Estação Quinta do Caju (Quinta Imperial)

Fórum para postagem de informações, dados e registros sobre o trecho entre a estação do Caju e Engenho do Matto, na linha original da ferrovia, que funcionou entre a inauguração em 1876 e o início do século XX
Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação Quinta do Caju (Quinta Imperial)

Mensagem por Adenilson » 20 Fev 2018, 09:56

Felippe, tudo bem?

Parece que o portal do cemitério ficava na Rua Monsenhor Manuel Gomes, como é até hoje. Me parece o mesmo portal. Essa rua não era o traçado da Rio D'ouro, que era na atual Carlos Seidl, que de fato é voltada para os fundos do cemitério. Na primeira foto, inclusive parece haver fios de eletricidade para energização dos bondes junto com os fios do poste de luz.

Pelas nossas pesquisas, a Rio D'ouro era em linha singela naquele ponto, mas a foto mostra 2 linhas.

Se você conseguir fotos de 1913 da Carlos Seidl ou Suburbana dessa época, com certeza veremos uma Rio D'ouro ainda em operação no trecho.

Das estações ou simples paradas excluindo as fotos aéreas, as únicas do primeiro trecho (Caju até Suburbana), da qual temos fotos, são a Ponta do Caju e Benfica).
Há também uma foto disponível em nosso fórum da estação Liberdade, que é nome primitivo da Estação Del Castilho, pertencente a Rio D'ouro.

Boa sorte. okk

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação Quinta do Caju (Quinta Imperial)

Mensagem por Adenilson » 20 Fev 2018, 09:58

Repare as fotos postadas pelo Dado em 21/11/2015. São do mesmo local e os trilhos parecem ser os mesmos.

ribeirofelippe
Usuário Prata
Mensagens: 59
Registrado em: 09 Out 2016, 00:44

Re: Estação Quinta do Caju (Quinta Imperial)

Mensagem por ribeirofelippe » 21 Fev 2018, 00:31

Verdade Adenilson,

O que postei se refere a linha de bonde de nº 57 (Ponta do Caju - Caju Retiro).

Essa foto abaixo se refere a "Retiro Saudoso", área da atual rua Carlos Seidl após aterramentos, acredito ser a EF Rio D'Ouro. Condorda(m) ?

Abcs.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Editado pela última vez por ribeirofelippe em 21 Fev 2018, 00:58, em um total de 1 vez.

ribeirofelippe
Usuário Prata
Mensagens: 59
Registrado em: 09 Out 2016, 00:44

Re: Estação Quinta do Caju (Quinta Imperial)

Mensagem por ribeirofelippe » 21 Fev 2018, 00:54

Como curiosidade, e até para pesquisas, a "Rua" Praia do Retiro Saudoso passou oficialmente a se chamar Rua Carlos Seidl em 1929.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação Quinta do Caju (Quinta Imperial)

Mensagem por Adenilson » 21 Fev 2018, 08:45

Parabéns Felippe.

Parece mesmo se tratar da Rio D'ouro.
Eu tinha o conhecimento parcial que o local era chamado de retiro Saudoso, imagino devido ao cemitério, mas não tinha me atentado que era o nome da rua. Em várias fotos do Augusto Malta, há a menção do Retiro Saudoso, mas não me lembro de haver a denominação rua antes.

Me surpreendeu o fato da ferrovia estar em um talude em um pequeno trecho. Se você puder ampliar a foto será de grande valia, pois podemos verificar se o prédio mostrado no círculo inferior a direita, ainda existe.

No lado voltado para o mar, o local foi totalmente descaracterizado, pois houve um grande aterro, que foi realizado no final dos anos 20.

Sobre o trecho descrito na Rio D'ouro, repare que foi mencionado a estação Liberdade, que eu tinha citado no post anterior. Em 1918, a ferrovia ainda estava bem ativa e o fotógrafo poderia ter flagrado um trem passando. Até 1898, a Rio D'ouro seguia pela Estrada de Santa Cruz, atual Dom Hélder Câmara, mas não se juntava com o leito da Auxiliar. Seguia pela via até Pilares e atual João Ribeiro onde a partir do final da Rua Silva Valle, passava a ter o leito coincidente as fases 1 e 2 da própria Rio D'ouro.

