VLTs na Cidade Nova

Fórum onde podemos postar informações sobre material rodante da empresa, como composições e veículos de manutenção ou operacionais.
paulo_zilio
Usuário Bronze
Mensagens: 45
Registrado em: 31 Out 2011, 13:07

VLTs na Cidade Nova

Mensagem por paulo_zilio » 16 Jul 2012, 11:42

Hoje desci na estação Cidade Nova por acaso e vi que o Metro Rio estacionou os vlts bem próximo a estação, logo após saírem de operações foram para o rabicho da tijuca, mas com as obras da estação Uruguai mandaram novamente para o Centro de Manutenção e la fica rodando e sendo largado pelos cantos. Tem alguns parados também no estacionamento da Maria da Graça.

Será que eles não seriam uma alternativa para rodar pelo menos sábado e domingo já que a linha 1A so funciona de segunda a sexta e assim seria possível uma revisão mais constante das outras maquinas? Eles sofreram reformas um pouco antes de saírem de operação, se iam encostar eles porque reformaram? Qual sera o futuro deles, ser utilizados na linha 3? São maquinas bem antigas e defasadas, mas acredito que ainda tenha sua utilidade para desafogar a malha ferroviária do Metro, não podemos esquecer que esses novos trens logo logo terão que rodar na linha 4 também?
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

osnir claudiano
Usuário ativo
Mensagens: 1
Registrado em: 17 Mar 2012, 15:15

Reutilizar e/ou reciclar

Mensagem por osnir claudiano » 01 Out 2012, 18:18

Olá todos.
hoje me deparei com os antigos vagões utilizados na linha dois do metrô do Rio por alguns anos, estacionados perto do Viaduto dos Marinheiros. Penso que alguns deles poderiam ser bem utilizados em projetos menores de trilhos pelo estado. Alguém já pensou em algo semelhante? Abraços

admin
Administrador
Mensagens: 144
Registrado em: 17 Ago 2011, 13:58
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

VLTs na Cidade Nova

Mensagem por admin » 14 Out 2012, 21:07

[Tópico realocado em 14 de outubro]

Avatar do usuário
Nighto
Usuário Prata
Mensagens: 70
Registrado em: 12 Set 2011, 22:38
Localização: Rio de Janeiro/RJ
Contato:

Re: VLTs na Cidade Nova

Mensagem por Nighto » 12 Nov 2012, 10:46




[]s

jeff
Usuário ativo
Mensagens: 2
Registrado em: 04 Nov 2013, 20:01

Re: VLTs na Cidade Nova

Mensagem por jeff » 13 Nov 2013, 20:12

O Sr. Governador e o secretáriozinho dele nem lembram dessas composições.

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: VLTs na Cidade Nova

Mensagem por Adenilson » 14 Nov 2013, 19:33

Grande filmagem Nighto!
Me digam uma coisa, essas compsições, outrora usadas como pré-metrô serão reutilizadas?
Pergunto isso, pois me lembro que elas originalmente não tinham ar condicionado, apenas ventilador.
Reparei equipamentos de ar condicionado nos tetos dos vagões.

Avatar do usuário
Luiz Eduardo
Usuário Diamante
Mensagens: 458
Registrado em: 14 Set 2011, 22:28
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: VLTs na Cidade Nova

Mensagem por Luiz Eduardo » 14 Nov 2013, 20:42

^^ Infelizmente não existem planos para eles, Adenilson. Pelo menos da parte do GERJ. Muito já se sugeriu em fóruns, sites e etc...uso para tais carros, até mesmo doação para outros estados. Mas do jeito que a coisa anda, parece que vão ficar ali para deteriorarem e irem para o maçarico.
Abraços

Luiz Eduardo
Moderador

Acompanhem nossas expedições pelo meu Blog:
Trilhos e Trilhas Rio de Janeiro

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: VLTs na Cidade Nova

Mensagem por Adenilson » 14 Nov 2013, 23:22

Pois é Luiz, mas isso é que eu achei estranho.
Me lembro no início da minha adolescência lá quase em meados dos anos 80 que andava muito nessas composições no pequeno trecho entre o Estácio e Maria da Graça e não havia condicionamento de ar, apenas ventiladores nos tetos como os trens antigos.
Em função disso, era uma barulheira danada dentro dos vagões, pois as janelas podiam ser abertas naquela parte superior.

Nas fotos acima, vi as composições com ar condicionado no teto, ou seja, um investimento foi feito. Seria uma pena tal investimento virar "sucata".

Valeu Luiz,

Um abraço também! okk

Avatar do usuário
Luiz Eduardo
Usuário Diamante
Mensagens: 458
Registrado em: 14 Set 2011, 22:28
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: VLTs na Cidade Nova

Mensagem por Luiz Eduardo » 15 Nov 2013, 19:59

^^ O pior de tudo é que todos eles ainda funcionam. Repare a 5ª foto do post: A composição ainda está com as sapatas coletoras de eletricidade. Muitos foram rebocados do Rabicho da Tijuca para a Cidade Nova, mas alguns foram por tração própria. O Metrô retirou as sapatas coletoras da maioria para usar nos outros trens.

Em tempo, não sei te dizer quando foi a reforma para colocação de ar condicionado, mas segundo li em algum lugar que não lembro onde rs, não foi muito longe da sua "aposentadoria".

Daqui a pouco aparece alguém com esses dados para nos informar melhor.
Abraços

Luiz Eduardo
Moderador

Acompanhem nossas expedições pelo meu Blog:
Trilhos e Trilhas Rio de Janeiro

ivanheringer
Usuário Bronze
Mensagens: 29
Registrado em: 02 Set 2013, 00:07

Re: VLTs na Cidade Nova

Mensagem por ivanheringer » 15 Nov 2013, 20:13

Galera essa semana houve uma reportagem na BAns News Fm a respeito dessas composições. O Boechat, acho que é assim que se escreve, kkk, indagou junto ao presidente do METRORIo e ao Secretário de Transportes a respeito delas, e obteve como resposta que até o final desse mês início do próximo, o tal grupo de estudos teria uma resposta sobre essas composições.
Foi comentado, justamente a questão das composições estarem em boas condições e que também poderiam ser utilizados em VlPs.
Bem, acho meio difícil eles terem uma resposta ainda se tratando de final de ano
Também acredito que em pouco tempo estarão no ferro velho!
Sou inexperiente em modelos de composições, mas poderiam ser doadas para o trecho de Portela- Miguel, puxadas por algo parecido com o auto de linha, ja pensaram?
Abs!

Responder

Voltar para “Material Rodante”