Trens Turísticos Brasileiros

Espaço para debatermos sobre o sistema de transporte ferroviário turístico no Brasil.
Os tópicos devem ser organizados pelos trechos percorridos, independente de qual empresa o administra.
Responder
Avatar do usuário
Paulo ITT
Usuário Diamante
Mensagens: 350
Registrado em: 13 Set 2011, 23:32
Localização: Rio de Janeiro

Trens Turísticos Brasileiros

Mensagem por Paulo ITT » 09 Jun 2012, 23:39

Em razão da grande quantidade de trens turísticos que vem sendo implantado em todo o Brasil, estou postando apenas os mais famosos.
Para atualização dos horários das empresas melhor consultar o site próprio das operadoras, pois com o passar do tempo, novos horários e tarifas poderão ser acrescentados além de mais roteiros e novidades.

http://www.abottc.com.br/

http://www.abpf.org.br/

http://www.anpf.com.br/

http://www.cbtu.gov.br/

http://www.trem.org.br/

NORDESTE

Rio Grande do Norte

Trem dos Engenhos - Natal

Imagem

http://www.cbtu.gov.br/sociocultural/te ... at/nat.htm

Uma viagem à história através da janela do trem

A CBTU de Natal vem incentivando a cultura através de passeios de trem para alunos de escolas públicas e uhttp://www.cbtu.gov.br/sociocultural/tematico/ ... versidades privadas. As universidades do Rio Grande do Norte têm manifestado interesse em conhecer o transporte ferroviário, além de se preocupar com a preservação e modernização do sistema de trens.
O trem de Natal está inserido na história do estado. A linha de Parnamirim e Ceará – Mirim transporta diversos alunos e professores para os programas culturais, desenvolvidos no teatro Alberto Maranhão, que está localizado na Praça Augusto Severo, próximo à estação Central da Ribeira. Com o Projeto Cultural Seis e Meia, que cobra preço acessível por seus espetáculos, os passageiros do sistema assistem shows de artistas consagrados como Elba Ramalho, Alcione, Geraldo Azevedo, Belchior entre outros, além dos artistas locais.
Os trens da CBTU de Natal transportam alegria o ano todo. Nas festas juninas, o pátio da estação Ribeira é ponto de concentração dos grupos de forrós, que aguardam o início das divertidas viagens. É também, palco dos artistas e palhaços que cantam, dançam em pernas de pau e declamam poesias. No dia da poesia, 14 de março, acontecem eventos especiais no trem, onde os passageiros podem desfrutar de versos e prosas, declamados por artistas da região.
Existem passeios ferroviários, onde os passageiros fazem viagens através da história do Brasil, conhecendo engenhos de cana de açúcar ainda em atividades, como por exemplo, o Engenho Mucuripe em Ceará – Mirim. A consistente fumaça liberada por sua imensa chaminé, leva ao longe o contagiante cheiro do mel e rapadura fervidos em seus enormes tachos. É um passeio muito procurado por professores e alunos, que pouco a pouco vão descobrindo a veias turísticas daquela cidade. Ceará – Mirim apresenta, ainda, seus casarões antigos, seu movimentado mercado modelo e a maior igreja do Rio Grande do Norte, a Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Ao lado da matriz, se encontra o monumento ao frei Damião.
___________________________________________________________________

Paraíba

Trem do Forró - Campina Grande

Imagem

Uma vista privilegiada da paisagem do agreste paraibano, que se pode apreciar no percurso entre Campina Grande e Galante. Esse é apenas um dos atrativos que o animado Trem do Forró oferece aos passageiros do ‘passeio forroviário’, marcado para os dias 15, 21, 22, 23, 24 e 29 de junho. O mais autêntico forró pé de serra é outro item dessa viagem carregada de alegria e descontração, que se insere na programação do Maior São João do Mundo, que acontece de 30 de maio a 29 de junho. O Trem do Forró parte da Estação Velha em Campina Grande, às 10h, com destino ao distrito de Galante, onde os passageiros encontram um ‘arraial’ bem original, com recepção de quadrilhas juninas, muito forró pé de serra no mercado público local e barracas de comida típica. Naquele lugar a culinária nordestina pode ser apreciada em seu cardápio mais diversificado, que vai da pamonha ao arrumadinho de feijão verde, buchada ou picado de bode, entre muitas outras iguarias. O percurso entre Campina e Galante é realizado em uma hora e quinze minutos, tempo suficiente para que o passageiro inicie um aquecimento dançando forró. Além de uma estrutura de bar, em cada um dos oito vagões do Trem do Forró, existem trios de forró pé de serra que vão animando os forrozeiros até o arraial do distrito. Além das inúmeras opções para continuar dançando forró nas quatro horas de permanência no arraial de Galante, o passageiro do Trem do Forró ainda tem a oportunidade de fazer uma passeio numa carroça de burro ou em jegues. No retorno das viagens a animação não é diferente. Os 800 passageiros do Trem do Forró terão novamente os trios de forró pé de serra que não deixam parar o ‘arrasta pé’. Chegando em Campina Grande os forrozeiros podem seguir direto para o Parque do Povo, principal espaço do Maior São João do Mundo.

