Parada Liberdade (Del Castilho)

Fórum para postagem de informações, dados e registros sobre o trecho entre a estação do Caju e Engenho do Matto, na linha original da ferrovia, que funcionou entre a inauguração em 1876 e o início do século XX
Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Parada Liberdade (Del Castilho)

Mensagem por Adenilson » 15 Set 2013, 12:24

Pessoal,
Resolvi ampliar a foto enviada pelo Melekh com algumas explicações. Segue foto abaixo e mais abaixo ainda, os meus palpites.
Liberdade1911.jpg
Ainda não tenho certeza sobre o que penso da foto, devido ainda à algumas contradições que esse ângulo parece mostrar.

A linha azul ao fundo, parece ser a linha auxiliar da esquerda para a direita, sendo de Cesário Machado para Del Castilho.

A cobertura que mostrei com a seta azul parece ser a de Del Castilho (auxiliar).

A linha lilás parece ser a da Rio D'ouro parece ser a Rio D'ouro vinda da Estrada de Santa Cruz (futura ex-Suburbana :lol: ) e essa linha se aproximaria da linha auxiliar, com possibilidade de haver desvios (é que a planta de 1917 parece mostrar). Após essa aproximação, a linha seguiria para Inhaúma, para onde imagino que a composição está indo.

A linha verde deve ser uma linha "morta" de manobras, ou que não tem saída, ou que tem um desvio para a linha lilás.

O círculo laranja parece mostrar um pequeno prédio de alvenaria ou madeira, sendo este em primeiro plano em relação a cobertura. Seria essa a estação de Liberdade?
Essas posições entre as estações estariam de acordo com a planta de 1917.

Obs: Saliento aqui que ao mencionar Del Castilho, obrigatoriamente a estação em referência é a da Auxiliar e Liberdade, da Rio D'ouro.

DÚVIDAS AINDA EM RELAÇÃO AOS PONTOS MARCADOS POR MIM ACIMA.

Em relação ao que coloquei, ainda tenho algumas dúvidas.

1) O alinhamento da cobertura que seria a de Del Castilho parece estar mais alinhada com a linha lilás do que com a linha zul. :ttn: De qualquer forma, poderia haver ali atrás da multidão, alguma pequena curva para a entrada no pátio. A planta de 1917 mostra muitas curvas.

2) A planta de 1917 mostra que a entrada da estação de Del Castilho está praticamente localizada no cruzamento com a Estrada de Santa Cruz. Sendo assim, não era para essa aparecer? :ttn:
Vejo bem a esquerda da foto, também a esquerda de uma casa clara, uma avenida que parece se afastar. Seria a Estrada de Santa Cruz?
Mas se for, a estação de Del Castilho parece estar muito recuada em relação a planta de 1917.

Será que entre 1911 e 1917, houve alguma alteração no pátio ou alguma das estações? :ttn:

Se alguém visualizou outra possibilidade, peço que escrevam.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

tche
Usuário Diamante
Mensagens: 282
Registrado em: 27 Abr 2012, 09:28

Re: Parada Liberdade (Del Castilho)

Mensagem por tche » 15 Set 2013, 12:32

Olá pessoal, estive hoje cedo em Del Castilho para tecer algumas considerações: a estação antiga da Rio D´Ouro embora aparentemente estivesse no local da atual estação do Metrô, se situava bem perto do cruzamento com a Avenida Suburbana, 50 metros talvez, enquanto a estação atual se situa próximo à antiga passagem de nível com a Automóvel Clube. Digo isso porque na foto de 1963 a primeira grande edificação da fábrica, quadrada e com janelas grandes e retangulares, termina exatamente no ponto em que a Automóvel Clube faz uma curva fechada para a esquerda e cruza os trilhos da Rio D´Ouro, e neste ponto se situa a atual estação do Metrô. Os prédios restantes da fábrica Nova América ficavam voltados para um terreno baldio, que em 1974 se tornou a pista de subida para a Pavuna, ficando o leito da ferrovia já desativado entre as duas pistas, como eu já havia postado antes. Acrescentado, comparando com a foto, nota-se que a atual pista de descida da Automóvel Clube na altura da estação do Metrô, junto à linha da Supervia, era leito e parte da estação antiga da Rio D´Ouro. Uma nota de entristecer; pela janela do Metrô notei o quanto o pátio de Triagem está devastado, pois todas as linhas foram arrancadas, com exceção das duas do ramal de Saracuruna, não existindo nenhuma linha de bitola métrica...Abraços.

renatodomeier
Usuário ativo
Mensagens: 16
Registrado em: 07 Jan 2016, 22:55

Re: Parada Liberdade (Del Castilho)

Mensagem por renatodomeier » 08 Jan 2016, 16:17

OLÁ AMIGOS !! SAÚDE E PAZ !!

