Piabetá [Ramal Vila Inhomirim]

Espaço para postarmos dados sobre o mobiliário da empresa, como estações, paradas, oficinas, e outros prédios e construções (incluindo obras de arte, como viadutos, pontes, etc)
Responder
Vinicius
Usuário Diamante
Mensagens: 242
Registrado em: 13 Set 2011, 22:34

Piabetá [Ramal Vila Inhomirim]

Mensagem por Vinicius » 30 Jan 2012, 15:32

Nome: Piabetá
Localização: Município de Magé
Inauguração: abril de 1888
Histórico de concessões e ferrovias: SuperVia (1998-atualmente)
Plataformas: 2
Vias: 2
Uso atual: estação de trens urbanos do Ramal Vila Inhomirim

Histórico

A Estação Piabetá foi inaugurada em abril de 1888 e era lá que a E. F. Mauá se encontrava com a Linha do Norte da E. F. Leopoldina e seguia então para a Estação Vila Inhomirim. Atualmente, os trilhos da E. F. Mauá seguem somente até o muro externo da estação; a partir daí eles foram arrancados, mas ainda é bem nítido o local onde eram assentados. Antes de chegar a estação, vindo da Estação Parada Angélica, existe um desvio a direita, que se une a linha da E. F. Mauá formando um triângulo de reversão, atualmente desativado.

Descrição

A estação possui duas plataformas e vias. Na Plataforma A, sentido Estação Vila Inhomirim, existe uma cobertura de metal e alguns bancos de concreto. Na Plataforma B, sentido Estação Saracuruna, encontra-se o prédio da estação - que acredito ser o original, mas bastante modificado - a entrada com torniquetes e mais alguns bancos de concreto. Ambas as plataformas são em curva, possuem grande extensão e tal como na Estação Imbariê, existe no local uma passarela sobre as vias. Apesar da bilheteria estar desativada, a estação continua murada.

Localização via Google Earth

Imagem

Imagens Antigas

Reservado

Fotos

* Tiradas no dia 13 de fevereiro de 2011

Relato

Fotos da 1ª expedição a Serra da Estrela (Linha do Norte); a estação encontrava-se em ótimo estado de conservação e parecia que tinha sido pintada recentemente.

1. Plataforma B; a esquerda, o lado da plataforma que servia a E.F. Mauá e alguns postes telegráficos perdidos. Ao fundo, o muro onde do outro lado terminam os trilhos da E. F. Mauá

Imagem

2. Prédio da estação, que acredito ser o original, mas bastante descaracterizado

Imagem

3. Mais da plataforma da E. F. Mauá

Imagem

4.

Imagem

5.

Imagem

6. Entrada da estação e da passarela

Imagem

7. Plataforma A

Imagem

8.

Imagem

9. Visão geral

Imagem

Estação Anterior: Parada Angélica
Próxima Estação: Fragoso
Editado pela última vez por Vinicius em 05 Mai 2012, 06:12, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Piabetá - Ramal Vila Inhomirim

Mensagem por DadoDJ » 29 Abr 2012, 18:20

Vinicius, primeiramente parabéns pelos registros ! Muito bons !
Prosseguindo, não entendi exatamente o que você falou sobre um triângulo de reversão ... só sei que indo de Parada Angélica para Piabetá, pouco antes desta, há um desvio para a direita, que encontra com a EF Mauá, desvio este que possui ainda um sinaleiro antigo, e que teve o leito asfaltado criminosamente pela prefeita há algum tempo atrás. Junto com a linha original da EF Mauá, que se encontrava em Piabetá com a EF do Norte, este encontro de linhas formavam um triângulo realmente.
É em relação a este desvio que você teve dúvida ?
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Responder

Voltar para “Linhas, instalações e mobiliário”