Aprovado novo projeto ferroviário que liga Rio e ES

Fórum para postagem de matérias e notícias recentes veiculadas em jornais, revistas, TV, rádio ou outras mídias, de maneira geral.
No caso de notícias sobre uma empresa ou concessionária específica, favor postar no fórum da mesma.
Responder
renanfsouza
Usuário Ouro
Mensagens: 124
Registrado em: 04 Ago 2012, 14:48

Aprovado novo projeto ferroviário que liga Rio e ES

Mensagem por renanfsouza » 27 Jun 2014, 07:07

Aprovado novo projeto ferroviário que liga Rio e ES

25/06/2014 - G1 Norte Fluminense

Os conselheiros do Conselho Municipal para o Desenvolvimento Sustentável (Comudes) aprovaram nesta quarta-feira (25), durante assembleia em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, um novo projeto viário que substitui o Corredor Logístico. O projeto alternativo que dispensa a necessidade do Corredor Logístico é o traçado alterado da EF 118 - Ferrovia Translitorânea que ligará os Portos do Rio de Janeiro e de Vitória-ES.

O traçado foi elaborado por empresa de consultoria técnica que aproveitou trabalho realizado por técnicos da Prefeitura de Campos para contemplar a região com passagem por fora da cidade, bem como evitando conglomerados urbanos na Baixada Campista.

A realização do projeto executivo da Ferrovia terá a participação dos governos do Estado do Rio e do Espirito Santo, tendo em vista que a partir de Vitória a EF 118 terá ligação com a Ferrovia Vitória-Minas, proporcionando o transporte de cargas dos empreendimentos do Norte Fluminense para os portos do Praia Formosa (Rio), Tubarão (Vitória) e para os mercados consumidores de Minas (Belo Horizonte e para o Centro Oeste do Brasil.

"Desde 2009 estamos defendendo na ANTT e no Ministério dos Transportes um projeto alternativo ao que foi apresentado na ocasião pela LLX, para que o então Corredor Logístico não separasse o distrito de Ururaí e a localidade da Tapera da cidade, nem seccionasse estradas importantes da Baixada Campista e nem isolasse comunidades. Hoje demos um importante passo, porque conseguimos um projeto alternativo, que foi aprovado pela representação da sociedade aqui no Comudes e agora vou comunicar a decisão ao ministro, para que sejam realizados os estudos de forma a viabilizar o projeto executivo", explicou a prefeita Rosinha Garotinho.

Durante a assembleia do Comudes, dirigentes de entidades da sociedade civil fizeram indagações sobre detalhes do projeto, a exemplo de Geraldo Hayen Coutinho, diretor da Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), que buscou saber se o trecho da ferrovia no distrito de Tocos seria contemplado com a rodovia. Também se pronunciou o empresário Ricardo Vianna, do estaleiro BR-Offshore.

Ele sugeriu que o projeto considere a necessidade do modal passageiros, tendo em vista que nos próximos oito anos o Complexo Logístico Farol-Barra do Furado terá demandas de transporte de 10 milhões de toneladas de cargas e em torno de 8 a 10 mil.

Fonte: Revista Ferroviária (clipping)

tche
Usuário Diamante
Mensagens: 282
Registrado em: 27 Abr 2012, 09:28

Re: Aprovado novo projeto ferroviário que liga Rio e ES

Mensagem por tche » 27 Jun 2014, 09:27

Olá pessoal...O projeto fala em "portos de Praia Formosa? Deve ser mais uma piada, pois o terminal de Praia Formosa virou uma rodoviária há muito tempo, bem como em todo o entorno de Barão de Mauá, NÃO EXISTEM MAIS TRILHOS, e em TODO O MUNICÍPIODE RIO DE JANEIRO NÃO EXISTEM MAIS LINHAS DE BITOLA MÉTRICA. Portanto fica difícil acreditar que tal reativação aconteça, a não ser que seja mais uma ação para desviar dinheiro público... Forte abraço.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Aprovado novo projeto ferroviário que liga Rio e ES

Mensagem por DadoDJ » 27 Jun 2014, 10:39

Seria muito bom se fosse verdade ... o que que tem na cabeça desses desgovernados ?
Vão reconstruir tudo em bitola estreita ? Ou vão rebitolar 500kms de trilhos em bitola estreita que ainda estão no leito ?
Ou ... como diz no projeto: vão passar toda a linha fora dos grandes centros urbanos ?
Piada ... a idéia é muito boa e urgente, mas do jeito que é planejado e exposto, não vai pra frente nunca !
Entrem em contato conosco que nós sabemos como fazer ...
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Responder

Voltar para “Notícias e Matérias”