Estação Pilares

Fórum para postagem de informações, dados e registros sobre o trecho entre a estação do Caju e Engenho do Matto, na linha original da ferrovia, que funcionou entre a inauguração em 1876 e o início do século XX
Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação Pilares

Mensagem por Adenilson » 11 Mar 2014, 17:34

Dado: Informações oficiais mostram que a estação de Cintra Vidal foi inaugurada em 1898. Não sabemos ao certo a partir de quando o nome Cintra Vidal foi utilizado.
Me parece que em 1901 ela era uma simples parada, talvez sem um nome oficial.

Você já postou um documento mostrando a concorrência entre as duas ferrovias em relação a estação de Pilares. Houve um momento breve que a Rio D'ouro e Melhoramentos operaram simultaneamente com a primeira ainda com o trecho antigo em operação e o trecho de Inhaúma também.

Acho que a reportagem acima é realmente da estação da Melhoramentos, que posteriormente seria chamada de Cintra Vidal e aparentemente ainda não tinha um nome oficial e era uma simples parada.
Repare que o nome aparece entre aspas.

É o meu palpite.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação Pilares

Mensagem por DadoDJ » 11 Mar 2014, 20:55

Apesar de estar com aspas, já vi vários documentos com ««»› em nomes próprios, bairros e locais ...
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação Pilares

Mensagem por Adenilson » 12 Mar 2014, 09:02

Dado e demais foristas.

Pode ser até um engano do repórter em relação a ferrovia, mas acho isso pouco provável.

Depois que reli algmas postagens sobre Pilares, até o final dos anos 80 (séc XIX) a mesma era chamada de Parada. As plantas da Rio D'ouro são uma prova disso.

Entretanto, todas as reportagens do início do século XX já a entitulavam como estação.

Tudo indica que a reportagem acima se refere a Cintra Vidal. É o que eu especulo.

Outro detalhe é que há uma citação da estação, esta da Rio D'ouro, de 1907.

Há um bar muito antigo em Pilares, que provavelmente foi contemporâneo a Rio D'ouro e sem falar na questão da igreja.
Será que algum comerciante dali não possui uma foto de parentes com gerações mais antigas?
Não acho uma missão impossível tentar conseguir essa foto. Acho até mais fácil que E.Matto e Capão do Bispo.

Vou ver a questão junto a igreja, apesar do destemido Melekh já ter ido até lá e ter recebido a resposta que não havia nada, mas quem sabe em uma instância superior, tal como a arquidiocese do RJ. :ttn:

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação Pilares

Mensagem por DadoDJ » 12 Mar 2014, 11:21

Excelente idéia !
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Melekh
Usuário Diamante
Mensagens: 423
Registrado em: 14 Set 2011, 09:00

Re: Estação Pilares

Mensagem por Melekh » 12 Mar 2014, 11:52

Companheiros,


Paira uma dúvida sobre um reportagem em que dizia que na E.F. Melhoramentos do Brazil, existia uma Estação de nome - Pilares -; assim sendo, na finalidade de trazer um melhor esclarecimento, posto aqui alguns itens que acredito, poderá auxiliar nesta questão. os mesmos já haviam sido postados anteriormente:

Imagem


Imagem


Imagem

Aqui CINTRA VIDAL era apenas uma parada.

Imagem


Será que a E. R. D'Ouro poderia no início estar usando a EF Melhoramentos, pois a Estação Terra Nova, existia tanto na EFRD, quanto EFMB, inclusive os moradores de Terra Nova testemunharam as duas estações, isso é dito por uma senhora chamada Maria, que mora no local exato, da antiga estação de Terra Nova. Não seria a mesma da EFRD?

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação Pilares

Mensagem por DadoDJ » 12 Mar 2014, 12:29

:O :O :O
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação Pilares

Mensagem por Adenilson » 12 Mar 2014, 14:11

Meu amigo, destemido Melekh! Quanto tempo!!!

Você já viu a foto da estação Benfica da Rio D'ouro no tópico homônimo?

Sobre esse questionamento, vou comentar uma coisa de cada vez.

Sobre a estação Pilares descrita na reportagem de 1901, decorria 3 anos da abertura da Parada Cintra Vidal da Melhoramentos (1898), mas a estação de Pilares da Rio D'ouro já existia.

Será que houve tempo para o nome Cintra Vidal "pegar" depois de um tempo tão exíguo de inauguração e com um nome estabelecido há mais tempo como o nome Pilares da Rio D'ouro?

Acho que está mais para a reportagem ser sobre Cintra Vidal, chamada inadequadamente de Pilares, do que para a estação da Rio D'ouro com a ferrovia errada ter sido mencionada.

Agora não resta dúvidas, que a reportagem de 1907, reapresentada por você, trata da estação Pilares da Rio D'ouro, assim como o quadro de paradas e estações dessa ferrovia.

Sobre a estação Terra Nova, acho quase impossível alguém se lembrar da parada de Terra Nova da Rio D'ouro, pois o quadro que aponta essa estação, ou melhor parada, é de 1890. Alguém com memória excepcional que tivesse 5 anos na época e se lembrasse de tudo, teria hoje 129 anos o0

O que aconteceu é que houve 3 estações e/ou paradas Terra Nova, sendo 1 da Rio D'ouro e 2 da Melhoramentos. Eu interpreto assim.
Na aerofotogrametria de 1928 já postada no fórum, vemos a estação de Terra Nova antiga em local mais próximo à estação de Cintra Vidal. Aliás, o mapa postado por você agora também mostra a Terra Nova da Melhoramentos "antiga".
Tempos depois, a estação foi reconstruída em local mais afastado de Cintra Vidal, que era o local apontado por você da procissão, lembra? É o local apontado no site estações ferroviárias.

