Revitalização da Estrada de Ferro Grão Pará ainda é esperada
Após 60 anos de inatividade, reativação da Estrada de Ferro é um sonho para muitos.
A Estrada de Ferro Mauá, oficialmente denominada Imperial Companhia de Navegação a Vapor e Estrada de Ferro de Petrópolis, foi a primeira ferrovia a ser estabelecida no Brasil. Inaugurada em 30 de abril de 1854 em seu trecho inicial, ligou o Porto de Mauá a Fragoso, num trecho de 14,5 quilômetros. Mais tarde, foi prolongada, chegando a 15,19 quilômetros. Ela foi construída pelo empreendedor brasileiro Irineu Evangelista de Sousa, o Visconde de Mauá. O trecho ferroviário seguia da estação de Guia de Pacobaíba, no atual município de Magé, até Fragoso, localidade de Inhomirim. A extensão até Raiz da Serra se deu em 1856, onde se iniciaria a subida por cremalheira para Petrópolis.
No dia 19 de fevereiro de 1883, foi inaugurada a Estrada de Ferro Príncipe do Grão-Pará, interligando Raiz da Serra, no Município de Magé, ao Alto da Serra. Já em 1886, os trilhos chegaram a Areal e São José do Vale do Rio Preto. Quatro anos depois, a linha foi estendida até Três Rios. Na viagem inaugural estava presente, dentre muitos passageiros ilustres, o Imperador do Brasil, D. Pedro II. Durante mais de 80 anos a Estrada de Ferro Príncipe do Grão Pará transportou cargas e passageiros, num percurso deslumbrante através da Mata Atlântica, até que, em 5 de novembro de 1964, o ramal ferroviário foi considerado economicamente inviável e seu tráfego suspenso, em detrimento dos prejuízos advindos da importância histórica e turística da ferrovia.
Projeto de Lei pela reativação é aprovado na Alerj e lei sancionada
O Projeto de Lei Nº 2736/2009, de autoria do Deputado João Pedro (DEM), foi aprovado pela Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (ALERJ) em 2009. O deputado justificou a criação do projeto.
- Reativar a ferrovia Grão-Pará e fazer a ligação Rio-Petrópolis, em 1 hora e 20 minutos, neste sentido, é fundamental e abrirá para Petrópolis e demais municípios da Região Serrana, a oportunidade de receber mais 600 mil turistas por ano, com emprego direto para mais de 2.000 pessoas - destacou.
“Com a revitalização da ferrovia, será retomado um dos mais belos passeios turísticos da Região Serrana”, Deputado João Pedro.
O projeto foi sancionado pelo ex-governador Sérgio Cabral em 2010, por meio da lei 5.791, de 22 de julho, porém não houve avanço desde então. O orçamento para viabilizar o projeto é de R$ 70 milhões, incluindo a desapropriação de, aproximadamente, 300 famílias, que ocuparam o trecho onde passa a ferrovia.
Abaixo assinado arrecada mais de 4 mil assinaturas pela reativação da Estrada de Ferro
Um manifesto online foi criado em 2010 e visa reforçar a importância histórica e cultural da Estrada de Ferro Príncipe do Grão-Pará e da viabilidade do projeto de sua revitalização, com a implantação do "Expresso Imperial", reativando a ligação ferroviária entre Rio de Janeiro e Petrópolis, gerando grandes benefícios sociais, econômicos e ecológicos, conforme síntese de projeto já encaminhado ao Gabinete Civil da Presidência da República.
De acordo com a página do Manifesto na internet, quem assinar, manifesta seu apoio ao projeto e reitera a solicitação de sua inclusão no PAC - Programa de Aceleração do Crescimento Econômico, convictos de que a sua relação custo x benefício apresenta resultados altamente positivos para Petrópolis, para a Região Serrana, para o Estado do Rio de Janeiro e para o Brasil.
O estudante Fábio Almeida, que é integrante do grupo Trilhos do Rio e da Associação Fluminense de Preservação Ferroviária, ratifica a importância do retorno do trem para a região.
- A volta da ferrovia não beneficiará só Petrópolis e sim toda a Região Serrana, além de ser uma opção para fugir da BR 040 – destacou.
“O trem, além de ser turístico, também seria um meio de transporte para quem mora em Petrópolis e trabalha na Capital”, Fábio Almeida.
Outros apoiadores da campanha também se mostraram esperançosos na página do manifesto.
