficinas, que mais tarde seria renomeada para E.Dentro.
Vocês com certeza já ouviram falar no hospital dos Alienados em Engenho de Dentro.

Será que ele é muito antigo?
Será que essa Rua do Hospício era uma das ruas adjacentes a tal hospital?

De qualquer forma, parecia apenas ser o local da obtenção da informação e não do imóvel okk

Melboro
Usuário ativo
Mensagens: 2
Registrado em: 27 Set 2013, 09:03

Re: Dados, documentos e informações sobre o trecho

Mensagem por Melboro » 25 Mar 2014, 18:41

Caro Adenilson,
Para esclarecer uma de suas dúvidas, a rua do Hospício é o antigo nome da rua Buenos Aires. No anúncio informa para o interessado procurar informações no endereço que era no centro da cidade.

Saudações a todos.

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Dados, documentos e informações sobre o trecho

Mensagem por Adenilson » 26 Mar 2014, 15:46

Obrigado pela informação Melboro.

Então lá era uma espécie de imobiliária ou simplesmente onde o proprietário do terreno se encontrava para tratar do negócio.
Como no Engenho de Dentro tinha uma espécie de sanatório e o anúncio "mencionava" a Estação das Oficinas (E.Dentro), cheguei a cogitar alguma relação, mas você esclareceu tudo.

Valeu! okk

Responder

Voltar para “Linha tronco: Trecho Caju - Engenho do Matto”