Revitalização da Estrada de Ferro Grão Pará ainda é esperada

Fórum para postagem de matérias e notícias recentes veiculadas em jornais, revistas, TV, rádio ou outras mídias, de maneira geral.
No caso de notícias sobre uma empresa ou concessionária específica, favor postar no fórum da mesma.
Responder
Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Revitalização da Estrada de Ferro Grão Pará ainda é esperada

Mensagem por DadoDJ » 09 Nov 2014, 19:05

Revitalização da Estrada de Ferro Grão Pará ainda é esperada
Após 60 anos de inatividade, reativação da Estrada de Ferro é um sonho para muitos.

A Estrada de Ferro Mauá, oficialmente denominada Imperial Companhia de Navegação a Vapor e Estrada de Ferro de Petrópolis, foi a primeira ferrovia a ser estabelecida no Brasil. Inaugurada em 30 de abril de 1854 em seu trecho inicial, ligou o Porto de Mauá a Fragoso, num trecho de 14,5 quilômetros. Mais tarde, foi prolongada, chegando a 15,19 quilômetros. Ela foi construída pelo empreendedor brasileiro Irineu Evangelista de Sousa, o Visconde de Mauá. O trecho ferroviário seguia da estação de Guia de Pacobaíba, no atual município de Magé, até Fragoso, localidade de Inhomirim. A extensão até Raiz da Serra se deu em 1856, onde se iniciaria a subida por cremalheira para Petrópolis.
0450_x_0276_20141108183405_72O1G.jpg
No dia 19 de fevereiro de 1883, foi inaugurada a Estrada de Ferro Príncipe do Grão-Pará, interligando Raiz da Serra, no Município de Magé, ao Alto da Serra. Já em 1886, os trilhos chegaram a Areal e São José do Vale do Rio Preto. Quatro anos depois, a linha foi estendida até Três Rios. Na viagem inaugural estava presente, dentre muitos passageiros ilustres, o Imperador do Brasil, D. Pedro II. Durante mais de 80 anos a Estrada de Ferro Príncipe do Grão Pará transportou cargas e passageiros, num percurso deslumbrante através da Mata Atlântica, até que, em 5 de novembro de 1964, o ramal ferroviário foi considerado economicamente inviável e seu tráfego suspenso, em detrimento dos prejuízos advindos da importância histórica e turística da ferrovia.

Projeto de Lei pela reativação é aprovado na Alerj e lei sancionada

O Projeto de Lei Nº 2736/2009, de autoria do Deputado João Pedro (DEM), foi aprovado pela Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (ALERJ) em 2009. O deputado justificou a criação do projeto.

- Reativar a ferrovia Grão-Pará e fazer a ligação Rio-Petrópolis, em 1 hora e 20 minutos, neste sentido, é fundamental e abrirá para Petrópolis e demais municípios da Região Serrana, a oportunidade de receber mais 600 mil turistas por ano, com emprego direto para mais de 2.000 pessoas - destacou.

“Com a revitalização da ferrovia, será retomado um dos mais belos passeios turísticos da Região Serrana”, Deputado João Pedro.

O projeto foi sancionado pelo ex-governador Sérgio Cabral em 2010, por meio da lei 5.791, de 22 de julho, porém não houve avanço desde então. O orçamento para viabilizar o projeto é de R$ 70 milhões, incluindo a desapropriação de, aproximadamente, 300 famílias, que ocuparam o trecho onde passa a ferrovia.

Abaixo assinado arrecada mais de 4 mil assinaturas pela reativação da Estrada de Ferro

Um manifesto online foi criado em 2010 e visa reforçar a importância histórica e cultural da Estrada de Ferro Príncipe do Grão-Pará e da viabilidade do projeto de sua revitalização, com a implantação do "Expresso Imperial", reativando a ligação ferroviária entre Rio de Janeiro e Petrópolis, gerando grandes benefícios sociais, econômicos e ecológicos, conforme síntese de projeto já encaminhado ao Gabinete Civil da Presidência da República.

De acordo com a página do Manifesto na internet, quem assinar, manifesta seu apoio ao projeto e reitera a solicitação de sua inclusão no PAC - Programa de Aceleração do Crescimento Econômico, convictos de que a sua relação custo x benefício apresenta resultados altamente positivos para Petrópolis, para a Região Serrana, para o Estado do Rio de Janeiro e para o Brasil.

O estudante Fábio Almeida, que é integrante do grupo Trilhos do Rio e da Associação Fluminense de Preservação Ferroviária, ratifica a importância do retorno do trem para a região.