A ESTAÇÃO Del Castilho passou a ter oficialmente esse nome entre 1912 e 1920. Alguém sabe a data correta ?

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Parada Liberdade (Del Castilho)

Mensagem por Adenilson » 15 Mar 2016, 15:05

Renato. A estação Engenheiro Del Castilho é o nome original que surgiu com a inauguração da Melhoramentos do Brasil em 1895.

A estação Liberdade foi uma estação da Rio D'ouro que ficava ao lado da estação Del Castilho, que era da Melhoramentos.

A estação Liberdade foi inaugurada em 1898 quando os trens da Rio D'ouro que vinham da atual Dom Hélder Câmara passaram ao invés de seguir por esta, passaram a partir dali, a fazer a curva, acompanhando o que é hoje a linha 2 do metrô. Entretanto o trecho antigo que seguia pela Dom Hélder Câmara não foi desativado de imediato segundo as nossas pesquisas. Há relatos em jornais que os trens ali circularam até a década de 10 do século XX, nesse caso, as duas variantes em operação.

Antes da inauguração do trecho novo da Rio D'ouro, os trens desta ferrovia não tinham acesso a Engenheiro Del Castilho por ser em linha obliqua ( Depois da inauguração da Melhoramentos, havia ali um cruzamento de ferrovias) e sendo assim seguiam de Venda Grande (parada anterior) até Capão do Bispo (parada posterior).

A parada Venda Grande ficava na atual Dom Hélder Câmara, em frente a atual Estrada Ademar Bebiano, enquanto Capão do Bispo, ficava em frente a atual igreja Universal.

Qualquer dúvida, é só perguntar. Abraços.

Melekh
Usuário Diamante
Mensagens: 423
Registrado em: 14 Set 2011, 09:00

Re: Parada Liberdade (Del Castilho)

Mensagem por Melekh » 16 Mar 2016, 10:18

Adenilson,

Saudações!

Me corrija se eu estiver errado:

A Estação Liberdade pertencia a Variante Antiga que vinha do Caju.

A Estação Del Castilho pertencia a Variante Nova que vinha de Francisco Sá.

Liberdade e Del Castilho são estações diferentes da E.F. Rio Douro e também ficavam em locais diferentes.

É isso ?!?!?

tche
Usuário Diamante
Mensagens: 282
Registrado em: 27 Abr 2012, 09:28

Re: Parada Liberdade (Del Castilho)

Mensagem por tche » 16 Mar 2016, 11:16

Olá pessoal, vejo essa foto da construção do viaduto de Del Castilho em 1963 com tristeza devido ao fato de que TODA a área ao redor foi destruída, pois à direita da foto se encontravam as Indústrias Klabin onde o complexo era amplo e possuía até campo de futebol, onde eu tive o prazer de jogar. Já pelo lado esquerdo da foto e junto ao viaduto, existe a horrenda favela bandeira 2, onde a crackolândia é uma das maiores da cidade. Para quem nasceu depois de 1985 e tem o governo militar como um vilão fabricado pela mídia corrupta, saibam que drogas, crackolândias, fuzis automáticos, e naturalmente um país falido, são um produto daqueles que pediram a abertura política e que estavam exilados. E voltando ao que nos interessa, atualmente vocês não conseguem nem chegar até a esquina em um trem de passageiros, já que eles não existem mais. Mas na época da foto, era possível chegar até à lua de trem...

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Parada Liberdade (Del Castilho)

Mensagem por Adenilson » 29 Mar 2016, 15:16

Melekh escreveu:Adenilson,

Saudações!

