Acidente com o "Barrinha" (1996)

Espaço para postarmos notícias e matérias publicadas em revistas, jornais ou mesmo na internet, com o foco em transporte sobre trilhos.
Importante: sempre que possível, indicar a fonte da informação
Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Acidente com o "Barrinha" (1996)

Mensagem por DadoDJ » 21 Nov 2013, 23:37

Olá, pessoal !
Abaixo postarei várias matérias referentes a este trágico acidente, ocorrido às 08:16 da manhã do dia 18 de setembro de 1996.
Junto com as matérias postadas podemos debater sobre essa tragédia, que ceifou a vida de 16 pessoas e feriu aproximadamente 50. Relatos de sabotagem, má-fé, falhas na manutenção, irresponsabilidades funcionais, falhas na comunicação e outros problemas foram relatados, mas o fato é que, foi uma tragédia absurda, que culminou no que antes já havia acontecido: a suspensão da circulação do trem. A RFFSA já havia interrompido o tráfego anteriormente, mas devido à pressão popular, retomou a circulação apenas entre Barra do Piraí e Japeri (anteriormente era entre Saudade, bairro de Barra Mansa, e Japeri, algo que eu não sabia) e com locomotivas a diesel. Apenas 3 horários diários foram disponibilizados, o que evidencia ainda mais o interesse da RFFSA em desativar o trem "na marra", a qualquer custo. Se não fôsse do modo dela, seria pela defasagem e desinteresse dos passageiros, o que não ocorreu, o trem sempre tinha movimento com os passageiros dos bairros e cidades por onde o "Barrinha" passava.
Enfim, finalizando: o tópico pode ficar um pouco pesado pela quantidade de imagens postadas. Vamos ler com atenção (CUIDADO: RELATOS FORTES ! ! !) e debater sobre esta tragédia, que para mim, não foi totalmente explicada, muita coisa ainda tem que ser esclarecida para que não interpretemos e enxerguemos como uma p*** sabotagem, um crime hediondo !
Desculpem, vamos às matérias, inicialmente do Jornal O Globo do dia 19 de setembro de 1996, dia posterior à tragédia. Depois postarei outras publicações que tenho aqui, além de outras matérias do O Globo dos dias seguintes:
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Acidente com o "Barrinha" (1996)

Mensagem por DadoDJ » 21 Nov 2013, 23:46

Matérias publicadas no Jornal O Globo no dia 19 de setembro de 1996.
Fonte: Acervo O Globo


Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Obs.: nãop encontrei a página 15 no Acervo de O Globo. Pode ter sido uma página de publicidade. Entretanto, continuarei procurando. Encontrando, atualizo esta postagem.
okk
Em breve, a continuação dessa revoltante e trágica história ...
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

edudavitoria
Usuário ativo
Mensagens: 21
Registrado em: 17 Fev 2013, 12:52

Re: Acidente com o "Barrinha" (1996)

Mensagem por edudavitoria » 22 Nov 2013, 07:56

:X: :X: :X: Engraçado... pensando nesse acidente vou apenas expor algumas indagações minhas: se havia um trem (na época flumitrens) na plataforma de Japeri que impediu o finado barrinha de se deslocar até a estação e se o acidente não tivesse ocorrido com o barrinha aconteceria com o da flumitrens e com consequências maiores porque esse transportava muito mais passageiros do que os 900 do barrinha e o acidente teria tido consequências maiores ou ainda, esse trem sem freios poderia até ter atingido algum carro em uma passagem de nível mais a frente se não tivesse colidido em Japeri... bem, são muitas especulações mas uma coisa fica clara: não havia motivo para decidir para a erradicação do barrinha e essa tragédia foi a desculpa encontrada pela RFFSA. Uma pena porque esse fato deixou muita gente sem trem!!! :X: :X: :X:

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Acidente com o "Barrinha" (1996)

Mensagem por DadoDJ » 22 Nov 2013, 08:41

Eu ainda acho que isso não foi uma desculpa dada pela RFFSA, foi um crime premeditado para acabar com o trem de vez, visto que apenas 3 dias depois haveria o leilão da malha com o objetivo de privatização.
Nota-se que a empresa vencedora do leilão nem se preocupou, por exemplo, com a possibilidade de retorno do "Barrinha", alegando que concorreu como transportadora de carga. Isso será mostrado em uma matéria que postarei brevemente.
Esse negócio de ter trocado a locomotiva em Barra do Piraí foi muito "estranho". Se ela estava com os freios funcionando desde Minas Gerais, porque a troca, e tão rápida ? A vistoria foi ridícula, não levou nem 10 minutos, falaram que vistoriaram a carga e os freios, mas nem devem ter olhado ...
:ttn:
Para mim, há evidências demais, aliás, está na cara que foi um crime premeditado ...
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Acidente com o "Barrinha" (1996)

Mensagem por Adenilson » 22 Nov 2013, 09:34

Dado.
Eu li superficialmente as matérias, mas depois vou ler com mais calma.
Realmente relatos chocantes, principalmente aquele do feto. De qualquer forma, tenho que reconhecer que as metérias foram muito bem escritas.

Em relação à sabotagem, você tem razão, todas as evidências levam a crer que se tratou de uma sabotagem, mas se pensarmos por outro lado, se a intenção era acabar com o trem de passageiros, ficou nesse caso, notório o acidente causado por falha no trem de carga e a sua viabilidade em relação à capacidade de carga ter atingido 100% do permitido e por consequência, a falha da composição de carga e não de passageiros poderia causar um tiro pela culatra em relação aos investidores, a não ser que tenha sido realizada uma conspiração digna de CIA.