- A volta da ferrovia não beneficiará só Petrópolis e sim toda a Região Serrana, além de ser uma opção para fugir da BR 040 – destacou.

“O trem, além de ser turístico, também seria um meio de transporte para quem mora em Petrópolis e trabalha na Capital”, Fábio Almeida.

Outros apoiadores da campanha também se mostraram esperançosos na página do manifesto.

- A reativação da Estrada de Ferro Príncipe do Grão Pará pode ser a solução de transporte do Rio para Petrópolis, reativar tal Estrada de Ferro seria uma atitude, além de justa, inteligente, de algo que nunca deveria ter tido um fim – opinou João Carlos dos Reis.

O abaixo assinado arrecadou até o momento 4.246 assinaturas.
0425_x_0300_20141108183403_72O1G.jpg
Prefeitura responde sobre a revitalização da Estrada de Ferro

Por meio de nota da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Petrópolis, a Fundação de Cultura e Turismo informou que já foi feito um estudo de viabilidade para a concepção do projeto. O município aguarda que o Ministério das Cidades abra inscrições para a apresentação do pré-projeto, o que permitiria a captação de recursos. A reativação da Estrada de Ferro Grão Pará também está sendo discutida dentro do Plano de Mobilidade Urbana.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

tche
Usuário Diamante
Mensagens: 282
Registrado em: 27 Abr 2012, 09:28

Re: Revitalização da Estrada de Ferro Grão Pará ainda é esperada

Mensagem por tche » 10 Nov 2014, 12:06

Olá pessoal. Sou um dos mais fervorosos adeptos da reativação do trecho da serra de Petrópolis, e acho que tem muito político que está "jogando para a arquibancada", mas na verdade não move uma palha para que o projeto seja executado, principalmente aqueles ligados às empresas de ônibus que operam na baixada fluminense. É sabido que desde os anos 50, "poderosas forças" operam no sentido de extirpar o transporte ferroviário no Brasil, e praticamente conseguiram seu objetivo. A reportagem que postei aqui sobre o desastre ferroviário ocorrido na serra de Petrópolis em Fevereiro de 1964, mostra o quanto o ramal estava precário e que nessa época estava voltando a operar depois de meses paralisado, mas nada foi feito para a sua recuperação. Esse estado de degradação interessava à alguem, que óbviamente se beneficiava disso para privilegiar um outro tipo de transporte de passageiros; o ônibus. Depois de passados 50 anos, como acham que vão reagir esses mesmos beneficiados? Com certeza estão trabalhando políticamente para que a reativação não aconteça. E quem são eles? Um doce para quem advinhar...rsrsrs
Forte abraço

Avatar do usuário
Luiz Eduardo
Usuário Diamante
Mensagens: 458
Registrado em: 14 Set 2011, 22:28
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Revitalização da Estrada de Ferro Grão Pará ainda é esperada

Mensagem por Luiz Eduardo » 23 Nov 2014, 16:19

Eu acho que essa farra está perto do fim, uma vez que o número de pessoas hoje que entende um pouco de mobilidade urbana é consideravelmente satisfatório. A farra dos corruptos, como disse o Capitão Nascimento em Tropa de Elite, vai acabar. Também creio que nenhum governante queira ficar marcado como "o cara que parou a RMRJ".
Abraços

Luiz Eduardo
Moderador

Acompanhem nossas expedições pelo meu Blog:
Trilhos e Trilhas Rio de Janeiro

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Revitalização da Estrada de Ferro Grão Pará ainda é esperada

Mensagem por DadoDJ » 24 Nov 2014, 14:00

Absurdo até hoje estarmos sem a ferrovia subindo pra Petrópolis. Ontem passei altos perrengues para chegar lá, levei da zona sul até o Centro de Petrópolis 4 horas !!!
A Estrada Velha da Estrela é perigosa demais, ontem mesmo presenciei um acidente com um carro, que subia disparado a serra, e quase se chocou de frente com o ônibus em que eu estava. Por sorte, o ônibus descia devagar pois estava chovendo e com cerração, e o carro conseguiu desviar em cima da hora, chocando-se contra a proteção lateral da estrada. Sorte pois se não tivesse a proteção, despencaria no precipício.
Se tivesse o trem, essa subida de pouco mais de 6 kms seria rápida, e com plenas condições de se alcançar o trecho até o Centro de Petrópolis, pelo menos. Entre o Alto da Serra e a Rua Teresa, os trilhos compartilhariam lugar com os carros, não vejo muito problema nisso, são poucos metros, talvez uns 300. O restante do leito ainda está vago !
Esse projeto vai sair, nem que seja na marra !
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Responder

Voltar para “Notícias e Matérias”