Entre um período e outro, que pode ter ocorrido no final dos anos 30 e início dos 40, deve ter havido 2 estações para que a comunidade local não ficasse sem a mesma. Uma deve ter sido demolida depois que a sua substituta deve ter sido totalmente construída e entregue à população. Isso em termos de Melhoramentos.

O maior mistério dessa história é em relação a parada Henrique Scheid da Rio D'ouro. Essa foi colocada em uma "grade" de horários, já apresentada nesse fórum, como sendo depois de Pilares.

Na época, você (Melekh) especulou que poderia ter sido um erro ou falta de conhecimento de quem digitou o relatório, mas Rua Henrique Scheid não existia, isso é fato e portanto, penso que não havia sentido em relacionar o nome da Parada Henrique Scheid a uma rua que ainda não existia.

No meu palpite, as paradas Terra Nova e Henrique Scheid, da Rio D'ouro podem ser a mesma em épocas diferentes e as duas estações de Terra Nova que ainda pairam na lembrança dos moradores da região são as "antiga" e "nova" estações de Terra Nova, da Melhoramentos, conforme expliquei nos parágrafos anteriores. okk

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação Pilares

Mensagem por DadoDJ » 12 Mar 2014, 15:24

Estou pesquisando arduamente por documentos sobre a Parada/Estação de Pilares ...
Mas preciso fazer uma observação: a estação e o local tinham que ter logo esse nome ?!?!?!
O que aparece de "Pilares" de sustentação, de pontes, passarelas, casas, igrejas, templos nos documentos que encontro não é brincadeira ...
:lol: :lol: :lol: :lol:
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Melekh
Usuário Diamante
Mensagens: 423
Registrado em: 14 Set 2011, 09:00

Re: Estação Pilares

Mensagem por Melekh » 13 Mar 2014, 08:56

Adenilson, Dado,
Meus amigos!

Tenho acessado o fórum e a Internet muito pouco, pois tenho tido muito trabalho externo e chego um pouco cansado.

Agora que eu via foto da estação Benfica da E.F. Rio D'ouro, pena que boa parte dela estava encoberta, mas me pareceu um prédio de maquinas, parecido com o que eu já vi em Inhaúma, próximo a Antiga Estação Inhaúma, vide:


Imagem

Concordo que a Estação, na época parada Cintra Vidal, possa ter sido chamada de Pilares, por estar em local do mesmo nome, lembrando que naquela época, Pilares era um distrito de Inhaúma.
Também em relação à EFRD, Pilares também era uma parada e posteriormente virou Estação, conforme mapas.

Sobre Terra Nova, você tem razão sobre ter duas Estações em épocas diferentes, acredito eu que uma era da E.F. Melhoramentos e a nova fora feita pela E.F.C.B.
Curioso citar é que a EFRD, construiu Terra Nova já como Estação e não Parada e acredito que neste trecho as linhas das duas ferrovias seguiam paralelas, ou se encontravam; pois naquele trecho, havia um alargamento do leito, inclusive o mesmo eu fotografei, já com os trilhos retirados em Bitola Larga, vide:

Imagem


Imagem

Em relação a parada Henrique Scheid da Rio D'ouro, ainda paira um “mistério”.

Tentarei assim que puder ir a Benfica, para levantar alguma coisa.
Em tempo: A Escola que existe em Pilares se chama Escola Municipal Alagoas e foi reconstruída novamente, por causa do alargamento da Av. Suburbana, assim a chamo ainda. Será que eles possuem acervos de foto?

Abraços aos amigos.

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação Pilares

Mensagem por Adenilson » 13 Mar 2014, 11:17

Essa tabela de 1890 deve ter algum erro. Está estranha.

Reparem que não há horário de saída no trem de manhã da estação Terra Nova. Inseriram o horário no horário da tarde.

Na volta, o trem não para em Terra Nova.

Temos que ver esses códigos envolvendo a letra P e não interpretar direto como se fosse parada.

Caso o trem chegue às 4:40h em Terra Nova e saia logo, como sugere a tabela, então essa parada não deveria ter importância.
De qualquer forma, dá para tentar especular onde era a parada pelo tempo entre as estações anteriores e posteriores.

Melekh, o trilho mostrado por você deve ser resquícios do afastamento dos trilhos para a conformação da plataforma da estação da Melhoramentos ou E.F.C.B.. Depois que a mesma foi demolida, realinharam os trilhos.

Sobre o prédio em Benfica, imagino que deveria ser um prédio de cargas e/ou de almoxarifado ou ainda um prédio com uso genérico. A estação era realmente muito pequena conforme já tinha sido revelada na aerofotogrametria.

Melekh, sobre Pilares, objeto desse tópico, você acha que não poderíamos tentar obter fotos em uma instância maior da igreja como a arquidiocese do RJ, uma vez que você disse que o pároco da Paróquia São Benedito negou possuir fotos de lá.

De qualquer forma, o site da igreja menciona a inauguração da mesma em 1934, o que significa que talvez o nome somente seja reconhecido depois da reforma da igreja para estado atual. Não há menção da igreja no site antes da reforma conforme já vimos nas fotos antigas.

Será que antes a igreja não possuia outro nome? Você está com tempo de passar lá?

Outra coisa, aquela casa na cor ocre de 1928 com certeza não foi contemporânea à estação Pilares da E.F.R.O., mas casas dos anos 10 sim, ou talvez.
Alguém por ali, digo, moradores, deve possuir tais fotos. okk

Responder

Voltar para “Linha tronco: Trecho Caju - Engenho do Matto”