Parada Bemfica/Alegria

Fórum para postagem de informações, dados e registros sobre o trecho entre a estação do Caju e Engenho do Matto, na linha original da ferrovia, que funcionou entre a inauguração em 1876 e o início do século XX
admin
Administrador
Mensagens: 144
Registrado em: 17 Ago 2011, 13:58
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Parada Bemfica/Alegria

Mensagem por admin » 30 Dez 2012, 12:23

Tópico reservado para postagem de dados, matérias, notícias, informações, registros ou imagens sobre a Parada Benfica, posteriormente designada por Parada Benfica/Alegria

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Parada Bemfica/Alegria

Mensagem por Adenilson » 19 Nov 2013, 13:30

Prezados Foristas,

Sempre relembrando ou informando para aqueles que não sabem, a estação de Benfica pertencia ao trecho inicial da Estrada de Ferro Rio D'ouro e a mesma ficava na Rua da Alegria.

Por isso inicialmente, ela foi chamada de Estação Alegria. Na época, havia uma parada de trens na E.F.Norte chamada de Bemfica (com m mesmo). Ela ficava entre Jockey Club (nome primitivo da estação Triagem) e Amorim (Atual Manguinhos). Essa parada, que não tinha nada a ver com a Rio D'ouro, ficava na cruz de Santo André das ferrovias, próximo do atual viaduto de Benfica.

A questão é que precocemente essa parada foi desativada. Mapas da SMU já apontavam a mesma como abandonada em 1911.
Com esse nome em desuso, imagino que a estação de Alegria passou a ser chamada de Benfica, (acho que já nessa época com n, apesar do Dado ter escrito com m) pois ficava próxima ao Largo homônimo.

Essa estação era uma das poucas do trecho original que possuiam uma plataforma e talvez uma edificação e/ou ainda uma cobertura. Os mapas da SMU mostravam isso e através da aerofotogrametria de 1928, foi possível verificar o seu real formato e tamanho.
Mesmo já desativada em 1928, a estação deve ter ficado por ali por algum tempo depois, uma vez que não interferia no tráfego de alguma via pública.

A Rua Alegria foi renomeada para Professor Olimpio de Melo e ao ser iniciada uma curva que era de exclusividade da ferrovia, surgia a estação, com uma pequena plataforma em curva.

Segue abaixo a imagem da estação circundada em azul.
Benfica.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Parada Bemfica/Alegria

Mensagem por DadoDJ » 19 Nov 2013, 13:41

Ih, é mesmo !
Bemfica não, Benfica ...
ptz
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Parada Bemfica/Alegria

Mensagem por Adenilson » 19 Nov 2013, 13:44

Apenas uma observação.

O prédio parecia ter um formato estranho. Tinha uma construção trapezoidal que parecia ser uma cobertura ou prédio muito pequeno que se inseria em outro maior e mais escuro logo depois.

Com a baixa resolução da foto levando-se em consideração a ampliação que fiz, não dá para especular muita coisa. okk

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Parada Bemfica/Alegria

Mensagem por Adenilson » 19 Nov 2013, 14:17

Seguem agora 2 imagens do Google street view do local atual da primitiva estação.

A estação era pequenina. Toda sua extensão, envolvendo talvez um prédio, cobertura e plataforma não deveria ter mais de 20 metros.

Abaixo seria a curva na qual a ferrovia se "afastava" da Rua Alegria (Prefeito Olimpio de Melo).
Onde está a Pajero Azul, pouco antes da van branca deveria se iniciar o pátio.
Imagino que logo após a guarita, a edificação e/ou cobertura já deveria terminar.
Benfica.ip.jpg

Abaixo o ponto onde o trecho da curva da ferrovia chegava na atual Rua Couto de Magalhães já em direção ao largo de Benfica.
Benfica.fp.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Parada Bemfica/Alegria

Mensagem por Adenilson » 19 Nov 2013, 14:30

Abaixo a foto aérea.

A marcação em amarelo parece ser a área ocupada pela estação e dá a impressão que o galpão marcado por mim com uma estrela verde já existia em 1928, tendo "convivido" com a estação.
Benfica.atual.jpg
Hoje a CEDAE ocupa o local e já comentei com o Dado que não ficaria surpreso se em arquivo, eles tivessem a foto da estação.
Eu posso estar enganado, mas acho que essa edificação ficou um bom tempo em pé depois de desativada a ferrovia por ali. :ttn:
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Parada Bemfica/Alegria

Mensagem por Adenilson » 19 Nov 2013, 15:26

Agora segue uma foto interessante.

Os créditos no Portal Augusto Malta citam a Rua da Alegria em São Cristovão, mas na foto, o Augusto Malta não mencionou a localidade.
Já tinha comentado com o Dado que tinha conseguido a foto em resolução bem melhor que a do Portal e em breve iria posta-la.

