Parada Venda Grande

Fórum para postagem de informações, dados e registros sobre o trecho entre a estação do Caju e Engenho do Matto, na linha original da ferrovia, que funcionou entre a inauguração em 1876 e o início do século XX
admin
Administrador
Mensagens: 144
Registrado em: 17 Ago 2011, 13:58
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Parada Venda Grande

Mensagem por admin » 30 Dez 2012, 13:07

Tópico reservado para postagem de dados, matérias, notícias, informações, registros ou imagens sobre a Parada Venda Grande

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Parada Venda Grande

Mensagem por DadoDJ » 05 Ago 2013, 15:28

Abaixo uma notícia confusa, publicada na Gazeta da Tarde em 27 de junho de 1883, falando sobre a parada/estação Venda Grande, além de Irajá e Itaipú.
A notícia fala que serão suprimidas as estações de Venda Grande e Irajá e serão construídas as paradas Venda Grande, Irajá e Itaipú !
Não era pra ser ao contrário ?
o0
De qualquer forma, temos mais uma confirmação que em 1883 já existiam paradas em Irajá e Venda Grande.
Supressão de Venda Grande e Irajá e criação de Venda Grande, Irajá e Itaypu - Gazeta da Tarde 27-06-1883.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Parada Venda Grande

Mensagem por Adenilson » 05 Ago 2013, 15:55

Essa eu também não entendi. :ttn:

DadoDJ escreveu:Abaixo uma notícia confusa, publicada na Gazeta da Tarde em 27 de junho de 1883, falando sobre a parada/estação Venda Grande, além de Irajá e Itaipú.
A notícia fala que serão suprimidas as estações de Venda Grande e Irajá e serão construídas as paradas Venda Grande, Irajá e Itaipú !
Não era pra ser ao contrário ?
o0
De qualquer forma, temos mais uma confirmação que em 1883 já existiam paradas em Irajá e Venda Grande.
Supressão de Venda Grande e Irajá e criação de Venda Grande, Irajá e Itaypu - Gazeta da Tarde 27-06-1883.jpg

Melekh
Usuário Diamante
Mensagens: 423
Registrado em: 14 Set 2011, 09:00

Re: Parada Venda Grande

Mensagem por Melekh » 31 Out 2013, 22:56

Consegui esta foto na Praça XV.

Eu dei alguns nomes de Estação e dei preferencia as da EFRD.

Um dos vendedores disse que poderia ver com mais calma e pediu que eu voltasse após duas horas.

Eis a foto que consegui:

ESTAÇÃO VENDA GRANDE

Imagem


Será a da EFRD ou Engenho Novo?

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Parada Venda Grande

Mensagem por DadoDJ » 31 Out 2013, 23:48

Caramba, essa vai ser dificil de precisar a localização.
Mas parece que não é uma estação. Apesar de parecer uma plataforma em primeiro plano, e que sugeriria que trilhos haveriam passado ali em alguma época (pois não há leito visível na imagem), logo à esquerda há um desnível no terreno que impossibilitaria uma existência anterior de trilhos.
Outra coisa que me chamou a atenção é que a construção é avultada, o que contraria a maioria das estações da EF Rio d'Ouro na época da imagem (parece ser o ano de 1917).
O mais provável é que não seja a estação nem da Rio d'Ouro nem da EFCB (antigo nome do Engenho Novo), mas ... uma VENDA ! Ou seja, um comércio da época. Por isso o nome Venda Grande. Se for isso, a foto talvez seja tão rara e historicamente valiosa quanto a da estação, pois eu nunca vi registros dessa tal venda !
Parabéns, Melekh ! Descoberta incrível ! Vamos aguardar a opinião dos demais membros do fórum ...
okk

Obs.: a foto é do Augusto Malta, ou de algum parente dele ! Ou seja, parece que o acervo do fotógrafo é maior do que eu imaginava ... muita coisa deve estar escondida ainda, aguardando nossas pesquisas !
:Y:
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Parada Venda Grande

Mensagem por Adenilson » 01 Nov 2013, 15:47

Melekh. Parabéns pelo achado app

Eu que sempre sou cético e chato em relação à algumas postagens, até que realmente seja comprovado o fato, vou dar uma opinião otimista, não em relação à estação, mas ao lugar.

Ao contrário da postagem de Praia Pequena, sobre a qual acho que não tem nada a ver, nesse caso, penso um pouco diferente.

Acho que o Augusto Malta não colocaria em uma foto algo como uma Venda, nomeando um logradouro específico. Seguindo a coerência do Malta, parece que ele especificava lugares, sejam bairros ou estações.

Em 1917 ou 1911 (a grafia está confusa), os trens da Rio D'ouro passavam pela Estrada de Santa Cruz, então se essa fosse estação, veríamos os trilhos. A plataforma de qualquer forma, não parece a de uma estação.

Na minha opinião, a casa em si pode ser na localidade de Venda Grande, como também o Malta já fotografou a localidade de Praia Pequena.

