Parada Capão do Bispo

Fórum para postagem de informações, dados e registros sobre o trecho entre a estação do Caju e Engenho do Matto, na linha original da ferrovia, que funcionou entre a inauguração em 1876 e o início do século XX
tche
Usuário Diamante
Mensagens: 282
Registrado em: 27 Abr 2012, 09:28

Re: Parada Capão do Bispo

Mensagem por tche » 08 Mai 2014, 09:31

Olá pessoal, pelo mapa, Capão do Bispo ficava onde se localiza uma casa da material de construção após aos edifícios de um dos conjuntos do IPASE, logo depois da catedral da Igreja Universal. Se não me engano, existe ali uma placa com o nome da localidade. À proposito, olhando a foto aérea, ainda tenho dúvidas de como funcionavam os cruzamentos dos trens elétricos com os bondes elétricos em Del Castilho naquela passagem de nível...

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Parada Capão do Bispo

Mensagem por Adenilson » 08 Mai 2014, 10:25

Tchê. A parada do Capão do Bispo, segundo o mapa postado pelo Melekh era na Estrada de Santa Cruz (atual D.Helder Câmara) em tangente mais próxima à linha auxiliar, ou seja, em algum ponto dentro do círculo marcado por mim ou na pior das hipóteses, na borda do mesmo, no lado direito.

Hoje o local é a Igreja Universal, pois segundo os mapas, a ferrovia ali era mais do lado direito, sentido Pilares e gradativamente ia passando para o lado esquerdo na altura do atual bairro do Cachambi até chegar a estação José dos Reis.

Devemos levar em consideração que naquela época, a via era bem mais estreita.

A parada não era mesmo próximo a residência da fazenda do Capão. Na época da implementação da parada (1891), a qual imagino sem plataforma ou construção vultuosa, toda a localidade era conhecida como Capão do Bispo.

Repare na foto que havia um caminho. Esse caminho não era em frente a fazenda do Capão, mas poderia ser um acesso alternativo a algum ponto da mesma. okk


Sobre a passagem de nível, foi bom você voltar ao assunto. Em 1928, nenhuma ferrovia era eletrificada então não dá para perceber essa realidade. Independente disso, os bondes nos anos 20 não passavam por ali. Iam até a Av. Democráticos vindos de Benfica.
Não saberia dizer em tempos mais modernos.

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Parada Capão do Bispo

Mensagem por Adenilson » 08 Mai 2014, 10:29

Só para complementar, imagino que deva ser muito difícil obter detalhes dessa parada do Capão. Teve vida muito efêmera, por volta de 7 anos.

tche
Usuário Diamante
Mensagens: 282
Registrado em: 27 Abr 2012, 09:28

Re: Parada Capão do Bispo

Mensagem por tche » 08 Mai 2014, 12:23

Realmente minha dúvida é pertinente, pois embora eu me lembre bem dos bondes na cidade e tenha viajado neles, naquela região de Del Castilho nunca andei. O que eu desconfio é que os bondes viravam na Av. dos Democráticos em direção à Ramos, e para atingir Pilares ou Cascadura eles vinham do Meier pela rua Cachambi ou José Bonifácio. O fato é que na região de Del Castilho e Maria da Graça não se nota vestígios de trilhos de bonde.

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Parada Capão do Bispo

Mensagem por Adenilson » 09 Mai 2014, 10:19

Tchê. Eu também fiquei curioso sobre essa questão dos cabos de eletrificação de bondes e trens.
Havia 3 passagens de nível, as quais tenho quase certeza que tinha circulação de bondes e foram contemporâneas a ferrovia eletrificada.