http://www.brasilviagem.com/pontur/?CodAtr=66114

http://midia.brasilviagem.com/jpg/154782.jpg
_________________________________________________________________________

Pernambuco

Trem do Forró - Recife

Imagem

O Trem parte sempre em dias variados do mês de junho. A festa e a animação são contagiantes e os participantes vão dançando e comemorando o São João em todos os vagões, cada um deles animados por um trio diferente de forró.
Cidade > Recife
Origem > Marco Zero - Recife - PE
Destino > Cabo de Santo Agostinho - PE
Dias e Horários > Sazonal - Acontece todos os finais de semana de Junho.
Distância Percorrida > 84 km ida e volta
Atrativos > Trio de Forró diferentes em cada vagão. Forró pé-de-serra e festejos juninos.
Serviço Fretado > Sob Consulta

http://www.tremdoforro.com.br/content/f ... 06_010.jpg

Composto de uma locomotiva a diesel e até 10 vagões de passageiros com capacidade total por saída para até 1.000 pessoas dançando. Os vagões utilizados no Trem do Forró são do tipo PIDNER, com bancos nas laterais e totalmente decorados com motivos juninos.
Em cada vagão de passageiros, temos um trio de forró pé-de-serra, serviço de bar vendendo bebidas e alguns petiscos e um segurança.
O trem dispõe ainda de 01 vagão de Apoio, onde estão localizados os banheiros, serviços de limpeza, enfermeira e medicamentos para primeiros socorros, pessoal técnico e de coordenação, além de carro de apoio durante todo o percurso.

Histórico
Há 22 anos, um grupo de servidores estaduais resolveu criar uma opção diferente para o período junino: um trem que os levasse até a capital do Forró, Caruaru. Nascia o Ferroviário, uma das iniciativas do programa Pró-Lazer. O trem saia do Recife a Caruaru e depois voltava à capital, transportando cerca de 60 passageiros, ao som de uma banda de pífanos e forrozeiros.
Os vagões eram de madeira e bancos ocupavam o espaço que hoje é usado para dançar, mas os funcionários sentiram falta quando a diversão foi extinta junto com o Pró Lazer, em 1990, três anos depois de ter início.

O proprietário da Serrambi Turismo, Anderson Pacheco, que também foi diretor do Pró-Lazer, deu continuidade ao trem, após sugestões de uma das organizadoras do projeto. Ele transformou a diversão em evento turístico: quatro vagões com bancos laterais foram adaptados para receber um trio de forró cada um, ônibus passaram a ser o meio de transporte da volta (para garantir maior conforto depois da farra) e o acesso foi aberto para o público em geral. Deu certo.
A imprensa local e nacional aprovou a experiência e logo nas primeiras quatro viagens programadas naquele ano os trens saíram com sua capacidade completa: 450 passageiros. Com a crescente procura pelo evento, o trem, que fazia quatro viagens nos sábados de junho, passou a sair também aos domingos, totalizando dez viagens no mês. O número de vagões também subiu para nove a cada viagem, transportando uma média de 900 passageiros por dia.

Desde 2001, o Trem do Forró tem novo roteiro, com destino ao Cabo de Santo Agostinho na Região Metropolitana do Recife (RMR). A animação continua a todo vapor. São cinco horas do mais autêntico forró pé-de-serra, trios de forrozeiros em cada vagão e muita festa para recepcionar passageiros de todo o país.

Informações:

http://www.tremdoforro.com.br/interna.asp?act=2
_________________________________________________________________________
Bahia

VER DE TREM * - Salvador
Calçada a Paripe. Organizado pela Sociedade Nacional Movimento Trem de Ferro, em parceria com a CBTU.

http://www.iteia.org.br/verdetrem

O trecho percorrido de trem é às margens da Baia de Todos os Santos, no Litoral Oeste de Salvador, antigo Subúrbio Ferroviário. A paisagem é o atrativo principal pela beleza do mar calmo com variadas embarcações em leves movimentos, contrasta com o verde da vegetação que conseguiu resistir à construção de moradias. Uma charanga anima os passageiros da Caravana com marchinhas de antigos carnavais e frevo, que se harmonizam com o balanço do trem. Em Paripe, a última estação de trem a Caravana embarca nos ônibus especiais. Uma parada em Mapele, distrito do município de Simões Filho, acontece recepção da comunidade, onde degustaremos comidas típicas pitorescas como a moqueca de peixe na folha de bananeira, peixe frito à moda da região, entre outras iguarias, além doces caseiros e frutas de quintal. A segunda parada acontece em Candeias, onde uma comitiva de autoridades municipal juntamente com a comunidade, costuma receber a Caravana com fogos e charanga, nos acompanhado até a Igreja de Nossa Senhora das Candeias, em seguida à Fonte de Água Milagrosa, onde as pessoas se molham como forma de purificação espiritual.
* sujeito a correções

http://projetoverdetrem.blogspot.com.br/
_____________________________________________________________________