Me corrija se eu estiver errado:

A Estação Liberdade pertencia a Variante Antiga que vinha do Caju.

A Estação Del Castilho pertencia a Variante Nova que vinha de Francisco Sá.

Liberdade e Del Castilho são estações diferentes da E.F. Rio Douro e também ficavam em locais diferentes.

É isso ?!?!?
Melekh...Tudo indica que a primeira estação a ter surgido ali foi a de Engº Del Castilho, da Melhoramentos entre 1895 e 1898. O ano oficial é 1898, mas li em um livro na Biblioteca Nacional que a ferrovia teve a sua construção iniciada em 1895.
No mapa de 1894 da Rio D'ouro, o cruzamento de ferrovias ainda não existia e a estação mais próxima era Venda Grande. Capão do Bispo ainda não existia.

Depois que Del Castilho da Melhoramentos foi inaugurada, os trens da Rio D'ouro que seguiam pela atual Dom Hélder Câmara continuavam a não parar ali. Apenas quando a variante nova foi aberta em 1898, apesar de 1894 existir já parte do trecho, é que a estação Liberdade foi inaugurada, mas os trens continuavam a sair do Cajú.

Imagino que a unificação do nome Del Castilho deva ter ocorrido quando a E.F.C.B. encampou todas as ferrovias.

Moacyr Senna
Usuário ativo
Mensagens: 7
Registrado em: 15 Nov 2014, 00:21

Re: Parada Liberdade (Del Castilho)

Mensagem por Moacyr Senna » 30 Abr 2018, 19:21

admin escreveu:Tópico reservado para postagem de dados, matérias, notícias, informações, registros ou imagens sobre a Parada Liberdade/Del Castilho
Boa noite.Gostaria de saber se a Rio D'Ouro dividiu os trilhos com a linha auxiliar desde que passou a sair de Francisco Sá (1922) ou se tinhas suas próprias linhas.Sei que na época do aumento de bitola da auxiliar, esse compartilhamento já existia.Razão inclusive do terceiro trilho até Del Castilho.Alguém tem essa informação?
Obrigado.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Parada Liberdade (Del Castilho)

Mensagem por DadoDJ » 03 Mai 2018, 00:57

Moacyr Senna escreveu:
admin escreveu:Tópico reservado para postagem de dados, matérias, notícias, informações, registros ou imagens sobre a Parada Liberdade/Del Castilho
Boa noite.Gostaria de saber se a Rio D'Ouro dividiu os trilhos com a linha auxiliar desde que passou a sair de Francisco Sá (1922) ou se tinhas suas próprias linhas.Sei que na época do aumento de bitola da auxiliar, esse compartilhamento já existia.Razão inclusive do terceiro trilho até Del Castilho.Alguém tem essa informação?
Obrigado.
Boa noite (ou bom dia ?) !
A EFRO usava o leito da Linha Auxiliar em linha com bitola mista, entre Francisco Sá e Del Castilho, após o aumento de bitola da Linha Auxiliar. Está correta a sua informação.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Moacyr Senna
Usuário ativo
Mensagens: 7
Registrado em: 15 Nov 2014, 00:21

Re: Parada Liberdade (Del Castilho)

Mensagem por Moacyr Senna » 24 Mai 2018, 18:26

DadoDJ escreveu:
Moacyr Senna escreveu:
admin escreveu:Tópico reservado para postagem de dados, matérias, notícias, informações, registros ou imagens sobre a Parada Liberdade/Del Castilho
Boa noite.Gostaria de saber se a Rio D'Ouro dividiu os trilhos com a linha auxiliar desde que passou a sair de Francisco Sá (1922) ou se tinhas suas próprias linhas.Sei que na época do aumento de bitola da auxiliar, esse compartilhamento já existia.Razão inclusive do terceiro trilho até Del Castilho.Alguém tem essa informação?
Obrigado.
Boa noite (ou bom dia ?) !
A EFRO usava o leito da Linha Auxiliar em linha com bitola mista, entre Francisco Sá e Del Castilho, após o aumento de bitola da Linha Auxiliar. Está correta a sua informação.
Obrigado Dado.

Responder

Voltar para “Linha tronco: Trecho Caju - Engenho do Matto”