Estação Praia Pequena

Fórum para postagem de informações, dados e registros sobre o trecho entre a estação do Caju e Engenho do Matto, na linha original da ferrovia, que funcionou entre a inauguração em 1876 e o início do século XX
Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação Praia Pequena

Mensagem por Adenilson » 14 Nov 2013, 15:27

Pessoal,

Sobre o que eu falei a respeito de um grande número de paradas e estações da Rio D'ouro não terem plataforma antes de 1930, refiro-me a algo que poderia ser considerado um imóvel.
Não descarto um montinho de terra compactada gramado (o que parecia ser Irajá antes de 1930) ou até um alpendre de madeira.

Vejam abaixo o link do esquema de linhas da Rio D'ouro em 1917 da linha tronco, ramais e subramais onde há a altitude de linha e altitude de plataforma, então para saber a altura da plataforma, basta diminuir a segunda pela primeira.
Repare que algumas estações, inclusive a maioria delas, não possuiam altitude de plataforma, sugerindo que não havia algo que pudesse ser considerado como tal e isso incluia Praia Pequena. Venda Grande não era mais citada no mapa de esquema gerais.

http://www.trilhosdorio.com.br/tremdeda ... /flux.html" onclick="window.open(this.href);return false;


Mais abaixo o link com o detalhamento do pátio de Praia Pequena com a linha tronco reta e a chave com o desvio ao longo do pátio da parada fazendo uma curva e desfazendo depois.

Obs: Não confundir com as linhas da adutora.


http://www.trilhosdorio.com.br/tremdeda ... /fl03.html" onclick="window.open(this.href);return false;

Melekh
Usuário Diamante
Mensagens: 423
Registrado em: 14 Set 2011, 09:00

Re: Estação Praia Pequena

Mensagem por Melekh » 15 Nov 2013, 15:54

Companheiros,

Comentando sobre Praia Pequena:

No arquivo do SMU - PAA 1029 (datado de 20 de maio de 1916) e mostra a Av.Suburbana próxima a Av.dos Democráticos:
Imagem

Note o detalhe: onde está escrito E F Rio do Ouro há algo como um pequeno desvio da linha, uma bifurcação, que logo a seguir se une novamente ... parece que ali houve uma linha de manobra, o que sugere a presença de uma parada, não indicada na imagem, apenas sugerida por mim.

O rio que cruza a via é o Rio Jacaré e Av.dos Democráticos (Estrada da Penha) está no canto esquerdo da imagem.

Imagem


Também temos o Mapa que indica o local da Parada Praia Pequena.

Imagem


Segue também essa planta:

Imagem


Abraços.

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação Praia Pequena

Mensagem por Adenilson » 18 Nov 2013, 09:00

Melekh e demais foristas.

A comparação das plantas da SMU com as plantas oficiais da ferrovia que postei de 1917, confirmam que as plantas da SMU são fidedignas.
Essa bifurcação não estava representada por exemplo na planta de 1884, podendo indicar que foi acrescentada devido a necessidade, como o aumento de fluxo
de trens por exemplo.
A diferença entre as plantas da SMU e de 1917 é de apenas 1 ano.

De qualquer forma, fica aqui reforçada a idéia que não deveria haver uma plataforma digna de ser considerada um imóvel. Passa até a impressão que a distância entre
os trilhos era mínima.
Não somente pela falta de representação na planta geral, mas também na planta detalhada, onde nenhuma marcação limítrofe de plataforma foi desenhada.

Analisando bem as fotos postadas e as plantas, vou colocar abaixo o ponto provável do início e final da bifurcação, mostrando que a mesma deveria ter quase 100 metros de extensão.

Ao meu ver, coincidentemente o início da bifurcação, sentido Venda Grande deveria ser onde hóje há uma rua favelizada que dá acesso para a Avenida dos Democráticos.
Praia Pequena.ip.jpg
Mais abaixo, segue o local onde imagino ter sido o final da bifurcação, ou seja, o final do pátio da parada. Coincidentemente também, o recuado do ponto de ônibus parece mostrar o ponto onde as linhas se tornavam singelas de novo. Esse local seria onde a kombi está estacionada.
Praia Pequena.fp.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação Praia Pequena

Mensagem por Adenilson » 25 Nov 2013, 14:27

Estou postando abaixo uma foto já conhecida por muita gente.
A foto mostra a antiga fábrica Cruzeiro e de carona a Linha Auxiliar, provavelmente ainda nesse época com linha
singela e a Suburbana com o que parece ser ainda os trilhos da Rio D'ouro.

Na Linha Auxiliar, representei a estação de Vieira Fazenda em azul e ao fundo o local da parada Herédia de Sá ao fundo.

Em amarelo, o local da parada Praia Pequena em uma elipse amarela, aparentemente sem qualquer construção, o que reforça que
se tratava apenas de uma parada.

Para vocês terem uma idéia, essa foto deve ser uns 4 ou 5 anos mais antiga que a aerofotogrametria de 1928 e devido a isso, a linha
singela da Rio D'ouro parecia ainda estar por ali. É o que parece na foto pelo menos.
fabrica-GE.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação Praia Pequena

Mensagem por DadoDJ » 01 Jan 2014, 13:55

Realocando informações ...
Adenilson escreveu: Abaixo segue o local onde seria Praia Pequena. Eu não consegui localizar a estação, caso ainda exista na foto. Tem uma demarcação retangular, mas muito comprida e parece haver grama no local.
Por isso apontei com a seta bege, conforme a convenção no início desse tópico.
Coloquei em seta vermelha a estação Vieira Fazenda e como dei um zoom, Herédia de Sá estaria fora de abrangência, mas na região que a continha, não consegui localizar a plataforma, apesar de saber que a estação existia em 1928.
Começo a desconfiar que a falta de melhor resolução pode "mascarar" a localização da parada/estação. :ttn:

PRAIA PEQUENA-1928.

Imagem
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

marciosette
Usuário ativo
Mensagens: 10
Registrado em: 18 Jan 2016, 21:49

Re: Estação Praia Pequena

Mensagem por marciosette » 27 Jan 2017, 09:52

Não estou conseguindo ver os anexos

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação Praia Pequena

Mensagem por DadoDJ » 01 Fev 2017, 13:15

marciosette escreveu:Não estou conseguindo ver os anexos
Você está logado no fórum ?
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

marciosette
Usuário ativo
Mensagens: 10
Registrado em: 18 Jan 2016, 21:49

Re: Estação Praia Pequena

Mensagem por marciosette » 09 Fev 2017, 14:26

Vacilo meu dado, estava no computador do trabalho e aqui o forum desloga muito rápido, por isso não vi que estava deslogado.

Responder

Voltar para “Linha tronco: Trecho Caju - Engenho do Matto”