SUDESTE

Espírito Santo

Trem das Montanhas Capixabas - Viana

Imagem

Cidade > Viana -ES
Origem > Estação Ferroviária de Viana-ES
Destino > Domingos Martins, Marechal Floriano e Araguaya-ES
Dias e Horários > Saídas de Viana aos sábados e domingos às 10h30. Retorno de Araguaya às 14h15.
Distância Percorrida > 46 km
Atrativos > Belas paisagens das Montanhas Capixabas.

http://serraverdeexpress.com.br/montanhas/destinos
_________________________________________________________________________

Minas Gerais

Maria Fumaça Ouro Preto Mariana

Imagem

O trem turístico faz o percurso entre as cidades históricas de Ouro Preto e Mariana.
Origem > Ouro Preto / Mariana
Destino > Mariana / Ouro Preto
Dias e Horários > Sextas, Sábados, Domingos e Feriados, com saídas 9h e 14h de Mariana e 11h e 16h de Ouro Preto.
Distância Percorrida > 18 km
Atrativos > Ouro Preto: Circo da Estação, vagão café, vagão sonoro ambiental e espaço UFOP.
Mariana: Praça lúdico musical, sala multiuso, biblioteca, vagão dos sentidos e vagão café.

http://guiadoviajante.com/1144/passeio- ... e-mariana/
_________________________________________________________________________

Maria Fumaça São João Del Rei a Tiradentes - Estrada de Ferro Oeste de Minas

Imagem

Um passeio de Maria Fumaça entre São João Del Rei e Tiradentes encanta crianças, jovens e adultos. Esse encanto pelo passeio já começa no embarque ou desembarque na pequena estação construída em 1881, para servir a Companhia de Ferro Oeste de Minas. Possui o mesmo estilo das estações mineiras edificadas no final do século XVIII e princípio do XIX. Em frente à estação, está a rotunda, “mecanismo pelo qual a locomotiva inverte sua posição na linha férrea e, com uma curta manobra, engata-se novamente aos vagões para regressar a São João Del Rei. Embora os maquinistas efetuem essa manobra de rotina logo após a chegada, muitos turistas deixam de apreciá-la por falta de informação” (Américo Pellegrini Filho). A “Maria Fumaça”, que corre em bitola de 760 mm, é uma máquina que foi fabricada na Filadélfia pela empresa Baldwin.
Cidade > São João Del Rei
Origem > São João Del Rei - MG (e vice versa)
Destino > Tiradentes - MG (e vice versa)
Dias e Horários > Baixa temporada: Sexta, Sábado e Domingo e Feriado Nacional
Alta Temporada: Terças a Domingo.
Saídas 10 às 15h.
Retorno: 13 h e 17h
Nos meses de Janeiro e Julho tem horários especiais.
Distância Percorrida > 13 Km
Atrativos > Cidades Históricas com vários atrativos. Em São João Del Rei o atrativo ferroviário mais interessante é a Rotunda e o Museu Ferroviário.

http://www.abottc.com.br/trens/tiradentes.htm

http://www.tiradentes.net/maria.htm
_________________________________________________________________________
Trem das Águas – ABPF – São Lourenço

Imagem

Viajar no Trem das Águas é conhecer uma antiga ferrovia projetada e construída pelos ingleses há 115 anos e poder trilhar pelo legendário caminho de ferro percorrido por D. Pedro II e toda sua comitiva imperial, quando estes buscavam o ameno clima mineiro e a salubridade das águas da região. Você viajará no túnel do tempo, ouvindo os melodiosos apitos e o poético badalar do sino de uma original 'Maria Fumaça' (locomotiva de fabricação americana de 1925), com seu ruído cadenciado da expulsão do vapor e o inimitável som do ranger de suas brassagens.
Cidade > São Lourenço
Origem > São Lourenço - MG
Destino > Soledade de Minas - MG
Dias e Horários > Todos os sábados 10h e 14:30 h, Domingos e feriados 10h.
Distância Percorrida > 10 km
Atrativos > Feira de artesanato, shows musicais, culinária mineira.

http://www.abottc.com.br/trens/trem_aguas.htm

http://www.tremdasaguas.com.br/
_________________________________________________________________________