Bem em frente à Estrada da Pavuna (nome na época) era a parada, que já sabemos, não tinha uma plataforma. Talvez no máximo um montinho de terra compactada. Em compensação, nessa época, acho que as ruas do outro lado não tinham sido abertas e elas são todas em terreno irregular, em aclive, como mostra a foto.

Vejam abaixo no link do mapa de 1884, que existia uma edificação chamada de Venda Grande, mas essa parecia vultuosa demais para ser o casario acima.

http://www.trilhosdorio.com.br/mapas/EF ... f2B_2.html" onclick="window.open(this.href);return false;

Em compensação, vejam na aerofotogrametria de 1928 abaixo os locais que apontei na seta como sendo da parada. Nada existia mais ali e a Rua Domingos de Barros já tinha sido aberta. Notem que há uma seta bege e outra azul e do lado oposto da Estrada da Pavuna, e entre ambas, mais próxima da base da seta bege, há uma pequena casa, praticamente na esquina com a Domingos de Barros, que está coerente com o tamanho da edificação da foto.
Imagino que hoje possa ser o prédio da LBV.

http://www.trilhosdorio.com.br/forum/do ... php?id=712" onclick="window.open(this.href);return false;

Acredito que o Malta nessa foto esteve bem próximo da Rio D'ouro e que estava poderia estar atrás dele. O terreno está em acordo com a região, no caso da casa ser do lado oposto da Estrada da Pavuna. okk

Melekh
Usuário Diamante
Mensagens: 423
Registrado em: 14 Set 2011, 09:00

Re: Parada Venda Grande

Mensagem por Melekh » 04 Nov 2013, 08:06

Dado,

Ao comentar a foto que eu postei como Estação Venda Grande (tenho dúvidas), você subentendeu que pudesse ser ... uma VENDA ! Ou seja, um comércio da época. Por isso o nome Venda Grande.

Adenilson, você fez algumas colocações e amarrou um atalho do Mapa original da E.F. Rio Douro – 1884 (Linha Tronco), observei o mesmo e notei, baseando-me no comentário do Dado, de o local retratado ser uma venda, pois o mapa por ti colocado, tem uma venda mostrada no mesmo, vide:

Imagem



Agora coloco outra foto, também obtida na Praça XV, me parece com a foto do Malta, tirada em outro ângulo e época, vide as janelas:

Imagem



Será mesmo Venda Grande ou não?

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Parada Venda Grande

Mensagem por DadoDJ » 04 Nov 2013, 09:15

Logo que eu vi essa última foto postada pelo Meleh, com a estação, plataforma, as duas linhas e a paisagem ao fundo, desconfiei ser da estação de Xerém.
Entretanto, apesar da arquitetura ser praticamente idêntica, na foto que está no site "Estações Ferroviárias" (vejam abaixo) aparece na parte direita da estação, uma janela e logo em seguida uma porta. E na bela foto postada pelo Melekh, aparece uma janela e logo em seguida outra janela, diferentemente da foto do site do Ralph.
De repente pode ser uma estação da Rio d'Ouro mesmo, pela arquitetura, mas onde ? Foram poucas estações que foram construídas assim ...

Imagem
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Parada Venda Grande

Mensagem por Adenilson » 04 Nov 2013, 09:30

Melekh.
A questão na foto do Malta, é que está com a assinatura padrão dele na foto. Como eu disse, depois de ter visto provavelmente mais de 1000 fotos do Malta em pesquisas, ele não colocava logradouros nas fotos. Se for isso, é uma rara exceção.

Em uma foto detalhada do Rio Jacaré do Malta, ele simplesmente assinou como Praia Pequena.

Não faria sentido, pelo menos penso isso, ele colocar uma venda, sem dar o nome e por isso, penso ser o nome da localidade. No caso dessa casa, uma residência (provavelmente) ou comércio localizado em Venda Grande.

Imagino que houve um comércio chamado Venda Grande, mostrado no link do mapa de 1884 e essa casa foi demolida por algum motivo, talvez pela abertura das ruas daquele lado da Estrada de Santa Cruz. A foto do Malta parece mostrar uma época posterior a essa demolição, mas não descarto a possibilidade do casario ser o que está próximo a seta bege na aerofotogrametria de 1928.

Sobre a foto postada hoje, tenha em mente o seguinte: Entre Cajú e Liberdade por exemplo, as únicas estações com plataforma eram: Cajú, Benfica e Liberdade e portanto, qualquer construção ferroviária com plataforma eliminaria por completo qualquer chance de ser alguma parada ou estação diferente dessas três.

Esse local não identificado acima deve ser em outra cidade, interior do estado ou outro estado, pois ao fundo vemos uns morros que parecem estar em uma altitude bem mais baixa que a da estação. O local ali me parece elevado. okk

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Parada Venda Grande

Mensagem por DadoDJ » 04 Nov 2013, 10:18

Essa foto postada pelo Melekh ... esta construção me é muito familiar, não me é estranha.
Parece alguma estação também da região de Valença, Vassouras, por ali ...
Vou dar uma procurada, e vou encontrar !
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Responder

Voltar para “Linha tronco: Trecho Caju - Engenho do Matto”