BREVE HISTORICO DA E. F. DE RIO DAS FLORES
1882[/b : início da operação – encampamento da linha: 1910 – fechamento da linha : 1965
Estações:
Valença, Engenheiro Dunham, Taboas, Machado da Cunha(?), Rio das Flores (Santa Teresa), Santa Fé, Cachoeira do Funil, Paraíso/, Manuel Duarte, Santa Rosa, Guarda Fernandes (Independência), Santa Justa, Três Ilhas, São Fidelis, Engenheiro Carvalhaes, Santa Mafalda, Afonso Arinos.
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Possível Traçado
Original
Entre 1882 e 1910.
Taboas, Machado da Cunha(?), Rio das Flores (Santa Teresa), Cachoeira do Funil, Manuel Duarte, Santa Rosa, Santa Justa, Três Ilhas, Santa Mafalda.
Verde médio EF União Valenciana e EF Rio das Flores.
Verde Escuro E F Melhoramentos (Auxiliar).
Azul Escuro: E F D. Pedro II
Ampliado pela RVF (Rede de Viação Fluminense)
A partir de 1910, Ramal de Afonso Arinos.
Sentido Valença:
Engenheiro Dunham.
Sentido Afonso Arinos
Santa Fé, Paraíso, Guarda Fernandes (Independência, São Fidelis, Engenheiro Carvalhaes, Afonso Arinos.
Amarelo: Ramal de Jacutinga e Afonso Arinos.
Verde: E F Melhoramentos / RVF / Linha Auxiliar
Azul Escuro: EF Central do Brasil
Laranja: V. F. Sapucaí / Rede Sul Mineira / RMV – Linha da Barra, trecho fluminense.
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HISTÓRICOS
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http://www.estacoesferroviarias.com.br/ ... flores.htm
A E. F. Rio das Flores foi aberta em 1882 ligando a estação de Commercio (Sebastião de Lacerda), na linha do Centro da E. F. Dom Pedro II (Central do Brasil), com a região de Santa Teresa (Rio das Flores), então um distrito de Valença. A linha terminava em Três Ilhas, donde a partir daí, uma outra linha com tração animal levava à estação de Paraibuna, na linha do Centro da EFCB. Em 1910, a ferrovia foi encampada pela EFCB que, juntamente com a Linha Auxiliar e o ramal de Jacutinga, constituíram a Rede Viação Fluminense. Em 1922, a saída do agora chamado ramal de Afonso Arinos passou a ser Valença e não mais Commercio; o trecho entre esta última e Taboas, de onde se fez a ligação com Valença, foi transformado em estrada de rodagem. A tração a vapor foi prolongada até Afonso Arinos, na linha do Centro da EFCB, abandonando-se a tração animal que existia. Em 1965, o ramal (Valença-Afonso Arinos) foi desativado e seus trilhos retirados.
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http://www.institutocidadeviva.org.br/i ... ntigos.pdf
Página 25
A União Valenciana e a Rio das Flores, depois de adquiridas, em 1910, pela União, foram conectadas, através da localidade de Taboas, fazendo ligação com a linha Centro, da Central do Brasil na altura de Afonso Arinos. O trecho Comércio a Taboas foi desativado anos depois e o ramal Valença a Rio Preto foi prolongado até Santa Rita de Jacutinga, em Minas Gerais, conectando-se com a Estrada de Ferro Oeste de Minas em 1918.
Em setembro de 1889, a Estrada de Ferro Santa Isabel do Rio Preto foi adquirida pela Companhia Estrada de Ferro Santana, antiga Pirahyense. Meses depois, as duas foram compradas pela Companhia Viação Férrea Sapucahy. Em 1893, foi feita a ligação da antiga Santa Isabel com a antiga Santana, estabelecendo-se assim a conexão entre Piraí e Bom Jardim de Minas, via Santa Rita de Jacutinga, na Estrada de Ferro Oeste de Minas. Tempos depois a Sapucaí foi adquirida pela Rede Mineira de Viação, constituindo, nos anos de 1950, a ferrovia mais extensa do Brasil....................
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Custo da empreitada
Rio das Flores 36,100 1.414:000$000 39:168$975 36,000
http://vfco.brazilia.jor.br/Planos-Ferr ... 1889.shtml
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Projeto, antes da ligação da RFV, envolvendo a E F Valenciana e a E F Rio da Flores, e sua ampliação.
