Estação Engenho do Matto
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Estação Engenho do Matto
Tópico reservado para postagem de dados, matérias, notícias, informações, registros ou imagens sobre a estação Engenho do Matto
- DadoDJ
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Re: Estação Engenho do Matto
Não se espantem se estou postando algo referente à estação Engenho do Matto, da primeira linha da ferrovia, a linha primitiva e original. Acho que encontrei algo importante ...
Pois bem, explicarei: vejam que curioso, e como esta ferrovia (EF Rio d'Ouro) a cada dia nos surpreende mais !
Postei esta imagem abaixo hoje no Facebook
Esta superposição de imagens encontra-se neste tópico (clique aqui).
Este tópico estava praticamente esquecido e perdido aqui no fórum, eu havia feito a postagem e nem me lembrava onde ficava. Hoje me lembrei e o acessei. Quando abri a superposição de imagens, reparei o seguinte: a estação Engenho do Matto, da "linha nova" ou "Variante de Inhaúma" está assinalada com a seta vermelha, ok, e infelizmente ela foi realmente demolida ... aí me lembrei da antiga linha, que vinha paralela à Av.Suburbana e me deu um estalo ! Vejam o possível traçado, assinalado pela linha amarela:
Minha pergunta é: sendo este o antigo e original percurso da ferrovia, aquela casinha amarela (veja imagem abaixo) deve, SIM, ter feito parte da ferrovia, que passava em frente; e o mais fantástico, teria feito parte ou pelo menos "testemunhado" a existência da ferrovia, visto que ela possui a inscrição "1890" como sendo o ano da sua construção ! E neste ano a EF Rio d'Ouro ainda tinha o seu percurso original ! ! !
A misteriosa casa amarela
A inscrição em uma das paredes indica o ano de construção
Em azul, a área onde encontra-se algumas construções e a casa amarela
Minha opinião é que devemos voltar lá, entrevistar os moradores e tentar conhecer o local melhor e obter mais dados, eu fui rapidamente com o Julio Cesar lá só em 2010 ! Podemos estar próximos de saber a verdade sobre um baita elo perdido !
Pois bem, explicarei: vejam que curioso, e como esta ferrovia (EF Rio d'Ouro) a cada dia nos surpreende mais !
Postei esta imagem abaixo hoje no Facebook
Esta superposição de imagens encontra-se neste tópico (clique aqui).
Este tópico estava praticamente esquecido e perdido aqui no fórum, eu havia feito a postagem e nem me lembrava onde ficava. Hoje me lembrei e o acessei. Quando abri a superposição de imagens, reparei o seguinte: a estação Engenho do Matto, da "linha nova" ou "Variante de Inhaúma" está assinalada com a seta vermelha, ok, e infelizmente ela foi realmente demolida ... aí me lembrei da antiga linha, que vinha paralela à Av.Suburbana e me deu um estalo ! Vejam o possível traçado, assinalado pela linha amarela:
Minha pergunta é: sendo este o antigo e original percurso da ferrovia, aquela casinha amarela (veja imagem abaixo) deve, SIM, ter feito parte da ferrovia, que passava em frente; e o mais fantástico, teria feito parte ou pelo menos "testemunhado" a existência da ferrovia, visto que ela possui a inscrição "1890" como sendo o ano da sua construção ! E neste ano a EF Rio d'Ouro ainda tinha o seu percurso original ! ! !
A misteriosa casa amarela
A inscrição em uma das paredes indica o ano de construção
Em azul, a área onde encontra-se algumas construções e a casa amarela
Minha opinião é que devemos voltar lá, entrevistar os moradores e tentar conhecer o local melhor e obter mais dados, eu fui rapidamente com o Julio Cesar lá só em 2010 ! Podemos estar próximos de saber a verdade sobre um baita elo perdido !
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
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- Usuário Diamante
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Re: Estação Engenho do Matto
Olá pessoal...pode ser, mas acho pouco provável aquela casa ser a estação, a começar pela arquitetura. Vejam que o telhado original foi arrancado e no local existem telhas de amianto. As janelas foram colocadas posteriormente, provavelmente nos anos 30, tendo em vista o modelo, e no caso do dístico com a data, quase todas as casas naquele tempo possuíam um distico indicando a data e se realmente fosse a estação, teriam gravados não só a data, bem como os nomes da estação e da estrada. Mesmo na década de 40, existiam poucas casas ali, tanto é que se voces percorrerm a Automóvel Clube, irão encontrar raríssimas casas antigas, talvez nem vinte, sendo que mesmo do lado antigo, que é atual pista de descida para Del Castilho, a grande maioria das casas é de data posterior à 1967...Abraços.
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- Usuário Diamante
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Re: Estação Engenho do Matto
Grande Tchê! Outro dia tinha comentado com o Dado que você e alguns membros do fórum estavam sumidos!
Vamos incendiar o fórum!...Dado, é no sentido figurativo, ok?.
A questão é a seguinte. Em relação a arquitetura, houve um período em que quase nada mudou. Não vejo muita diferença significativa entre o final do século XIX e anos 20 (séc XX).
O que mais intriga é que mapas antigas apontavam a estação da variante antiga muito próxima ao início da Rua Silva Valle, aproximadamente onde está a casa amarela.