Pode ser mais um engano do AGCRJ.

A Rua da Alegria era totalmente reta, existindo curva apenas na ferrovia que partia dela, mas na foto abaixo reparem que a rua faz uma curva.

Mencionei a região de Benfica e/ou São Cristovão por ser o local mais provável.
Observem ao fundo o maciço do Sumaré e um pouco mais a esquerda, o morro do Corcovado.

A direita dois morros menores, os quais pensei ser dos três: o Morro dos Telégrafos, Morro próximo a estação de São Francisco Xavier, morro próximo ao Museu Imperial em São Cristovão.

Dêem suas sugestões, pois estudei bem a foto e já tracei pelo menos a direção da mesma e não é da Rua da Alegria, mas seria de um ângulo aproximadamente perpendicular a ela.

Uma vez dirimida a charada, poderemos até caçar na foto a Estação de Benfica, caso existisse ainda em 1935, mas creio que sim.

Repare uma edificação no morro a direita. Parece uma igreja.

Já fiz várias especulações de onde teria sido tirada a foto e já imaginei próxima ao estádio São Januário ou próxima ao Largo de São Cristovão, mas isso dependeria da identificação dos morros mais baixos a direita.

Com a missão agora, os intrépidos pesquisadores. okk
Benfica&S.Cristovão1935.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Parada Bemfica/Alegria

Mensagem por DadoDJ » 19 Nov 2013, 19:58

Essa rua não é a Carlos Seidl?
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Parada Bemfica/Alegria

Mensagem por DadoDJ » 19 Nov 2013, 22:11

Havia visto a imagem apenas pelo celular, e agora estou vendo no computador: que riqueza de detalhes e mistérios !
Eu sempre achei que essa rua fosse a R.Carlos Seidl, no Caju, quando a via no acervo do Augusto Malta online.
É realmente uma imagem a se explorar e desvendar ...
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Parada Bemfica/Alegria

Mensagem por Adenilson » 19 Nov 2013, 22:34

Dado, ontem eu fiquei muito tempo, tentando especular o ângulo da foto.
O meu mouse aqui em casa está uma ##o## para arrastar e não vou poder mostrar no google street view, pois levaria muito tempo para editar o que levaria minutos com o mouse bom.

Voltando ao assunto, se a Rua em questão fosse mesmo a Alegria e esquecendo a curva, o morro do Corcovado estaria tão a esquerda, que não apareceria. O Maciço da Tijuca até apareceria na foto que postei a direita da foto, caso não tivesse embaçada a longa distância, mas se fosse a Rua da Alegria, tal maciço estaria quase no centro da foto e por isso digo que o ângulo é quase ortogonal em relação a Rua da Alegria.

A Rua Carlos Seidel poderia ser um bom palpite, mas não veria muita diferença de ângulo em relação a Rua da Alegria. Ainda tem a questão dos bondes. A Rua Carlos Seidel tinha bondes e não parece que tinha um terreno tão descampado. A rua acima não possui linhas de bonde.

Voltando ao possível ângulo, faça o seguinte experimento. Posicione no street view, a visão de cima do viaduto de Benfica na direção da ferrovia e sentido Triagem. Verás que o ângulo do maciço do Sumaré e Corcovado não muda muito em relação à foto acima e que ao fundo há 2 morros baixos em primeiro plano, porém mais separados que na foto de 1935.
Se for (ssem) os morros da foto do Malta, que estão mais juntos, o lógico seria que a mesma tivesse batida mais a esquerda que o viaduto na direção de Benfica ou até São Cristovão.

A direção da Rua Senador Bernardo Monteiro seria uma opção também.
Tenho as aerofotogrametrias em raio bem abrangente, diferentemente das edições com zoom que tenho postado e vou procurar na região uma curva semelhante, mas mantenho o meu palpite de ser entre Benfica e São Cristovão, o local da foto.

Outra coisa que me chama atenção são as sombras projetadas, mostrando que o sol está a esquerda e a pouco mais de meio caminho do horizonte ao zênite, pelo tamanho das sombras.
Como a direção aponta para o Centro e baseando-me na bússula existente no google e no fato do sol nascer a leste e se pôr a oeste, concluí que a foto foi batida de manhã entre 09:45 h e 11:00h, pois o lado leste está a esquerda em direção oposta à projeção das sombras.

Os locais citados como prováveis estão mais ligados ao sentido. Quando mencionei algo entre o ângulo da antiga E.F.Norte e Senador Bernardo Monteiro, refiro-me a infinitas paralelas no mesmo sentido dessas vias e não aos locais propriamente ditos okk
DadoDJ escreveu:Essa rua não é a Carlos Seidl?

Responder

Voltar para “Linha tronco: Trecho Caju - Engenho do Matto”