Lote 29 - Estácio x Carioca

Espaço para postagem de documentos, plantas, mapas, diagramas, tabelas, quadros, catálogos e outras informações
Responder
Avatar do usuário
rodrjgw
Usuário Prata
Mensagens: 87
Registrado em: 30 Nov 2011, 00:38
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Lote 29 - Estácio x Carioca

Mensagem por rodrjgw » 23 Ago 2014, 17:58

Famoso trecho final da Linha 2 no Centro, ligando a estação Estácio de Sá a Carioca passando pela Cruz Vermelha e Apoteose.

Imagem
Imagem
Imagem

Ressalto as legendas em baixo do mosaico ilustrativo do Lote 29:

-Na primeira linha os métodos construtivos ( NATM em Cinza e Cut and Cover em Azul) e o que já foi construído em branco. Finalmente está revelado que apenas um pedaço da plataforma (1/3) de Carioca 2 foi construída.
-Na linha 2 o traçado dos trilhos e plataformas das estações.
-subtrecho 1: Estácio-Cruz Vermelha e subtrecho 2: Cruz Vermelha-Carioca
Rodrigo Sampaio
rodrigo.sampaio@poli.ufrj.br
@Rodrjgw
Telegram.me/Rodrjgw
QM | QueroMetrô
querometro@gmail.com
www.QueroMetro.com
@QueroMetro
fb.me/querometro
Trilhos do Rio
"Passado, presente e futuro: Tudo na mesma linha"

Avatar do usuário
rodrjgw
Usuário Prata
Mensagens: 87
Registrado em: 30 Nov 2011, 00:38
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Lote 29 - Estácio x Carioca

Mensagem por rodrjgw » 23 Ago 2014, 17:58

Imagem
Rodrigo Sampaio
rodrigo.sampaio@poli.ufrj.br
@Rodrjgw
Telegram.me/Rodrjgw
QM | QueroMetrô
querometro@gmail.com
www.QueroMetro.com
@QueroMetro
fb.me/querometro
Trilhos do Rio
"Passado, presente e futuro: Tudo na mesma linha"

Avatar do usuário
Luiz Eduardo
Usuário Diamante
Mensagens: 458
Registrado em: 14 Set 2011, 22:28
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Lote 29 - Estácio x Carioca

Mensagem por Luiz Eduardo » 23 Ago 2014, 18:39

Eu citeu numa conversa com alguns membros que conheci um cara num bar e seu apelido era "Metrô". É aposentado faz algum tempo. Batemos um papo e ele se disse surpreso em saber do meu conhecimento do "famoso Lote 29". Segundo ele disse na época, existe mais coisa construída (?) do que o informado e que se se optasse em não fazer a Linha 1A e retomar o projeto original, não sairia tão mais caro. Ele tbm disse desconhecer o mini shield que ficou lá quando abandonaram as obras. Não levei muito a sério a conversa, mas me fez ficar com a pulga atrás da orelha.
Abraços

Luiz Eduardo
Moderador

Acompanhem nossas expedições pelo meu Blog:
Trilhos e Trilhas Rio de Janeiro

Avatar do usuário
rodrjgw
Usuário Prata
Mensagens: 87
Registrado em: 30 Nov 2011, 00:38
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Lote 29 - Estácio x Carioca

Mensagem por rodrjgw » 23 Ago 2014, 19:22

O que sei após ter conversado com engenheiros da Rio Trilhos, é que pararam a obra quando começaram a perfurar o túnel sob a Frei Caneca (como indica na imagem). Nesta ocasião, descobriu-se que não havia detalhamento do estaqueamento do túnel Martim Sá e ele poderia desabar! Pararam as obras para estudar este estaqueamento e iniciaram um reforço no túnel. Neste momento a obra mais que dobrou de orçamento estimado e o Brizola ordenou que a interrompessem (e, por isso, ele fez a famosa declaração de que "metrô é muito caro e é coisa pra rico"). Hoje, se retomassem a obra, ainda seria necessário o reforço, mas o estudo de estaqueamento já está pronto (foi feito pela Prefeitura quando reformou o túnel na última gestão do César Maia), porém, seria mais barato que o projetado a época pois existem tecnologias mais desenvolvidas e baratas para se injetar concreto e (re)estaquear o túnel. No lado da Carioca, a Av. Chile foi completamente escavada, mas deixaram uma caverna apenas (seria o "cut and cover" invertido, ou "cover and cut") e, de pronto, só há a parte das plataformas onde haveria o acesso a Linha 1 e a saída do BNDES (o que, de fato, confirmaria o 1/3 da estação e trecho pronto naquele lado). Também confirmou ter havido sondagens em todo o trecho na época (justificando a história de "escavações na Cruz Vermelha) e o tal shield seria um equipamento para auxiliar na montagem da barreira de diafragma da vala (também utilizado em São Paulo e em Londres, dando aquele aspecto de tubo, "tube", aos túneis). Foi o relato mais plausível que ouvi sobre o caso, e de funcionários da RIo Trilhos que trabalharam no projeto.
Rodrigo Sampaio
rodrigo.sampaio@poli.ufrj.br
@Rodrjgw
Telegram.me/Rodrjgw
QM | QueroMetrô
querometro@gmail.com
www.QueroMetro.com
@QueroMetro
fb.me/querometro
Trilhos do Rio
"Passado, presente e futuro: Tudo na mesma linha"

tche
Usuário Diamante
Mensagens: 282
Registrado em: 27 Abr 2012, 09:28

Re: Lote 29 - Estácio x Carioca

Mensagem por tche » 24 Ago 2014, 09:45

Olá pessoal...Mais uma "pérola" do Brizola, o principal responsável pelo caos em que se encontra o Rio de Janeiro. Metrô não é coisa para rico, pelo contrário, é transporte de massas bem mais barato. Percebe-se com isso que não é de hoje que empresários de ônibus, contraventores, e traficantes de drogas "dão as cartas" na política do Rio de Janeiro...

Responder

Voltar para “Documentação e registros diversos”