Parada Liberdade (Del Castilho)

Fórum para postagem de informações, dados e registros sobre o trecho entre a estação do Caju e Engenho do Matto, na linha original da ferrovia, que funcionou entre a inauguração em 1876 e o início do século XX
admin
Administrador
Mensagens: 144
Registrado em: 17 Ago 2011, 13:58
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Parada Liberdade (Del Castilho)

Mensagem por admin » 30 Dez 2012, 13:08

Tópico reservado para postagem de dados, matérias, notícias, informações, registros ou imagens sobre a Parada Liberdade/Del Castilho

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Parada Liberdade (Del Castilho)

Mensagem por Adenilson » 01 Set 2013, 17:34

ESTAÇÃO DEL CASTILHO.

A estação Del Castilho da E.F.Rio D'ouro se chamava Liberdade e teve o seu nome alterado para Del Castilho quando a E.F.C.B. "encampou" todas as ferrovias.

Segue abaixo a foto da obra do Viaduto Emílio Baumgart em Del Castilho, durante o governo de Carlos Lacerda, que acabou nos presenteando com as duas estações de Del Castilho, a da Linha Auxiliar, a esquerda e da Rio D'ouro, a direita.
Como podemos observar e eu já havia falado isso, é mito, o que está escrito na internet que a estação da Rio D'ouro era onde é hoje a estação do metrô.
Na realizada, a estação do metrô era um pouco mais afastada.

Observamos também bitola mista na Rio D'ouro e pela data, a estação estava em funcionamento ainda, mas as imagens mostram uma degradação já considerada. :sn:

Ao fundo, como o Tchê já tinha comentado, segue o ponto da passagem de nível no pátio superior de Del Castilho, onde a Automóvel Clube "cruza" com a Rio D'ouro da direita para a esquerda no sentido Inhaúma e passando a seguir apenas por esse lado.

Segue abaixo a foto da estação, ou melhor, estações :lol:
Del Castilho1963.jpg


Obs: Essa foto também foi postada no tópico da estação Del Castilho da E.F.Melhoramentos.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Avatar do usuário
Luiz Eduardo
Usuário Diamante
Mensagens: 458
Registrado em: 14 Set 2011, 22:28
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Parada Liberdade (Del Castilho)

Mensagem por Luiz Eduardo » 02 Set 2013, 21:23

Cara, sem palavras...
Abraços

Luiz Eduardo
Moderador

Acompanhem nossas expedições pelo meu Blog:
Trilhos e Trilhas Rio de Janeiro

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Parada Liberdade (Del Castilho)

Mensagem por Adenilson » 03 Set 2013, 21:28

Valeu Luiz :beer:.
Ao resgatar as fotos também perdi a contagem de quanto tempo fiquei "degustando" os detalhes.
Se não me engano acho que foi sua a declaração que fora a Leopoldina, a Auxiliar era a ferrovia que mais te fascinava.
Cada um tem a sua ferrovia predileta, então posso me colocar no seu lugar.

Abraço okk

Avatar do usuário
Luiz Eduardo
Usuário Diamante
Mensagens: 458
Registrado em: 14 Set 2011, 22:28
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Parada Liberdade (Del Castilho)

Mensagem por Luiz Eduardo » 03 Set 2013, 23:56

^^ Essa paixão que nos move e nos fascina é algo indescritível.
Abraços

Luiz Eduardo
Moderador

Acompanhem nossas expedições pelo meu Blog:
Trilhos e Trilhas Rio de Janeiro

Melekh
Usuário Diamante
Mensagens: 423
Registrado em: 14 Set 2011, 09:00

Re: Parada Liberdade (Del Castilho)

Mensagem por Melekh » 10 Set 2013, 18:59

Companheiros,


Saudações.

Coloco aqui a Estação Liberdade, estação esta da Variante Antiga da E.F. Rio D'Ouro, quando ainda partia do Caju.
Ao contrario do que se pensa, a Estação Del Castilho da EFRD, pertencia a Variante Nova, saindo de Francisco Sá e seguindo Rumo a Inhaúma


ESTAÇÃO LIBERDADE


Imagem


Abraços

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Parada Liberdade (Del Castilho)

Mensagem por DadoDJ » 10 Set 2013, 23:23

Show de bola, Melekh !
Essa foto acredito que alguns de nós já conhecíamos, pois acho que vc a postou antes. É um belo resgate, eu já nem me lembrava dela ...
:WK:
Me lembro que da outra vez, em que você a postou, eu fiquei confuso em relação à posição da estação. Vejo algumas linhas no que parece ser um pátio atrás. Vejo a paradinha com uma cobertura e vagões. Agora qual a posição do fotógrafo em relação à estação ? Para a direita ía para onde e para a esquerda é em qual sentido ?
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Parada Liberdade (Del Castilho)

Mensagem por Adenilson » 14 Set 2013, 17:21

Antes de tudo, voltando à civilização :lol:

Melekh. Me lembro bem dessa foto.
Dado, Melekh e demais foristas: Infelizmente essa multidão aí acabou atrapalhando a visão da estação.
Verifiquem o link abaixo que postei do pátio de Del Castilho e Liberdade em 1917, apenas 6 anos depois da foto postada pelo Melekh.
Sabemos que nessa época, a linha auxiliar e a Rio D'ouro eram métricas e singelas, mas em Del Castilho, havia um pátio maior com desvios e linhas sem saída.
Dá para ver no link abaixo que Liberdade era uma estação bem menor e era localizada próximo ao final de Del Castilho (auxiliar).

