Parada Henrique Scheid

Fórum para postagem de informações, dados e registros sobre o trecho entre a estação do Caju e Engenho do Matto, na linha original da ferrovia, que funcionou entre a inauguração em 1876 e o início do século XX
Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Parada Henrique Scheid

Mensagem por DadoDJ » 07 Ago 2013, 13:53

De erro em erro (nos documentos) nós chegarmos aos acertos !
vv
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

ribeirofelippe
Usuário Prata
Mensagens: 59
Registrado em: 09 Out 2016, 00:44

Re: Parada Henrique Scheid

Mensagem por ribeirofelippe » 03 Ago 2017, 20:08

Adenilson escreveu:Dado. Essa tabela foi postada aqui no fórum há um tempo atrás. Quando vc me mandou a mensagem, tinha quase certeza que vc iria postar a tabela acima.

Na época, discutimos (eu, vc e o Melekh) sobre essa tabela e o que me chamou atenção foi o fato de Henrique Scheid estar depois de Pilares.
Eu percebi isso na época, mas o Melekh achou que poderia ser um erro, mas fica a pergunta. Se a ordem das paradas fosse aleatória, eles iriam errar somente na posição de uma delas?

Fica aqui a insistência da minha parte que o tal Henrique Scheid era funcionário da ferrovia e ainda nessa época estava longe de ser nome de rua, pois pela aerofotogremetria e a posição da estação José dos Reis, a Rua Henrique Scheid ainda não tinha sido oficialmente aberta sequer em 1928, imagina 1897!!.

Me lembrei também que o Melekh postou aqui um furo de reportagem, mostrando uma parada Terra Nova, mas da Rio D'ouro.
Vou tentar achar essa matéria, pois dependendo da data, a homônima da Melhoramentos poderia ainda não existir.
Nomes homônimos na época não eram permitidos, haja vista que as ferrovias eram concorrentes (antes da criação da E.F.C.B.).

Veja o caso de Pilares-Cintra Vidal; Madureira-Magno; Jacaré-Herédia de Sá (já expliquei sobre esse último caso).

Sendo assim, me veio à cabeça que a parada Henrique Scheid poderia ter sido Terra Nova da Rio D'ouro.
Loucura, não?
Também não descarto a possibilidade de ser uma parada que fizesse parte do ramal que interligava Inhaúma a "Suburbana"

De qualquer forma, o texto parece citar toda a supressão do ramal de José dos Reis, que ao meu ver nesse caso, seria a variante antiga entre Liberdade e E.Mato.
Me chama a atenção também que a supressão das estações seria em um horário específico e não ainda definitiva.

Sobre o ramal de São Francisco Xavier, imagino ser o mesmo da Anna Neri, sendo que o original tinha mais de 1 Km e houve 2 reduções de comprimento, conforme já debatido.
Enquanto não se prova outra coisa, imagino que os trens vindos de Benfica/Alegria iam até além da chave do ramal e depois iam de ré até essa parada São Francisco, para depois avançarem até Praia Pequena de frente.
Parece que o objetivo seria uma conexão com a E.F.Norte envolvendo a estação de São Francisco Xavier e/ou Silva e Souza da Melhoramentos, caso existisse ainda na época.

Esse é o meu palpite. okk


Boa noite,

Lendo as postagens de vocês e vendo informações antigas de jornais, vejo que já existia a Rua Henrique Scheid em 1892, no bairro de Engenho de Dentro e é sabido que o Engenheiro Henrique Scheid foi chefe de tráfego da EF Rio D'Ouro. Ele faleceu em 1896.

Na minha opinião, acredito que esta parada Rio D'Ouro fazia parte do ramal das Oficinas a partir do desvio que havia na variante antiga após a parada José dos Reis. E a rua Eugenia, seria uma referência à localização da antiga rua Henrique Scheid.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Parada Henrique Scheid

Mensagem por DadoDJ » 04 Ago 2017, 10:19

Muito bom !!!
Sobre as ruas, antigamente elas podem ter tido denominações diferentes. Temos que considerar isso também. Mas a pesquisa foi show de bola, achei interessantíssimo o obituário de Henrique Scheid.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Francisco Amaral
Usuário Ouro
Mensagens: 113
Registrado em: 14 Fev 2012, 17:41

Re: Parada Henrique Scheid

Mensagem por Francisco Amaral » 06 Ago 2017, 18:33

DadoDJ escreveu:Muito bom !!!
Sobre as ruas, antigamente elas podem ter tido denominações diferentes. Temos que considerar isso também. Mas a pesquisa foi show de bola, achei interessantíssimo o obituário de Henrique Scheid.
Boa noite.
Fiz uma rápida pesquisa aqui. Pelo informado neste guia, a Rua Henrique Scheid era bem mais curta em sua origem. Rua Eugênia eu já sabia que era o antigo nome da Rua das Oficinas, mas citada Rua Adélia é a atual Rua Sales Guimarães, ou seja, a Rua Henrique Scheid original era composta apenas do seu atual primeiro quarteirão a partir do Engenhão. Isso pode indicar que a Parada Henrique Scheid realmente ficava ao larga deste trecho da Rua, no Ramal das Oficinas, provavelmente naquele local que aparece nas fotos com alguns galpões e chaminés que analisamos dias atrás.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Parada Henrique Scheid