Trem da Serra da Mantiqueira – ABPF - Passa Quatro

Imagem

Inaugurado em 1881 por Dom Pedro I, foi palco das revoluções de 30 e 32. A travessia do túnel é um passeio interessante. O acesso é pelo alto da serra entre SP e MG.
Cidade > Passa Quatro
Origem > Passa Quatro- MG
Destino > Coronel Fulgêncio - MG
Dias e Horários > Todos os sábados 10h e 14h / Domingos e feriados 10h.
Distância Percorrida > 10 km
Atrativos > Estação de Passa Quatro, Túnel Coronel Fulgência, Atrativos Musicais, Artesanato, Gastronomia mineira.

http://abpfsuldeminas.com/trem-da-serra-da-mantiqueira/
_________________________________________________________________________

Rio de Janeiro

Trem do Corcovado – Rio de Janeiro

Imagem

Todos os anos mais de 600 mil pessoas são levadas ao Cristo Redentor pela centenária Estrada de Ferro do Corcovado, o passeio turístico mais antigo do país. Além de se deslumbrar ao ver pelas janelas do trem as paisagens mais bonitas da Cidade Maravilhosa, o passageiro faz um passeio através da história do Brasil.
Cidade > Rio de Janeiro
Origem > Bairro Cosme Velho - RJ
Destino > Alto do Morro Corcovado - RJ
Dias e Horários > Diariamente das 8 às 18:30h
Saídas de meia em meia hora
Distância Percorrida > 4 km

Atrativos > Floresta da Tijuca, Monumento Cristo Redentor, Vista do Mirante, Hotel Paineiras, Estação Cosme Velho que é tombada.
Serviço Fretado > Trem Vip (sob consulta)

http://www.corcovado.com.br/index_por.html

_________________________________________________________________________

Trem Estrada Real – Paraíba do Sul

Imagem

Mais fotos em:

http://shw.trensecia.fotopages.com/7722 ... -Real.html

Partindo da Estação Ferroviária no Centro Municipal de Cultura Prof. Maria de Lourdes Tavares Soares o trem percorrerá 14 quilômetros em direção a Cavaru. Passando pela ponte giratória tomará o rumo até a ponte Dr. Leopoldo Teixeira Leite de construção inglesa datada de 1895, popularmente conhecida como "Ponte Preta". Atingindo os bairros Jatobá, Bela Vista, Vila Salutaris e Inema, chegando então a sua primeira parada na Estação Ferroviária de Werneck onde o turista encontrará produtos artesanais, cerâmica, doces típicos da região e orquidário. Seguindo o seu percurso passando pela área rural do município em direção a última parada Estação de Cavaru localizada junto ao vilarejo com antigo armazém, igreja, a cafeteria "Artes e Delícias da Estrada Real" e venda de produtos artesanais. Depois de fazer o giro na rotunda a máquina retornará em direção ao centro da cidade.
Cidade > Paraíba do Sul
Origem > Estação Ferroviária do Centro - RJ
Destino > Estação Cavaru, passando pela Estação Werneck - RJ
Dias e Horários > Sábados, Domingos e Feriados, saídas: 10h e 14h.
Distância Percorrida > 14 km
Tarifa > R$ 10,00 (adulto) R$ 8,00(infantil)
*Os valores podem sofrer alteração sem aviso prévio. Favor consultar a operadora.
Atrativos > Além dos atrativos da cidade de Paraíba do Sul. Há a Ponte Giratória, a Ponte Dr. Leopoldo Leite, construção inglesa datada de 1895. Na Estação Werneck tem artesanato, doces etc. Na Estação Cavaru tem a Rotunda.

http://www.paraibanet.com.br/ - ver Turismo
_________________________________________________________________________

Maria Fumaça SESC Mineiro Grussaí – São João da Barra

Imagem

O passeio é muito animado, com show musical em algumas estações e, além disso, é possível se aproveitar toda a estrutura de entretenimento oferecida pelo SESC Mineiro de Grussaí.
Cidade > São João da Barra
Origem > Estação Bom Despacho SESC Mineiro Grussaí - RJ
Destino > Estação Bom Despacho SESC Mineiro Grussaí - RJ
Dias e Horários > Todos os sábados
Estação “Andando nos Trilhos” A partir das 14h30min h.
Estação Luau A partir das 20h30min h com saídas de meia em meia hora.
Distância Percorrida > 10 km
Atrativos > Show musical em alguma estação; a própria unidade do SESC Grussaí que conta com 1.8 milhões de metros quadrados e infra-estrutura de esporte, lazer e convenções.
Serviço Fretado > Sob consulta




http://www.youtube.com/watch?v=rpwnAMQpR80
_________________________________________________________________________