Um dos grandes pesadelos dos maquinistas é a falta de capacidade de frenagem durante uma descida. Isso tem um nome técnico, o qual me esqueci agora.
Vi isso em uma reportagem sobre a Serra do Mar.

Se o maquinista "der mole", ultrapassada uma velocidade crítica a aceleração da gravidade associada ao esforço causado pelo peso dos vagões simplesmente "impedem" a frenagem, mesmo que os freios estejam funcionando, principalmente em descida contínua.
Se o impacto foi a 100 Km/h foi um verdadeiro milagre essa composição de carga não ter descarrilado antes, ainda mais em uma região com muitas curvas como aquela. :ttn: Isso para mim é que está estranho.

O que temos que ver nessa questão é o resultado do laudo, uma vez que a reportagem tem como foco o acidente por ter sido no dia seguinte.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Acidente com o "Barrinha" (1996)

Mensagem por DadoDJ » 22 Nov 2013, 10:32

Tenho tudo, foram feitas matérias sobre o acidente até dois meses após, com laudos, depoimentos de funcionários etc ...
Vou postando assim que puder ...
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

tche
Usuário Diamante
Mensagens: 282
Registrado em: 27 Abr 2012, 09:28

Re: Acidente com o "Barrinha" (1996)

Mensagem por tche » 22 Nov 2013, 12:10

Os fatos se repetem ao longo dos anos e as causas são mais do que sabidas: o forte poder financeiro dos empresários de ônibus aliado à corrupção política, além de uma total alienação política e cultura da maioria dos brasileiros. Se no passado existissem iniciativas como este fórum, algumas ferrovias poderiam ter sido salvas da erradicação...

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Acidente com o "Barrinha" (1996)

Mensagem por DadoDJ » 22 Nov 2013, 18:03

Adenilson escreveu:Dado.
Eu li superficialmente as matérias, mas depois vou ler com mais calma.
(...) De qualquer forma, tenho que reconhecer que as matérias foram muito bem escritas.
É verdade, eu ainda não conhecia essa cobertura dada pelos jornalistas do "O Globo", apenas conhecia a matéria e foto que todos conhecemos, publicada na Revista Veja.
Em relação à sabotagem, você tem razão, todas as evidências levam a crer que se tratou de uma sabotagem, mas se pensarmos por outro lado, se a intenção era acabar com o trem de passageiros, ficou nesse caso, notório o acidente causado por falha no trem de carga e a sua viabilidade em relação à capacidade de carga ter atingido 100% do permitido e por consequência, a falha da composição de carga e não de passageiros poderia causar um tiro pela culatra em relação aos investidores, a não ser que tenha sido realizada uma conspiração digna de CIA.
Em relação a um prejuizo e possível afastamento de investidores e/ou empresas interessadas no leilão da malha, a carga que estava sendo transportada não era tão perecível a ponto de ser perdida em um acidente. E em relação a um prejuízo em relação ao trem de carga ... bem, estava com defeito mesmo, e a manutenção era deficiente ... se der mole, a locomotiva nem se danificou tanto assim e ainda aproveitaram para canibaliza-la, removendo as peças servíveis para reposição em outros trens.
Aliás, gostaria de saber qual o modelo desta locomotiva, alguém conhece ou sabe ?

Um dos grandes pesadelos dos maquinistas é a falta de capacidade de frenagem durante uma descida. Isso tem um nome técnico, o qual me esqueci agora.
Vi isso em uma reportagem sobre a Serra do Mar.

Se o maquinista "der mole", ultrapassada uma velocidade crítica a aceleração da gravidade associada ao esforço causado pelo peso dos vagões simplesmente "impedem" a frenagem, mesmo que os freios estejam funcionando, principalmente em descida contínua.
Se o impacto foi a 100 Km/h foi um verdadeiro milagre essa composição de carga não ter descarrilado antes, ainda mais em uma região com muitas curvas como aquela. :ttn: Isso para mim é que está estranho.
Aguarde as próximas matérias ... foi um "jogo de empurra", a RFFSA logo após o acidente já dizendo que iria indenizar as famílias das vítimas de maneira padronizada, enfim, parece que tudo estava já pensado. Ainda não afirmo com certeza que foi uma baita sabotagem e um plano maquiavélico, mas tenho 95% de certeza ...

O que temos que ver nessa questão é o resultado do laudo, uma vez que a reportagem tem como foco o acidente por ter sido no dia seguinte.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
Luiz Eduardo
Usuário Diamante
Mensagens: 458
Registrado em: 14 Set 2011, 22:28
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Acidente com o "Barrinha" (1996)

Mensagem por Luiz Eduardo » 22 Nov 2013, 21:39

Se não me engano, existe um Tópico do Barrinha onde chegamos a debater isso. Vou procurar com calma e sugiro fundirmos os dois, uma vez que tem mais debate no outro também.
Abraços

Luiz Eduardo
Moderador

Acompanhem nossas expedições pelo meu Blog:
Trilhos e Trilhas Rio de Janeiro

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Acidente com o "Barrinha" (1996)

Mensagem por DadoDJ » 23 Nov 2013, 00:04

Luiz Eduardo escreveu:Se não me engano, existe um Tópico do Barrinha onde chegamos a debater isso. Vou procurar com calma e sugiro fundirmos os dois, uma vez que tem mais debate no outro também.
Será que não foi no TGVBR ?
Não achei algo parecido aqui ...
:-
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Responder

Voltar para “Notícias antigas”