Novo trem da EFVM circula 30 anos após última renovação

Espaço para postarmos informações sobre o transporte de cargas e de passageiros operado pela empresa Vale S/A (antiga Cia.Vale do Rio Doce)
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DadoDJ
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Novo trem da EFVM circula 30 anos após última renovação

Mensagem por DadoDJ » 11 Ago 2014, 18:57

23/07/2014 - G1 ES

Trinta anos após a última renovação na linha, o novo trem de passageiros da Vale, que faz o trajeto entre o Espírito Santo e Minas Gerais, vai começar a circular no próximo dia 5 de agosto. Entre aumento no número de acentos e instalação de ar-condicionado nos vagões de classe econômica, as novidades estão presentes em todos os 56 novos carros que desembarcaram em Vitória. O G1 conferiu as alterações e seguiu viagem em um dos novos vagões, até a cidade de Fundão, na Grande Vitória.

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Novo trem de passageiros da Vale começa a circular em agosto (Foto: Victoria Varejão/ G1)

Com painel digital anunciando o destino final e cada parada do veículo, o trem realiza duas viagens diárias. Uma parte de Vitória rumo a Belo Horizonte, em Minas Gerais, e a outra faz o trajeto inverso. Para realizar o percurso completo de 664 quilômetros, o passageiro continua a pagar o mesmo valor cobrado atualmente, que é de R$ 91 para a classe executiva e de R$ 58 para a econômica. Também é possível comprar trechos menores, para 30 cidades que ficam ao longo do caminho até a capital mineira.

A classe econômica tem capacidade para 75 passageiros, distribuídos em duas poltronas de cada lado do vagão. Os novos carros ganham ar-condicionado e os assentos passam a ter uma mesa de apoio para refeições e leitura. Já os vagões de classe executiva contam com 57 lugares, sendo um assento do lado direito e dois do lado esquerdo. As poltronas foram automatizadas para realizar reclinação e ganharam apoio para os pés.

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Carro econômico conta com 75 lugares (Foto:
Divulgação/ Agência Vale)


Câmeras de segurança foram instaladas em todos os carros da nova linha, além de contar com novo dispositivo de alarme de incêndio, tomadas e sistema de isolamento acústico. “O passageiro consegue viajar mais tranquilamente, sem incômodos, já que não sofre com o barulho vindo do lado de fora. Antes era mais difícil controlar esse som. Hoje, está bem mais suave”, falou o gerente de operação ferroviária da Vale, Paulo Curto.

O tempo de viagem não foi reduzido, mesmo com a renovação de toda a linha. Em 1h10 de viagem até Fundão, a velocidade média do trem variou entre 45 km/h e 50 km/h, sendo a máxima de 65 km/h. A justificativa, de acordo com Curto, é que a ferrovia foi feita para transporte de cargas pesadas e, então, deve-se obedecer a uma velocidade máxima para evitar transtornos e acidentes.

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Carro-restaurante tem mesas e poltronas para refeições (Foto: Victoria Varejão/ G1)

Além dos vagões de classe executiva e econômica, a linha conta com um carro desenvolvido para deficientes e acompanhantes, um carro-lanchonete e outro onde se encontra o restaurante, com mesas e poltronas para os passageiros realizarem refeições. A alimentação fica por conta de cada viajante e não está inclusa no valor pago na passagem. “Temos um cardápio de refeições, que pode ser renovado com frequência, de acordo com a demanda do público”, disse o gerente de operação.

Com a chegada dos novos veículos, os carros antigos saem de linha no dia 4 de agosto e devem ser encaminhados para um projeto da empresa.

Link: http://g1.globo.com/espirito-santo/noti ... vacao.html
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Re: Novo trem da EFVM circula 30 anos após última renovação

Mensagem por tche » 12 Ago 2014, 09:05

Olá pessoal....Imaginem trens como esse fazendo percursos diversos no Estado do Rio de Janeiro, tais como Campos, Cabo Frio, Três Rios, Angra dos Reis, etc.... Nada demais, apenas faltam seriedade e comprometimento com a coisa pública, além de obviamente, muita corrupção. A linha 3 do Metrô, que nada mais é do que a modernização do trecho que existia há mais de cem anos não sai do papel e pelo andar da carruagem não sairá em curto espaço. Belo Brasil é este que vivemos, com sorte em breve não passaremos de um pálido Haiti...

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