Imagens antigas

Tópico para informações e debate sobre a empresa responsável pelo trem de acesso ao Morro do Corcovado
Responder
Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Imagens antigas

Mensagem por DadoDJ » 02 Nov 2013, 22:19

Adqüiri esta imagem na feira de antigüidades da Praça XV, no dia 02 de novembro.

Na ocasião tive a satisfação de conhecer o Adenilson, show de bola, gente finíssima !

Esta foto mostra o viaduto do Silvestre, com uma composição formada de locomotiva a vapor e um carro de passageiros.

Não sei o ano da imagem, mas com certeza é bem antiga.

Imagem

Anteriormente comprei outras imagens, em breve postarei as outras.

okk
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

HUGO CARAMURU
Usuário Diamante
Mensagens: 414
Registrado em: 20 Set 2011, 16:35

Re: Imagens antigas

Mensagem por HUGO CARAMURU » 04 Nov 2013, 11:01

Estas locomotivas do Corcovado, quando da eletrificação desta ferrovia, foram passadas à Leopoldina.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Imagens antigas

Mensagem por DadoDJ » 15 Nov 2013, 00:04

Nossa, Hugo ! Eu não sabia disso ! Que curioso !

Abaixo, mais um postal, recém adqüirido pela internet. A imagem mostra o viaduto do Sylvestre de um ângulo diferente, a impressão que se tem é que a foto foi feita de dentro do trem, na subida ou descida (a locomotiva ía atrás, empurrando na subida e contendo os vagões na descida, na época dos trens a vapor)

Imagem
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Nancy Machado
Usuário ativo
Mensagens: 2
Registrado em: 03 Ago 2012, 20:15

Re: Imagens antigas

Mensagem por Nancy Machado » 16 Nov 2013, 01:41

Olá pessoal, gostei das novidades ! Em especial a visão da CREMALHEIRA (tração dentada) no eixo dos trilhos para trechos em fortes rampas em que o peso próprio da composição não garante a aderencia/atrito, além dos riscos quando o trilho está molhado (chuva/sereno) dificultando o comntato com as rodas.... Favor corrigirem/completarem o meu entendimento. abs, parabéns pelos pique do site, entrosamento do forum e boas festas a todos
Nancy

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Imagens antigas

Mensagem por DadoDJ » 16 Nov 2013, 22:55

Sim, Nancy, é exatamente isso: a cremalheira serve para dar tração em ferrovias onde o leito é muito inclinado, com rampas fortes. Na EF Corcovado por exemplo, acho que a rampa ultrapassa 10%, ou seja, a cada 100 metros a ferrovia sobe 10 metros em altitude.

Abaixo mais uma imagem antiga, dessa vez postada no Facebook. Faz parte do acervo de Gyorgy Szendrodi, e a foto é do ano de 1971, segundo fontes.
Bondinho do Corcovado, em 1971. Acervo de Gyorgy Szendrodi. 537085_656953584335971_379273511_n.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

gabrielselvatice1
Usuário ativo
Mensagens: 2
Registrado em: 18 Nov 2015, 00:24

Re: Imagens antigas

Mensagem por gabrielselvatice1 » 01 Dez 2015, 23:12

Adorei as fotos, principalmente a do Dado. A inclinação do viaduto e a paisagem a tornaram especial.

Responder

Voltar para “EF Corcovado”