- A reativação da Estrada de Ferro Príncipe do Grão Pará pode ser a solução de transporte do Rio para Petrópolis, reativar tal Estrada de Ferro seria uma atitude, além de justa, inteligente, de algo que nunca deveria ter tido um fim – opinou João Carlos dos Reis.
O abaixo assinado arrecadou até o momento 4.246 assinaturas.
Prefeitura responde sobre a revitalização da Estrada de Ferro
Por meio de nota da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Petrópolis, a Fundação de Cultura e Turismo informou que já foi feito um estudo de viabilidade para a concepção do projeto. O município aguarda que o Ministério das Cidades abra inscrições para a apresentação do pré-projeto, o que permitiria a captação de recursos. A reativação da Estrada de Ferro Grão Pará também está sendo discutida dentro do Plano de Mobilidade Urbana.
Revitalização da Estrada de Ferro Grão Pará ainda é esperada
- DadoDJ
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Revitalização da Estrada de Ferro Grão Pará ainda é esperada
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
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Re: Revitalização da Estrada de Ferro Grão Pará ainda é esperada
Olá pessoal. Sou um dos mais fervorosos adeptos da reativação do trecho da serra de Petrópolis, e acho que tem muito político que está "jogando para a arquibancada", mas na verdade não move uma palha para que o projeto seja executado, principalmente aqueles ligados às empresas de ônibus que operam na baixada fluminense. É sabido que desde os anos 50, "poderosas forças" operam no sentido de extirpar o transporte ferroviário no Brasil, e praticamente conseguiram seu objetivo. A reportagem que postei aqui sobre o desastre ferroviário ocorrido na serra de Petrópolis em Fevereiro de 1964, mostra o quanto o ramal estava precário e que nessa época estava voltando a operar depois de meses paralisado, mas nada foi feito para a sua recuperação. Esse estado de degradação interessava à alguem, que óbviamente se beneficiava disso para privilegiar um outro tipo de transporte de passageiros; o ônibus. Depois de passados 50 anos, como acham que vão reagir esses mesmos beneficiados? Com certeza estão trabalhando políticamente para que a reativação não aconteça. E quem são eles? Um doce para quem advinhar...rsrsrs
Forte abraço
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- Luiz Eduardo
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Re: Revitalização da Estrada de Ferro Grão Pará ainda é esperada
Eu acho que essa farra está perto do fim, uma vez que o número de pessoas hoje que entende um pouco de mobilidade urbana é consideravelmente satisfatório. A farra dos corruptos, como disse o Capitão Nascimento em Tropa de Elite, vai acabar. Também creio que nenhum governante queira ficar marcado como "o cara que parou a RMRJ".
Abraços
Luiz Eduardo
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Re: Revitalização da Estrada de Ferro Grão Pará ainda é esperada
Absurdo até hoje estarmos sem a ferrovia subindo pra Petrópolis. Ontem passei altos perrengues para chegar lá, levei da zona sul até o Centro de Petrópolis 4 horas !!!
A Estrada Velha da Estrela é perigosa demais, ontem mesmo presenciei um acidente com um carro, que subia disparado a serra, e quase se chocou de frente com o ônibus em que eu estava. Por sorte, o ônibus descia devagar pois estava chovendo e com cerração, e o carro conseguiu desviar em cima da hora, chocando-se contra a proteção lateral da estrada. Sorte pois se não tivesse a proteção, despencaria no precipício.
Se tivesse o trem, essa subida de pouco mais de 6 kms seria rápida, e com plenas condições de se alcançar o trecho até o Centro de Petrópolis, pelo menos. Entre o Alto da Serra e a Rua Teresa, os trilhos compartilhariam lugar com os carros, não vejo muito problema nisso, são poucos metros, talvez uns 300. O restante do leito ainda está vago !
Esse projeto vai sair, nem que seja na marra !
A Estrada Velha da Estrela é perigosa demais, ontem mesmo presenciei um acidente com um carro, que subia disparado a serra, e quase se chocou de frente com o ônibus em que eu estava. Por sorte, o ônibus descia devagar pois estava chovendo e com cerração, e o carro conseguiu desviar em cima da hora, chocando-se contra a proteção lateral da estrada. Sorte pois se não tivesse a proteção, despencaria no precipício.
Se tivesse o trem, essa subida de pouco mais de 6 kms seria rápida, e com plenas condições de se alcançar o trecho até o Centro de Petrópolis, pelo menos. Entre o Alto da Serra e a Rua Teresa, os trilhos compartilhariam lugar com os carros, não vejo muito problema nisso, são poucos metros, talvez uns 300. O restante do leito ainda está vago !
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