São Paulo

Trem dos Imigrantes – ABPF – São Paulo

Imagem

Os visitantes que reservam um tempo para esse passeio inesquecível conseguem viajar na história da cidade e de sua imigração. O trem passa no Memorial do Imigrante, na Hospedaria e, pelo próprio bairro da Mooca e o Brás, conhecidos por serem habitados por imigrantes.
Cidade > São Paulo
Origem > Estação Memorial dos Imigrantes - SP
Destino > Estação Memorial dos Imigrantes - SP
Dias e Horários > 5º e 6º passeios agendados para grupos. Domingos e feriados saídas entre 10h e 17h (em média 12 saídas).
Distância Percorrida > 3 km
Atrativos > Memorial do Imigrante, Hospedaria do Imigrante, o próprio bairro da Mooca e o Bairro do Brás em São Paulo.
Serviço Fretado > Sob Consulta

http://www.abpfsp.com.br/
_________________________________________________________________________

Trem dos Ingleses

Imagem

Os passeios funcionam com monitoria aos sábados, domingos e feriados entre 10 e 17 horas. A entrada do Museu Funicular custa R$ 3,00 e o passeio de Maria Fumaça R$ 5,00. De terça a sexta o trem funciona para grupos escolares, agências de turismo, Associação de classe, etc, com preços especiais. O Museu funicular funciona de terça a domingo.
Na Vila de Paranapiacaba há a Museu do Castelinho, caminhadas na Serra do Mar com monitoria e guias especializados e restaurantes para todos os gostos. Também há serviços de cama e café (bed e breakfast).
Origem > Pátio do Museu Funicular de Paranapiacaba em Santo André - Sâo Paulo
Destino > Pátio do Museu Funicular de Paranapiacaba em Santo André - Sâo Paulo
Dias e Horários > sábados, domingos e feriados entre 10 e 17 horas.
terça a sexta o trem funciona para grupos escolares.
Distância Percorrida > 800 m
Atrativos > São vários os atrativos, o destaque fica para: Museu Funicular;Museu do Castelinho; Caminhadas na Serra do Mar
Serviço Fretado > sob consulta.

http://www.abpfsp.com.br/passeio_trem.htm
_________________________________________________________________________

Viação Férrea Campinas Jaguariúna – ABPF

Imagem

O trajeto de Campinas a Jaguariúna, em São Paulo, é feito em um trem a vapor do século XIX. O passeio turístico de maria-fumaça percorre 24,5 km de extensão e parte da Estação Anhumas, em Campinas, onde se encontra o Museu Dinâmico Viação Férrea Campinas - Jaguariúna, uma excelente opção de lazer cultural. O trem passa pelas estações de Pedro Américo, Tanquinho, Desembargador Furtado, Carlos Gomes, todas construídas em meados de 1920, até chegar a Jaguariúna. O tempo de viagem é de 3h30min, entre ida e volta, oferecendo um cenário inesquecível para aqueles que apreciam a natureza. Além da paisagem, os passageiros também podem se deliciar ouvindo o guia turístico contar a história desta antiga ferrovia, por onde escoava a produção de café do fim do século XIX e que foi recentemente restaurada.
Cidade > Campinas
Origem > Campinas - SP
Destino > Jaguariúna - SP
Atrativos > Estação de Anhumas, Pedro Américo com parada estratégica para apresentação do funcionamento da locomotiva, Estação Tanquinho, Desembargador Furtado, Carlos Gomes e Jaguary.È considerado um Museu em Movimento.
Serviço Fretado > 46 lugares. Valores sob consulta.

http://www.mariafumacacampinas.com.br/ ... sp.gov.br/
_________________________________________________________________________

Trem Turístico e Cultural Moita Bonita - SP

Imagem

Nosso trem conta com a mais antiga locomotiva a vapor em operação no Brasil. Fabricada na cidade inglesa de Bristol, em 1879, participou da construção da Estrada de Ferro Sorocaba no trecho final compreendido entre Ourinhos e Presidente Epitácio, e através dela surgiram diversos lugarejos e cidades. No ano de 1916, ao redor da pequena estação ferroviária, no lugar chamado pelos tropeiros de "Moita Bonita", foi o núcleo pioneiro com os primeiros loteamentos e traços urbanos onde mais tarde apareceria a cidade de Paraguaçu Paulista. Nesta viagem nostálgica você vai conhecer um pouco mais desta história e reviver os tempos das velhas locomotivas a valor.
Cidade > Estância Turística de Paraguaçu Paulista – SP
Origem > Estação de Paraguaçu Paulista
Destino > Distrito de Sapezal

http://www.eparaguacu.sp.gov.br/mariafumaca.asp

http://fotolog.terra.com.br/osvane:503
_________________________________________________________________________

