Projeto para revitalizar estação ferroviária gera polêmica em Assis-SP

Fórum para postagem de matérias e notícias recentes veiculadas em jornais, revistas, TV, rádio ou outras mídias, de maneira geral.
No caso de notícias sobre uma empresa ou concessionária específica, favor postar no fórum da mesma.
Responder
Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Projeto para revitalizar estação ferroviária gera polêmica em Assis-SP

Mensagem por DadoDJ » 27 Jun 2014, 10:47

Projeto para revitalizar estação ferroviária gera polêmica em Assis
Arquitetos acreditam que pintura descaracteriza o prédio.
Assunto se tornou ação no Ministério Público.


Imagem
Artista usa grafite para revitalizar estação em Assis (Foto: Reprodução/TV TEM)

O projeto pessoal de um artista de Assis (SP) para revitalizar o prédio da estação ferroviária está causando polêmica na cidade. Os profissionais que trabalham com arquitetura, restauração e preservação estão resistentes quanto às cores utilizadas no trabalho e entraram com uma ação no Ministério Público.

Com influência do surrealismo de Salvador Dali, Anderson Lemes fez da antiga estação mais uma de suas telas. Há cerca de dois meses, o artista plástico e grafiteiro que já teve obras expostas no museu do Louvre, em Paris, recebeu autorização da Fundação Assisense de Cultura, que toma conta do prédio, para iniciar uma revitalização. “Meu trabalho é voltado para lugares possivelmente abandonados e que perderam a atenção das pessoas”, afirma o artista.
Com recursos próprios e a ajuda de outros amigos, ele deu início ao trabalho. No entanto, as novas cores do prédio, construído na década de 1920, não agradam a todos. A ONG Assis Cidadania foi até o Ministério Público para tentar barrar a intervenção do artista.
Segundo o arquiteto César Abreu, usar o grafite para pintar a fachada da estação descaracteriza o imóvel. “O material aplicado foi passado por cima de uma superfície já deteriorada, ou seja, tudo terá que ser novamente restaurado. Além disso, o local é considerado um patrimônio histórico e precisa que um projeto seja devidamente elaborado e aprovado para que não descaracterize o espaço urbano”, alega o integrante da ONG.

Em Assis, apenas o Teatro Municipal é tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) por conta de sua acústica. Bens tombados pelo Condephaat só podem passar por reformas depois de análises de comissões nomeadas pelo próprio conselho.
O prédio da estação ferroviária consta no plano diretor da cidade como sendo de interesse histórico e cultural e, segundo uma lei municipal, não poderia passar por nenhuma reforma que tire suas caraterísticas arquitetônicas originais. Entretanto, o artista afirma que a pintura não descaracteriza o prédio. “A minha intenção é levar arte para prédios que foram deteriorados com o tempo e fazer com que as pessoas voltem a reparar nesses espaços”, ressalta Anderson. A representação da ONG Assis Cidadania ainda está em fase de análise por parte do Ministério Público.

Imagem
Arquitetos acreditam que obra descaracteriza o prédio (Foto: Reprodução/TV TEM)

Fonte e link: Site G1
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Projeto para revitalizar estação ferroviária gera polêmica em Assis-SP

Mensagem por DadoDJ » 27 Jun 2014, 10:50

Alguma dúvida se isso descaracteriza o prédio ?
ptz
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Responder

Voltar para “Notícias e Matérias”