Vendo a foto dá a impressão que o trilho que vém da esquerda em primeiro plano é o da Rio D'ouro e ainda em curva para se aproximar de Liberdade. O trilho a direita da multidão não é a continuação do primeiro, pois parece "sem saída".
É estranho pois a cobertura lá atrás parece estar um pouco desalinhada com a linha mais ao fundo, que deve ser da Auxiliar e apenas por isso eu não bateria o martelo que tal cobertura seria Del Castilho, pois o seu alinhamento parece acompanhar o trilho que vém da esquerda da multidão, porém mais ao fundo.

Por outro lado na direção da árvore mais alta ao fundo e próxima a cobertura com o telhadinho, parece haver uma construção em alvenaria, mais baixa e mais simples e mais próxima do fotógrafo que a tal cobertura.
Seria essa simples construção a estação de Liberdade e a maior cobertura a de Del Castilho?
Tal posição estaria em concordância com o que mostra a planta de 1917.

Mas se não for, a cobertura seria Liberdade e Del Castilho teria que estar mais atrás. :ttn:

Peço que o Melekh amplie a foto e aumente os contrastes naquele ponto apenas onde há a maior árvore.

A princípio, Dado, eu ficaria com a opinião que a cobertura com telhadinho seria Del Castilho, tal construção menor em primeiro plano (caso seja) , Liberdade e os trilho em primeiro plano da Rio D'ouro. Como logo após Del Castilho há uma curva para a esquerda em direção a Chave Zieze (na época), penso que a composição já além da estação não teria esse ângulo.
Parece que a mesma vai em direção a Inhaúma e se trata de uma composição da Rio D'ouro, cuja foto mostra apenas o último vagão.

Para a melhor comparação, segue abaixo o link.
Se atentem que dos 2 trechos de linhas existentes nessa planta, o pátio de Del Castilho e Liberdade está na parte superior e que Inhaúma estaria para a esquerda, sendo na minha opinião ao contrário da foto.
Não confundir também as linhas de trem com as adutoras, inclusive cuja parte, aparecem na foto de 1911.

http://www.trilhosdorio.com.br/tremdeda ... /fl04.html" onclick="window.open(this.href);return false;

Melekh
Usuário Diamante
Mensagens: 423
Registrado em: 14 Set 2011, 09:00

Re: Parada Liberdade (Del Castilho)

Mensagem por Melekh » 15 Set 2013, 02:39

Dado, Adenilson,

Sinceramente não me lembro de tê-la postado antes, acredito que só a encontrei agora, mas posso estar enganado.

Na minha opinião a Estação Liberdade, nada tem a ver com a Estação Del Castilho da EFRD, acredito que liberdade pertencia a Variante Antiga e a Del Castilho quando a Rio Douro foi para EFCB.

Até pelo traçado da linha antiga poderia não convergir.

Posso estar errado, mas de qualquer forma coloco agora a Del Castilho que presumo ser da Variante Nova, ou como esta Variante era chamada – Linha Auxiliar da E.F. Rio Douro, no tempo em que ambas Variantes existiam.

Em tempo: Adenilson, vos enviei por e-mail fotos anexas com um recado, a seu pedido.

Abraço a todos.

Imagem

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Parada Liberdade (Del Castilho)

Mensagem por Adenilson » 15 Set 2013, 11:24

Melekh.
Na minha opinião, a estação Liberdade foi criada apenas quando os trens passaram a utilizar definitivamente a variante de Inhaúma.
No traçado antigo, os trens iam de Venda Grande para Capão do Bispo ou José dos Reis, dependendo do ano e logo após a inauguração da ferrovia, iam direto para Pilares, pois Capão e J.Reis não existiam.

Temos várias tabelas de horário que parecem demonstrar isso.

Liberdade portanto, era obrigatoriamente a estação de Del Castilho da Rio D'ouro, mas parece que antes do encampamento das ferrovias por parte da E.F.C.B., não havia o hábito ou realmente não podia ser colocado nomes iguais em imóveis diferentes, sobretudo de ferrovias diferentes.

Depois que a E.F.C.B. absorveu a adminstração de todas as ferrovias da cidade, o nome Liberdade deve ter sido substituído plor Del Castilho, da Rio D'ouro.

Melekh, observe no link do mapa que deixei acima, que a plataforma de Del Castilho da auxiliar era comprida e Liberdade, representada por um prédio todo preenchido em branco era bem menor.
Também concordo que o prédio da estação Del Castilho da Rio D'ouro que aparece perto do Nova América já deve ser um mais moderno em relação à primitiva Liberdade.

Responder

Voltar para “Linha tronco: Trecho Caju - Engenho do Matto”