CENTRO OESTE

Mato Grosso do Sul

Trem do Pantanal

O Globo

Imagem

Revista Ferroviária
Trem do Pantanal custou R$ 18 mi à ALL
08/05/2009 - Agora MS
A ALL - América Latina Logística, maior empresa de logística com base ferroviária da América Latina, concluiu em abril as obras de infra-estrutura ferroviária que permitiram a retomada do Trem do Pantanal, com inauguração prevista para esta sexta-feira (08), em Indubrasil (MS). O investimento de R$18 milhões contemplou a troca 30 mil metros de trilhos, 120 mil dormentes e o retensionamento da linha em toda a extensão do trecho, além da reforma de locomotivas e de quatro dos vagões especiais de passageiros que serão utilizados no percurso.
Também foram aplicados aproximadamente 400 vagões de pedra britada para a fixação dos trilhos. Todas as pontes foram revisadas, com a substituição de dormentes comuns por peças maiores, com 2,80 metros de comprimento. Nos doze meses de duração da obra, trabalharam no trecho 400 pessoas, entre engenheiros, técnicos de via e equipes de apoio.
Para garantir ainda mais segurança na circulação, foram instalados detectores de descarrilamento a cada seis quilômetros de via e feita a revitalização das 35 Passagens de Nível existentes no trecho, com obras de drenagem e reforço na sinalização. Duas horas antes da partida de cada trem, está prevista a circulação de um auto de linha com equipe de manutenção para a inspeção imediata do trecho a ser percorrido.
“Temos orgulho em possibilitar a retomada do Trem do Pantanal, um compromisso da ALL com o Governo do Estado e que serve de estímulo a diversos setores da economia e ao turismo regional”, revela o presidente da ALL Bernardo Hees.

Sobre o Trem do Pantanal

O trem do Pantanal é resultado da parceria entre o Governo do Estado do Mato Grosso do Sul, que promoveu a revitalização das estações, da Serra Verde Express, que administrará a operação do trem, e da ALL, responsável pela readequação e manutenção dos mais de 220 quilômetros de trilhos por onde passará a composição. O trajeto contempla inicialmente três municípios: Campo Grande, Aquidauana e Miranda, podendo chegar a Corumbá em sua segunda etapa. A revitalização dos vagões do Trem do Pantanal foi feita na oficina de vagões da ALL, em Sorocaba (SP) e Curitiba (PR).

http://serraverdeexpress.com.br/pantanal/destinos

Vídeo da inauguração feito pela rede Record, tem até o presidente Lula.

http://www.youtube.com/watch?v=od9XSK87 ... r_embedded

________________________________________________________________________

SUL

Paraná

Trem da Serra do Mar Paranaense

Imagem

A cada ponte, a cada túnel, a cada paisagem que se destaca ao longo desta inesquecível viagem, o melhor que podemos fazer é nos extasiarmos com este maravilhoso passeio. Uma ferrovia imperial que, com seus 110 encantadores quilômetros, liga Curitiba a Paranaguá desde 1880 e perpetua no tempo este magnífico e arrojado projeto.
Cidade > Curitiba
Origem > Estação Rodoferroviária Curitiba-PR
Destino > Marumbi/Morretes/Paranaguá-PR
Dias e Horários > Baixa temporada:
- Litorina só para grupos, ou aos finais de semana e feriados. Trem diariamente.
Alta temporada:
- Todos os dias
Trem 8 horas
Litorina 9 horas

Distância Percorrida > 110 Km
Atrativos > Guias informando a história local. Lindas paisagens. Túneis e pontes – obras de grande beleza.

http://serraverdeexpress.com.br/serra/destinos
_________________________________________________________________________

Trem de Luxo - Serra Verde Express .

Imagem

Melhor ver no site, pois é grande e cheio de fotos e mapas.

Cidade > Curitiba-PR
Origem > Estação Rodo ferroviária Curitiba-PR
Destino > Morretes - PR e Piraquara - PR (passeio noturno)
Distância Percorrida > 110 km até Morretes e 25 km até Piraquara
Atrativos > Primeiro e único trem de luxo do Brasil.
Serviço Fretado > Sob Consulta

http://serraverdeexpress.com.br/luxo/destinos
_________________________________________________________________________

Santa Catarina

Trem das Termas – ABPF - Piratuba

Imagem

“O início do passeio Turístico Histórico Cultural de Trem a Vapor, se dá na Estação Ferroviária de Piratuba, a antiga Estação Rio do Peixe a 430 metros de altitude no quilômetro 837 da Histórica Estrada de Ferro São Paulo - Rio Grande. O passeio segue sentido Marcelino Ramos as margens do Rio do Peixe na Centenária Ferrovia, passando pelo local onde antes se localizava a Estação de Maratá, Uruguai e Volta Grande. O auge do passeio é a passagem sobre a Ponte Ferroviária sobre o Rio Uruguai (Represa Itá), com 495,50 metros de extensão, em seguida a Estação de Marcelino Ramos à 400 metros de altitude. Tudo isso animado com músicas regionais e degustações."
Cidade > Piratuba
Origem > Estação Férrea Piratuba - SC
Destino > Marcelino Ramos - SC
Dias e Horários > Todos os sábados confirmados (embarque de Outubro a Fevereiro às 13h30min. e de Março a Setembro às 13h00min.), outros dias da semana à confirmar.
Distância Percorrida > 25 Km
Atrativos > Guias informando a história local e da ferrovia do contestado. Ponte férrea , animação musical e degustações.