”Planta demonstrando a viação-ferrea das Companhias Rio das flôres, União-Valenciana e Quilombo com seus projectos e ligações (1890) cart173953.jpg”
Parte do original em azul digitalizado em cores invertidas,
Original em:
http://4sharedtrend.com/f/1397820/plant ... 73953.html
Modelo no GE das linhas projetadas para Quilombo e Madre de Deus
Azul Escuro: EF Central do Brasil
Azul Médio: ramal de Lima Duarte construído em 1914 e fechado em 1974.
Azul Claro: prolongamento do ramal de Lima Duarte até Bom Jardim de Minas nunca concluído, embora com muitas frentes executadas.
Laranja Escuro: Linha tronco da RMV.
Laranja Claro: V. F. Sapucaí / Rede Sul Mineira / RMV – Linha da Barra.
Vermelho Ecuro: E F Leopoldina, linha de Caratinga.
Vermelho Claro: E F Leopoldina ramal de Juiz de Fora e Linha de Carangola.
Marrom: E F Mauá/ Grão Pará
Amarelo: E F Rio D’Ouro, ramal de Tinguá
Verde Claro: E F Valenciana e Rio das Flores
Verde: E F Melhoramentos / RVF / Linha Auxiliar
Verde Limão: projeto de ligação entre Tinguá na E F Rio D’Ouro até a estação de Comércio (Sebastião Lacerda), ao chegar em Taboas a esquerda para Valença e a direita seguindo para Minas pela E F Rio das Flores chegando a Lima Duarte onde uma linha vai para Quilombo, atual Bias Fortes e outro para Madre de Deus.
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Almanaque Administrativo, Mercantil e Industrial do Rio de Janeiro. 1891 a 1940
Na linha 2016 encontramos a referência à E F Quilombo
Quilombo, atual Bias Fortes – Minas Gerais
Nas investigações feitas não foi possível determinar com rigor a data certa em que se estabeleceu nessas paragens a primitiva comunidade que deu origem ao povoado. O certo é que em 1826, a povoação dita Quilombo já gozava da categoria de distrito. Segundo tradições locais, o município de Bias Fortes primitivamente foi esconderijo de negros fugitivos do cativeiro, que vieram se aglomerar no entrocamento de dois rios (Quilombo e Vermelho)....................
http://biblioteca.ibge.gov.br/visualiza ... fortes.pdf" onclick="window.open(this.href);return false;
http://www.citybrazil.com.br/mg/biasfor ... -da-cidade" onclick="window.open(this.href);return false;
http://www.estacoesferroviarias.com.br/ ... carlos.htm
http://memoria.bn.br/DocReader/hotpage/ ... /docreader
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Atrações em Rio das Flores:
http://www.riofilmcommission.rj.gov.br/ ... das-flores
http://www.brasilchannel.com.br/municip ... po=turismo
http://www.riodasfloresturismo.com/#
http://www.rdvetc.com/2012/a-vila-de-sa ... luminense/
http://www.ferias.tur.br/informacoes/70 ... es-rj.html" onclick="window.open(this.href);return false;
Fazenda Guarita (com ferrovia particular)
http://www.flickr.com/photos/diadefoto/ ... 3396289363
http://www.flickr.com/photos/diadefoto/ ... 63/detail/
http://www.flickr.com/photos/diadefoto/page28/
http://www.flickr.com/photos/diadefoto/page27/
Fazenda Paraíso
http://www.valedoparaiba.com/patrimonio ... raiso.aspx
Fazenda Santa Genoveva
http://www.institutocidadeviva.org.br/i ... noveva.pdf
Cultura em RF
http://mapadecultura.rj.gov.br/municipi ... es/page/2/
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Curiosidades sobre Rio das Flores:
Batizado de Alberto Santos Dumont
http://www.cabangu.com.br/pai_da_aviaca ... a/pg07.htm
http://www.portalsaofrancisco.com.br/al ... ont-10.php
Breve Histórico da E F de Rio das Flores
Inaugurada em 1882, foi encampada em 1910 ela EF Central do Brasil. Foi encampada em 1910 pela EF Central do Brasil e passou a ser denominada "Ramal de Afonso Arinos", com as modificações e prolongamento feitas no trecho.
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