1) Passagem de nível junto a estação de Triagem na continuação da Rua Licínio Cardoso, antes da construção do Viaduto Ana Néri.
2) Perto dali, na Rua Ana Néri sobre as linhas Auxiliar e Leopoldina.
3) Passagem da Rua Álvaro Miranda com a linha auxiliar em Pilares, junto a estação de Cintra Vidal.
Obs 1:Hoje a Álvaro Miranda tem a sua continuação chamada de Alfredo Sousa Mendes, mas na época era uma via com o mesmo nome.
Obs 2: Tenho quase certeza que a linha auxiliar foi eletrificada em 1945 ou por aí.



tche escreveu:Realmente minha dúvida é pertinente, pois embora eu me lembre bem dos bondes na cidade e tenha viajado neles, naquela região de Del Castilho nunca andei. O que eu desconfio é que os bondes viravam na Av. dos Democráticos em direção à Ramos, e para atingir Pilares ou Cascadura eles vinham do Meier pela rua Cachambi ou José Bonifácio. O fato é que na região de Del Castilho e Maria da Graça não se nota vestígios de trilhos de bonde.

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Parada Capão do Bispo

Mensagem por Adenilson » 09 Mai 2014, 13:38

Tchê: Achei uma foto na internet que retrata uma passagem de nível na região da Mooca em São Paulo, entre bondes e a ferrovia Santos X Jundiaí.

Reparem no intrincado sistema. Acho que a imagem respondeu os nossos questionamentos.

Cruzamento.jpg
Dado: O assunto foge totalmente o do tópico, mas acabou acontecendo naturalmente em face à dúvida do Tchê. Eu me lembro em um outro tópico, onde alguém perguntou sobre isso recentemente. Se você se lembrar qual foi, pode transferir essa postagem para o local certo.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Parada Capão do Bispo

Mensagem por DadoDJ » 09 Mai 2014, 17:59

Acho que foi no tópico sobre Triagem mesmo ... vou verificar, mas conforme for, realoco para outro tópico à parte, esta dúvida é muito interessante e tenho certeza que muita gente tem curiosidade a respeito ...
okk
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

tche
Usuário Diamante
Mensagens: 282
Registrado em: 27 Abr 2012, 09:28

Re: Parada Capão do Bispo

Mensagem por tche » 25 Mai 2014, 20:46

Olá pessoal...Para dirimir a dúvida sobre os bondes elétricos cruzarem em nível em Del Castilho, fui consultar o Helio Ribeiro, a maior autoridade em Bondes no Rio de Janeiro {wwwbondesrio.com} e uma das maiores do Brasil, que me deu a seguinte explicação: os bondes que se dirigiam à Penha tomavam a Av. Suburbana no Largo de Benfica, e entravam à direita na Av. dos Democráticos, Rua Uranos, até chegarem ao seu destino. Por outro lado, os bondes que se dirigiam a Pilares, Cascadura, e Madureira, vinham pela Arquias Cordeiro, José Bonifácio, entravam à esquerda na A. Suburbana, largo de Pilares, ou entravam pela Arquias Cordeiro, rua da Abolição, Largo da Abolição, Av. Suburbana, Carvalho de Souza, até Madureira, voltando pela Carolina Machado. Portanto, no trecho da Av. Suburbana compreendido entre Av. dos Democráticos e José Bonifácio, logo após ao Norte Shopping, não circularam bondes. Forte abraço.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Parada Capão do Bispo

Mensagem por DadoDJ » 26 Mai 2014, 15:08

okk
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
Axerock
Usuário Prata
Mensagens: 59
Registrado em: 27 Set 2013, 21:43

Re: Parada Capão do Bispo

Mensagem por Axerock » 19 Mai 2015, 13:44

Eu já tinha posto esta foto aqui, mas parece que foi removida :( Segundo o Dado, parece que foi num dos backups do forum.

Coloco-a de novo. Caso esteja no local errado, favor realocá-la ;) okk

Zona Norte. Do livro Geografia do Distrito Federal - Affonso Várzea). Aparece a igreja na rua Tenente França.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Responder

Voltar para “Linha tronco: Trecho Caju - Engenho do Matto”