http://www.guiasantacatarina.com.br/pir ... ticos.php3
_________________________________________________________________________

Trem do Contestado – ABPF – Porto União

Imagem

Imagem

"A Guerra do Contestado, em linhas gerais, foi um conflito armado, entre a população cabocla e os representantes do poder estadual e federal brasileiro travado entre outubro de 1912 a agosto de 1916, numa região rica em erva-mate e madeira pretendida pelos Estados do Paraná, Santa Catarina e até mesmo pela Argentina. A Guerra do Contestado terá tido origem em conflitos sociais latentes na região, fruto dos desmandos locais, em especial no tocante à regularização da posse de terras por parte dos caboclos. Representando, ao mesmo tempo, a insatisfação da população com sua situação material, o conflito era permeado pelo fanatismo religioso, expresso pelo messianismo e pela crença, por parte dos caboclos revoltados, de que se tratava de uma guerra santa. É por essa tão interessante história, que são promovidos passeios pelas cidades do Contestado, às margens do Rio Do Peixe, tentando resgatar a cultura histórica de um povo desbravador”.

Cidades > Piratuba e Porto União
Origem > Piratuba - SC
Destino > Capinzal - Porto União - SC
Dias e Horários > De acordo com o fretamento.
http://www.turismoportouniaodavitoria.c ... 1.php?id=4

Ver também:
100 anos da linha

http://blogdogiesbrecht.blogspot.com.br ... o-rio.html
_________________________________________________________________________

Trem da Serra do Mar – ABPF – Rio Negrinho

Imagem

Um nostálgico passeio de Maria Fumaça pela serra do norte catarinense revive cenários antigos de montanhas, túneis e cachoeiras. Estação Ferroviária de Rio Negrinho, sede do Museu Dinâmico da Maria Fumaça. Acervo diversificado com oito locomotivas a vapor, vagões antigos e peças em geral relacionadas à história ferroviária no Brasil. Os passeios normais da Maria Fumaça são realizados sempre no segundo sábado de cada mês, com saída prevista para as 10:00 h na Estação Ferroviária de Rio Negrinho. Duas máquinas e seis vagões estão preparados para levar cerca de 270 pessoas. Normalmente os passeios atraem uma média de 150 passageiros. De Rio Negrinho, a Maria Fumaça vai para Rio Natal, uma colônia polonesa, no interior de São Bento do Sul. A paisagem vista das janelinhas dos vagões é a mata atlântica. Em Rio Natal, um almoço com pratos típicos poloneses espera pelos passageiros. No cardápio, não faltam o pirogue, que é um pastel cozido recheado com requeijão, e o alusque, folhas de repolho cozido recheadas com arroz e carne, além do nhoque de batata doce. Geralmente um grupo folclórico também recebe os visitantes.
Cidade > Rio Negrinho
Origem > Estação Ferroviária de Rio Negrinho - SC
Destino > Estação Ferroviária de Rio Natal - SC
Dias e Horários > Todo 2º sábado de cada mês e (a confirmar) e 2º domingo de cada mês.
Sempre as 10h.
Distância Percorrida > 42 Km
Atrativos > Paisagens deslumbrantes da Serra do Mar.

http://www.abpfsc.com.br/
_________________________________________________________________________

Trem Rubi - Tubarão

Imagem

Mantido pelo Museu Ferroviário de Tubarão, com apoio da FTC, o trem parte da estação anexa, que é uma réplica da estação antiga da cidade. Os passeios não têm data marcada, são realizados mediante fretamento, com número mínimo de 150 pessoas.
O trem passa por uma paisagem de grande beleza ao longo das linhas. Um diferencial é que o trem espera pelos passageiros que optam por ir à belíssima praia em Imbituba. Nas festas da Etnia, da Uva e do Vinho em Urussanga, o trem também é o transporte, pois espera pelos passageiros que decidem por experimentar a festa , sua gastronomia típica ou mesmo conhecer a cidade histórica.
Origem > Tubarão/Imbituba/Urussanga/Criciuma e Siderópolis
Destino > Tubarão/Imbituba/Urussanga/Criciuma e Siderópolis
Distância Percorrida > 120 km
Tarifa > de acordo com o trecho
Atrativos > paisagens, praias e cidades históricas.
Serviço Fretado > Sim
De Tubarão a Imbituba (durante o verão).
De Tubarão a Urussanga e Siderópolis (durante o inverno).
Os passeios de Maria Fumaça têm saída sempre de Tubarão.