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação Quinta do Caju (Quinta Imperial)

Mensagem por Adenilson » 21 Fev 2018, 08:48

Complementando, a Praia do Cajú seguia quase como um manguezal até a Praia de Inhaúma. A praia de Inhaúma também foi aterrada e hoje o local é ocupado pela Favela da Maré. okk

ribeirofelippe
Usuário Prata
Mensagens: 59
Registrado em: 09 Out 2016, 00:44

Re: Estação Quinta do Caju (Quinta Imperial)

Mensagem por ribeirofelippe » 21 Fev 2018, 09:29

Adenilson escreveu:Parabéns Felippe.

Parece mesmo se tratar da Rio D'ouro.
Eu tinha o conhecimento parcial que o local era chamado de retiro Saudoso, imagino devido ao cemitério, mas não tinha me atentado que era o nome da rua. Em várias fotos do Augusto Malta, há a menção do Retiro Saudoso, mas não me lembro de haver a denominação rua antes.

Me atentei ao fato do nome através de pesquisas que estava fazendo sobre cemitérios, e acabei retornando à EF Rio D'Ouro.

Me surpreendeu o fato da ferrovia estar em um talude em um pequeno trecho. Se você puder ampliar a foto será de grande valia, pois podemos verificar se o prédio mostrado no círculo inferior a direita, ainda existe.

Já tinha lido aqui mesmo no fórum sobre a linha passar no litoral, não imaginava que fosse num tipo de encosta, aparentemente tão primitiva e passível de queda.

No lado voltado para o mar, o local foi totalmente descaracterizado, pois houve um grande aterro, que foi realizado no final dos anos 20.

Sobre o trecho descrito na Rio D'ouro, repare que foi mencionado a estação Liberdade, que eu tinha citado no post anterior. Em 1918, a ferrovia ainda estava bem ativa e o fotógrafo poderia ter flagrado um trem passando. Até 1898, a Rio D'ouro seguia pela Estrada de Santa Cruz, atual Dom Hélder Câmara, mas não se juntava com o leito da Auxiliar. Seguia pela via até Pilares e atual João Ribeiro onde a partir do final da Rua Silva Valle, passava a ter o leito coincidente as fases 1 e 2 da própria Rio D'ouro.

O texto sobre a ferrovia é datado de 1912 e a foto de 1918, e como você afirmou, ela estava ativa nos períodos e corresponde sobre o que você postou em relação a Liberdade.

E uma observação particular, o projeto para eletrificá-ĺa no trecho posterior a Del Castilho não ter ido adiante no década de 1940 a matou de morte, somando a isso o fato de terem eletrificado pós Pavuna, indiretamente a Linha Auxiliar a sufocou pelo paralelismo

Seguem imagens que pediu abaixo.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Editado pela última vez por ribeirofelippe em 22 Fev 2018, 17:30, em um total de 1 vez.

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação Quinta do Caju (Quinta Imperial)

Mensagem por Adenilson » 22 Fev 2018, 12:01

Felippe, bom dia.

Não me parece um tipo de encosta, mas um talude com terra compactada onde era o leito da ferrovia. Isso aparece no círculo menor, mas eu pensava que a ferrovia fosse toda assentada diretamente no nível da rua, a qual me surpreendeu ser tão primitiva em 1918. Eu imaginava que tivesse pelo menos paralelepípedos.
As obras na Rua Carlos Seidl foram mais severas que eu pensava, por isso essa foto foi reveladora.

Sobre a eletrificação e duplicação da Rio D'ouro, a mesma foi discutida com maior seriedade no governo do Carlos Larcerda nos anos 60. Os trilhos que passavam pelo trecho inicial da Dom Hélder Câmara foram erradicados em 1925, pois em 1923 Francisco Sá passou a ser a estação inicial da Rio D'ouro. Antes disso, nos anos 10, não me lembro se inclui 1918, trens da Rio D'ouro saiam do Caju e também de Praia Formosa, sendo que nessa segunda etapa, partilhavam os trilhos com a linha auxiliar até Del Castilho.