Mensagem por DadoDJ » 07 Ago 2017, 10:49

Hum ... se entendi bem, faz sentido !
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Parada Henrique Scheid

Mensagem por Adenilson » 08 Ago 2017, 17:38

Amaral, Dado e demais.
Eu ia falar isso. A Henrique Scheid deveria ser um "cotoquinho" de rua a partir da Rua das Oficinas. Na aerofotogrametria de 1928, a rua ainda era tortuosa e tinha pouquíssimas casas. Outra coisa, eles não iriam construir uma estação, nesse caso, José dos Reis, na boca de uma rua, nesse caso, voltada para a "Suburbana".

Por isso, eu insistia tanto em dizer que a rua não existia. De qualquer forma, a estação José dos Reis foi praticamente inaugurada com a ferrovia, sendo aparentemente bem mais antiga que a Rua Henrique Scheid.

Gostaria também que fossem verificadas as datas, pois em uma das reportagens, a rua foi denominada Henrique Scheid antes do cidadão falecer, algo que não é muito comum no Brasil. :ttn:



Francisco Amaral escreveu:
DadoDJ escreveu:Muito bom !!!
Sobre as ruas, antigamente elas podem ter tido denominações diferentes. Temos que considerar isso também. Mas a pesquisa foi show de bola, achei interessantíssimo o obituário de Henrique Scheid.
Boa noite.
Fiz uma rápida pesquisa aqui. Pelo informado neste guia, a Rua Henrique Scheid era bem mais curta em sua origem. Rua Eugênia eu já sabia que era o antigo nome da Rua das Oficinas, mas citada Rua Adélia é a atual Rua Sales Guimarães, ou seja, a Rua Henrique Scheid original era composta apenas do seu atual primeiro quarteirão a partir do Engenhão. Isso pode indicar que a Parada Henrique Scheid realmente ficava ao larga deste trecho da Rua, no Ramal das Oficinas, provavelmente naquele local que aparece nas fotos com alguns galpões e chaminés que analisamos dias atrás.

ribeirofelippe
Usuário Prata
Mensagens: 59
Registrado em: 09 Out 2016, 00:44

Re: Parada Henrique Scheid

Mensagem por ribeirofelippe » 08 Ago 2017, 21:10

[quote="Adenilson"]Amaral, Dado e demais.
Eu ia falar isso. A Henrique Scheid deveria ser um "cotoquinho" de rua a partir da Rua das Oficinas. Na aerofotogrametria de 1928, a rua ainda era tortuosa e tinha pouquíssimas casas. Outra coisa, eles não iriam construir uma estação, nesse caso, José dos Reis, na boca de uma rua, nesse caso, voltada para a "Suburbana".

Por isso, eu insistia tanto em dizer que a rua não existia. De qualquer forma, a estação José dos Reis foi praticamente inaugurada com a ferrovia, sendo aparentemente bem mais antiga que a Rua Henrique Scheid.

Gostaria também que fossem verificadas as datas, pois em uma das reportagens, a rua foi denominada Henrique Scheid antes do cidadão falecer, algo que não é muito comum no Brasil. :ttn:


Boa noite,

Entre um pente fino entre 1840 e 1910, o máximo que achei foi um quadro de horários sobre uma suposta "parada" suprimida Henrique Scheid, quadro esse já mostrado no fórum, cuja posição da parada Henrique Scheid neste quadro era após Pilares, o que gerou dúvidas sobre a nomenclatura Henrique Scheid ser talvez o nome da suposta Terra Nova entre Pilares e Engenho do Matto da EFRD.

Sobre a rua em si, achei outra reportagem de 1891 sobre a rua Henrique Scheid. Essa reportagem cita que a partir de 1892 os prédios/imóveis desta rua seriam cobrados imposto predial, e a mesma reportagem cita os donos dos imóveis, segue abaixo.

Entre o que eu vi sobre a pessoa, resumidamente, Henrique Scheid morava em Petrópolis e na década de 50 era apontador da prefeitura de Estrella, atual área de Magé, na década de 60 trabalhou na Fazenda Petrópolis como cobrador de fóro !!??, foi condutor de trens na década de 70, foi promovido a chefe de seção/tráfego em 1878, em 1884 foi chefe de seção/tráfego da EFRD. Em 1894 foi homenageado com honras de capitão pelos serviços prestados durante a revolta !!?? e faleceu em 1896.

A rua com seu nome pode ter sido uma grande coincidência e não há motivo aparente, visto que não há nada relevante em sua vida para tal antes de 1894, a não ser por causa desta tal revolta, e ele ainda estava na ativa quando a rua foi citada pela primeira vez em 1891.

Quanto esta suposta "parada" continuo acreditando ser algo referente ao desvio na variante antiga a partir de José do Reis.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Responder

Voltar para “Linha tronco: Trecho Caju - Engenho do Matto”