Museu Feroviário de Tubarão Av Pedro Zapelini s/n Cruzamento Ferroviário - Bairro de Oficinas Tubarão - SC Tel: 48 36323450

http://museuferroviario-sc.webnode.com.br/

http://www.transportes.gov.br/bit/ferro ... barao1.htm
_________________________________________________________________________

Trem das Bromélias - Apiúna

Imagem

O início do passeio turístico – histórico – cultural do trem a vapor do Vale do Itajaí, cognominado de “Ferrovia das Bromélias” em referência a planta que ocorre em abundância ao longo da serra de Subida, se dá no centro da localidade de Subida, município de Apiúna (SC), altitude de 116,00 m, as margens da Estrada Geral Subida. Neste local ainda não há estação, apenas uma rampa de embarque, onde inicia o passeio. Nos 2,8 km do trajeto, os visitantes são contemplados com um túnel de 68 m, que ocorre já no Km 0.290, de um viaduto de pedra com dois arcos em estilo românico, com 12 mts de altura, que ocorre no Km 0,565, de uma passagem superior também em estilo românico que ocorre no Km 0,718, para então adentrar a um profundo corte de 170 mts de extensão. A partir do Km 1,444 a ferrovia adentra um trecho de mata atlântica preservada até a entrada do pátio da Usina Hidrelétrica Salto Pilão, a partir de onde os passageiros podem contemplar a paisagem do Rio Itajaí – Açu e da rodovia Br470. O término do passeio ocorre dentro do pátio da usina, aproximadamente a 170 m de altitude. Neste ponto ocorre uma palestra acerca da história da ferrovia e são dadas explicações relativas ao funcionamento da locomotiva a vapor e acerca do funcionamento de uma ferrovia. Durante o passeio são servidas guloseimas e bebidas aos visitantes. O retorno da composição à rampa de embarque se dá após a palestra. A duração do passeio é de 45 minutos.
Cidade > Apiúna (SC) localidade de Subida
Origem > Plataforma de embarque no centro da localidade de Subida, com acesso pela rodovia Br470, Km 112 + 500 m (a partir de Blumenau ou Km 113-500 m a partir de Rio do Sul.
Destino > Pátio da Usina Hidrelétrica Salto Pilão – Subida – Apiúna (SC)
Dias e Horários > Sempre no 2º domingo do mês, com saídas de hora em hora das 09h até 17:00 h.
Distância Percorrida > 2,8 KMS

Atrativos > Túnel, viaduto de dois arcos, passagem superior, corte profundo de 170 m, passagem por mata atlântica preservada, ampla visão do Rio Itajaí – Açú e Usina Salto Pilão. Guia informando a história local e da história da extinta EFSC, com explicação do funcionamento da locomotiva a vapor. Venda de guloseimas e bebidas a bordo e artesanato variado no local do embarque.

http://www.efsc.com.br/
_________________________________________________________________________

Rio Grande do Sul

Trem do Vinho – Bento Gonçalves

Imagem

Imagem

O passeio turístico de trem à vapor é uma grande atração na Serra Gaúcha. São 23 quilômetros de percurso com 2h de duração, entre os municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa. Durante o passeio, a festa é comandada pelo coral típico italiano, teatro e pelos gaúchos.
Os turistas são recepcionados, na estação de Bento Gonçalves, com um saboroso vinho. Em Garibaldi a recepção acontece ao som de música gaúcha e italiana, com degustação de suco de uva e filtrado doce. Em Carlos Barbosa, um show de música italiana marca o momento em que todos se encontram e confraternizam embalados pela música. Alguns passageiros dizem adeus, enquanto outros embarcam no passeio de retorno.
Cidade > Bento Gonçalves
Origem > Bento Gonçalves - RS
Destino > Garibaldi / Carlos Barbosa - RS
Dias e Horários > Consulte as datas e horários de saída do passeio
Distância Percorrida > 23 km
Atrativos > Atrações artísticas (show gaúcho, teatro, show de tarantella, coral italiano, show nas estações). Degustações de vinho, suco de uva e filtrado doce.

http://giordaniturismo.tempsite.ws/mfumaca/default.html
_________________________________________________________________________

:X: :X: :X: :X: :X: :X: :X: :X: :X:
Editado pela última vez por Paulo ITT em 16 Jun 2012, 22:12, em um total de 3 vezes.

Avatar do usuário
Paulo ITT
Usuário Diamante
Mensagens: 350
Registrado em: 13 Set 2011, 23:32
Localização: Rio de Janeiro

Re: Trens Turísticos Brasileiros

Mensagem por Paulo ITT » 09 Jun 2012, 23:44

Bondes (em breve)

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Trens Turísticos Brasileiros

Mensagem por DadoDJ » 10 Jun 2012, 12:59

Uhuuuuuuuuuuuuu !
Valeu, Paulo !
app okk :Y:
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Responder

Voltar para “Trens Turísticos (TT's)”