Me permita discordar um pouco de você em relação ao esvaziamento da Rio D'ouro. Em 1964, último ano que a Rio D'ouro transportou passageiros, seus trens eram a vapor e possuíam locomotivas com mais de 50 anos que tinham enorme dificuldade em subir o aclive entre Acari e Pavuna e a velocidade média dos trens era compatível com a de uma bicicleta em curso normal.

Sua linha somente era duplicada e murada até Engenho da Rainha, após a qual ficava singela e apenas duplicava em algumas estações que serviam de ponto de espera, como Vicente de Carvalho e Acari por exemplo.

O que esvaziou a Rio D'ouro na época foi a falta de investimento, pois o destino da auxiliar era Andrade Araújo via São Mateus. Hoje o fenômeno se inverteu.
Com a linha 2 do metrô, sendo quase uma cópia fiel do última versão do traçado da Rio D'ouro, suas estações sempre cheias, causaram um esvaziamento do ramal de Belford Roxo, que na prática é a linha auxiliar que ao encampar o traçado da Rio D'ouro entre Pavuna e B.Roxo, passou a ter que passar por estações intermediárias fazendo um traçado muito mais longo, além da questão da violência. Quem lota atualmente os trens do ramal não vai para bairros do RJ, mas para a baixada.

Uma vez, tendo o dinheiro, a minha solução para diminuir o caos no trem e metrô, seria reverter a linha 2 do metrô para o tráfego de trens até Belford Roxo e fazer pelo menos, um VLT pelo antigo traçado até Vila de Cava.
A ex linha auxiliar teria que ter trens diretos e paradores, mas nos moldes da linha do centro, com 4 trilhos. Os paradores iriam apenas até Deodoro, passando por Honório Gurgel, enquanto os diretos seriam paradores apenas a partir de Barros Filho, parando em estações pontuais como Mercadão e Del Castilho.
Nessa situação hipotética, os destinos dos trens seriam até Japeri via leito antigo da auxiliar com paradas até Andrade Araújo, passando por Eden e Tomazinho. As estações depois de Andrade Araújo até Japeri seriam reativadas apenas se tivessem demanda.

O leito na região do Jacaré teria que ser trazido até a margem da Dom Hélder Câmara com uma estação a prova de calotes, enquanto a linha 2 do metrô entre Maracanã e Maria da Graça, seria totalmente subterrânea.

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação Quinta do Caju (Quinta Imperial)

Mensagem por Adenilson » 22 Fev 2018, 12:06

Para complementar, pois essa informação poderia se perder em face à longa explicação que dei acima.

Fiz uma varredura na Carlos Seidl e parece que nenhuma casa da foto existe mais, entretanto eu chutaria que o trecho do círculo parece ser próxima na Carlos Seidl, próximo a atual Rua Boas Vindas. okk

ribeirofelippe
Usuário Prata
Mensagens: 59
Registrado em: 09 Out 2016, 00:44

Re: Estação Quinta do Caju (Quinta Imperial)

Mensagem por ribeirofelippe » 22 Fev 2018, 17:29

Entendi Adenilson, excelente explicação.

Li algumas informações da época que a Rio D'Ouro teve grande queda de demanda devido a uma série de fatores, como maquinário muito antigo, horários não cumpridos e velocidade extremamente reduzida. O que com sua não eletrificação na década de 1940, a deixou em grande desvantagem em relação a outras Estradas de Ferros e outros tipos de modais que havia na região metropolitana do RJ.

Reli o eu escrevi e não ficou muito claro, a eletrificação do trecho pós-Pavuna e o não cumprimento da promessa de eletrificar o trecho Del Castilho - Pavuna (havia projeto pronto) foi crucial para sua derrocada final, incluindo aí o questão rodoviarista muito atuante no final da década de 40 em diante, onde que o Governo Federal subsidiava parte das operações ferroviárias país afora.

Aparentemente na época a demanda Centro - Baixada era elevada, com a eletrificação do trecho pós Pavuna levaram os governantes da época a achar desnecessário eletrificar o trecho da zona norte da EFRD, no qual o passageiro poderia pegar a L Auxiliar e chegar mais rápido ao destino, mas este parágrafo, é apenas uma dedução minha.

Abcs

Responder

Voltar para “Linha tronco: Trecho Caju - Engenho do Matto”