Estação Pilares

Fórum para postagem de informações, dados e registros sobre o trecho entre a estação do Caju e Engenho do Matto, na linha original da ferrovia, que funcionou entre a inauguração em 1876 e o início do século XX
renatodomeier
Usuário ativo
Mensagens: 16
Registrado em: 07 Jan 2016, 22:55

Re: Estação Pilares

Mensagem por renatodomeier » 08 Jan 2016, 16:20

OLÁ AMIGOS !! SAÚDE E PAZ !!

ALGUÉM SABE A DATA CORRETA QUANDO A ESTAÇÃO PASSOU A SER OFICIALMENTE CHAMADA DE PILARES ?

CERTEZA QUE foi antes de 1907

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação Pilares

Mensagem por DadoDJ » 12 Jan 2016, 08:50

Sim, como respondido em outro tópico, esta estação, já extinta há muito tempo, pertenceu à EF Rio d'Ouro e se localizava no Largo de Pilares, não tendo nada a ver com a atual Pilares, antiga Cintra Vidal, do atual Ramal Belford Roxo da supervia
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

renatodomeier
Usuário ativo
Mensagens: 16
Registrado em: 07 Jan 2016, 22:55

Re: Estação Pilares

Mensagem por renatodomeier » 12 Jan 2016, 13:35

Essa da EF Rio d'Ouro apareceu antes dessa atual, correto ?

E o nome sempre foi Pilares ?

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação Pilares

Mensagem por DadoDJ » 13 Jan 2016, 14:31

Sim, sempre foi Pilares
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Melekh
Usuário Diamante
Mensagens: 423
Registrado em: 14 Set 2011, 09:00

Re: Estação Pilares

Mensagem por Melekh » 14 Jan 2016, 15:26

renatodomeier,

No Mapa abaixo datando de 1900, você poderá ver a Variante Antiga da extinta Estrada de Ferro Rio D'ouro, seguindo quase que paralela a Estrada de Ferro Melhoramentos do Brazil, que foi mudada para Linha Auxiliar da Estrada de Ferro Central do Brasil, hoje ramal de Belford Roxo da Supervia.

Na E.F. Rio D'Ouro, próximo ao largo de Pilares em circulo vermelho, você verá a Estação Pilares, já na antiga Mlehoramento do Brazil, paralelamente, está a (na época era apenas uma parada) Estação Cintra Vidal, que a Supervia mudou para o nome Pilares,em referencia ao bairro, segue o Mapa abaixo:

Imagem

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação Pilares

Mensagem por Adenilson » 01 Fev 2016, 10:36

Melekh.

A idéia de colocar o mapa foi muito boa, pois dirime bem a dúvida do Renato. Apenas complemento que não temos muita precisão sobre o período de simultaneidade da operação das duas estações (Rio D'ouro e Melhoramentos), pelo simples fato de ser obscuro se a Rio D'ouro interrompeu logo o fluxo da variante antiga em detrimento da nova (passando por Inhaúma), ou se houve operação das duas variantes e até quando, mas já vi mapas que mostravam, que pelo menos a linha ficou por ali até 1907 ou 1910 e que fotos revelam que na João Ribeiro, a linha abandonada ficou por mais tempo.

Melekh
Usuário Diamante
Mensagens: 423
Registrado em: 14 Set 2011, 09:00

Re: Estação Pilares

Mensagem por Melekh » 01 Fev 2016, 21:58

Adenilson.


Desculpe a demora da resposta, mas podemos comprovar que a variante antiga da EFRD estava em pleno funcionamento no ano de 1916, acredito que tenha de estendido até um pouco mais. Também tanto a Variante Antiga quanto a Nova chegaram a funcionar juntas por um pequeno período de tempo, como se houvesse uma transição, isso já foi postado com alguns mapas antigo e grade horária, veja algumas reportagem


Coloco aqui a grade das estações da E.F. Rio D’Ouro nas diversas épocas que segue abaixo:

Boa parte das tabelas foram postadas pelos companheiros.



Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Poderemos ver que a E.F. Rio D'Ouro passou por diversas mudanças desde a sua criação.

Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem




Algumas reportagens da Estação Pilares e Liberdade.


Imagem


Imagem


Notem aqui que em 1916, ainda estava em funcionamento a Variante Antiga da EFRD.


Imagem

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação Pilares

Mensagem por Adenilson » 08 Mar 2016, 10:27

Isso explica a foto da década de 20 ainda mostrando trilhos, mesmo que abandonados, na Av. João Ribeiro.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação Pilares

Mensagem por DadoDJ » 09 Mar 2016, 15:11

Bem lembrado, Adenilson.
Aproveitando ... Melekh, vc falou que tem uma foto da estação Pilar quando o encontrei da última vez. Alerto que estive digitalizando vários álbuns cedidos pela AENFER (que foram doados por um ex-ferroviário), com 90% das fotos inéditas. Neste acervo consta uma foto de uma estação Pilar. Mas de acordo com o que observei, parece que era a estação Pilar existente no Nordeste (existem duas, uma delas seria essa da foto, sem identificação no verso). Apesar de bastante modificada, a estação anterior possui uma arquitetura muito semelhante à da foto antiga, observem:
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação Pilares

Mensagem por DadoDJ » 09 Mar 2016, 15:13

Vou transferir estes dados para o tópico correspondente.
E essas fotos em breve estarão no site, ficaremos com um acervo espetacular !
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Responder

Voltar para “Linha tronco: Trecho Caju - Engenho do Matto”