Outra coisa que observei é que existe uma distância anormal entre o final das janelas e o ponto mais alto da casa, sugerindo que poderia existir um telhado com um prolongamento maior do que existe atualmente.
Esse telhado poderia estar apoiado em mão francesa, exatamente como nas estações antigas.
Sabemos a posição da estação de Pilares da Rio D'ouro, então baseando-se em tabelas de quilometragem, poderíamos utilizar o Google Earth para localizar com pouca margem de erro, onde era a estação Engenho do Mato da variante antiga, uma vez que a superposição já apontou a estação da variante nova.
Por outro lado, me lembro que o Dado tinha comentado em posts anteriores que havia alguma discrepância em relação às datas.
Tenho uma foto da região de Engenho do Mato e Tomás Coelho tirada nos anos 30 e em breve vou posta-la aqui.
A maioria das casas na região era de madeira, mas de qualquer forma o fundo não parece mostrar a direção da estação de E.Mato (essa seria a da nova variante), e sim a direção de Cavalcanti.
Aguardem!
Vamos incendiar o fórum!...Dado, é no sentido figurativo, ok?.
A questão é a seguinte. Em relação a arquitetura, houve um período em que quase nada mudou. Não vejo muita diferença significativa entre o final do século XIX e anos 20 (séc XX).
O que mais intriga é que mapas antigas apontavam a estação da variante antiga muito próxima ao início da Rua Silva Valle, aproximadamente onde está a casa amarela.
Outra coisa que observei é que existe uma distância anormal entre o final das janelas e o ponto mais alto da casa, sugerindo que poderia existir um telhado com um prolongamento maior do que existe atualmente.
Esse telhado poderia estar apoiado em mão francesa, exatamente como nas estações antigas.
Sabemos a posição da estação de Pilares da Rio D'ouro, então baseando-se em tabelas de quilometragem, poderíamos utilizar o Google Earth para localizar com pouca margem de erro, onde era a estação Engenho do Mato da variante antiga, uma vez que a superposição já apontou a estação da variante nova.
Por outro lado, me lembro que o Dado tinha comentado em posts anteriores que havia alguma discrepância em relação às datas.
Tenho uma foto da região de Engenho do Mato e Tomás Coelho tirada nos anos 30 e em breve vou posta-la aqui.
A maioria das casas na região era de madeira, mas de qualquer forma o fundo não parece mostrar a direção da estação de E.Mato (essa seria a da nova variante), e sim a direção de Cavalcanti.
Aguardem!
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- Usuário Diamante
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Re: Estação Engenho do Matto
Na verdade, após assumir a Rio D´Ouro em 1928, a Central resolveu "enxugar" o traçado e eliminar trechos desnecessários e redundantes, como o ramal das oficinas e principalmente o trecho de Del Castilho, passando pelas Avenidas Suburbana e João Ribeiro até Engenho do Mato, pois não se justificava um longo trecho paralelo à linha auxiliar em uma região pouquíssimamente povoada. A região de Del Castilho, Cachambi, Maria da Graça, e Inhaúma era tão pouco povoada que no final dos anos 20 e início dos anos 30 poucas residências tinham luz elétrica. Se voces compararem a proporção de linha férrea e habitação no início do século 20, aquela região possuía 4 ramais ferroviários e de quebra, linhas de bonde. Atualmente tem apenas 2 ramais e uma população no mínimo 20 vezes maior.
- DadoDJ
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Re: Estação Engenho do Matto
Agora penso numa coisa: quando fui ao AGCRJ examinar as aerofogrametrias, havia várias que não possuía identificação do local. A que eu queria, continuação de outras, que mostraria exatamente a área de Engenho do Matto, Tomás Coelho e Cavalcânti, não fazia parte do levantamento ...
Entretanto, será que alguma destas imagens aéreas não identificadas não seria da região, em ângulo invertido, sei lá ... não ter exatamente a imagem que procuramos é mais que uma coincidência, é uma fatalidade !
Acho que quando tiver uma folguinha no serviço darei um pulo lá e procurarei alguma novidade neste sentido ...
Entretanto, será que alguma destas imagens aéreas não identificadas não seria da região, em ângulo invertido, sei lá ... não ter exatamente a imagem que procuramos é mais que uma coincidência, é uma fatalidade !
Acho que quando tiver uma folguinha no serviço darei um pulo lá e procurarei alguma novidade neste sentido ...
- DadoDJ
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Re: Estação Engenho do Matto
Satisfação em revê-lo por aqui Tche !tche escreveu:Olá pessoal...pode ser, mas acho pouco provável aquela casa ser a estação, a começar pela arquitetura. Vejam que o telhado original foi arrancado e no local existem telhas de amianto. As janelas foram colocadas posteriormente, provavelmente nos anos 30, tendo em vista o modelo, e no caso do dístico com a data, quase todas as casas naquele tempo possuíam um distico indicando a data e se realmente fosse a estação, teriam gravados não só a data, bem como os nomes da estação e da estrada. Mesmo na década de 40, existiam poucas casas ali, tanto é que se voces percorrerm a Automóvel Clube, irão encontrar raríssimas casas antigas, talvez nem vinte, sendo que mesmo do lado antigo, que é atual pista de descida para Del Castilho, a grande maioria das casas é de data posterior à 1967...Abraços.
Sobre a casa amarela temos que levar em consideração também que na época várias casas foram alugadas para uso da ferrovia ... quem sabe ?