Guaxindiba [Ramal de Niterói]

Espaço para postarmos dados sobre o mobiliário da companhia, como estações, oficinas, e outros prédios e construções (incluindo obras de arte, como viadutos, pontes, etc)
Responder
Vinicius
Usuário Diamante
Mensagens: 242
Registrado em: 13 Set 2011, 22:34

Guaxindiba [Ramal de Niterói]

Mensagem por Vinicius » 10 Out 2011, 15:26

Nome: Guaxindiba
Inauguração: 20 de setembro de 1930
Desativação: 2007
Histórico de concessões e ferrovias: Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) Imagem (1984-1994), Companhia Fluminense de Trens Urbanos (Flumitrens) Imagem (1994-1998), Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística (CENTRAL) Imagem (1998-Atualmente)
Plataformas: 1
Uso atual: Demolida

Após o nosso merecido descanso no bar dos caranguejos, decidimos pegar um ônibus até o nosso próximo destino, já que o percurso até a Estação Guaxindiba não apresentaria nada de interessante, fora que as condições do trajeto não seriam nada favoráveis para percorrê-lo a pé. Após uma longa espera, o ônibus chegou e seguimos até o local da estação, que fica próximo a um trevo da Rodovia Niterói-Manilha e ao lado de um tipo de terminal de logística
em construção. Da antiga estação, inaugurada em 1930, não restou nada além da plataforma, da casa do agente – bastante descaracterizada – e uma caixa d’água de concreto, parecida com as que encontramos em Porto das Caixas e Visconde de Itaboraí. Para variar, o espaço estava cercado, mas demos um jeito de entrar.

Localização via Google Earth

Imagem

Fotos

1. Nesse local, ficava a estação de Guaxindiba, demolida sem razão aparente. Dela, restou apenas parte do piso em concreto

Imagem

2. A plataforma da estação, que por algum motivo recebeu uma "reforma"

Imagem

3. De acordo com o CleitonP, a plataforma possui dois níveis, já que os trens metropolitanos da CENTRAL são mais altos. Eu tentei nessa foto mostrar o nível original, mais baixo

Imagem

4. O que restou do piso de concreto da estação

Imagem

5.

Imagem

6. Ao fundo, a casa do agente, bastante descaracterizada. Infelizmente, não tirei fotos da mesma

Imagem

7.

Imagem

8.

Imagem

9. Essa foto mostra melhor a plataforma original, localizada em um nível mais baixo

Imagem

10. Ao fundo, o terminal de logística em construção

Imagem

11. A caixa d’água para as vaporosas, que fica um pouco afastada do local da estação

Imagem

12.

Imagem

13.

Imagem

Após tirarmos uma foto de todo o grupo, partimos em direção ao nosso próximo destino: Parada Santa Luzia. Infelizmente, a partir desse ponto, o que vimos foi a intensificação da destruição gradativa e sistemática do que já foi uma importante linha, tudo isso com a conivência das autoridades municipais e estaduais.

admin
Administrador
Mensagens: 144
Registrado em: 17 Ago 2011, 13:58
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Guaxindiba [Ramal de Niterói]

Mensagem por admin » 14 Out 2012, 23:27

[Tópico realocado em 14 de outubro]

Responder

Voltar para “Linhas, instalações e mobiliário”